sábado, 25 de agosto de 2012

«Grande escorridela de touros» - Queima das Fitas de 1963

Hoje comprei esta preciosidade na feira das velharias.
Partilho este cartaz convosco e especialmente com o Casalitolindo, que esteve esta semana algures "p'ro terreno da praça forte do Coliseu Figueiral".
"A Comissão da Garraiada apresenta em cornoscope..."


Entretanto, esclareceu-me o Rui Felício:
"Que pena ser da garraiada de 1963. Porque em 1964 eu entrei como matador e fiz uma faena de pouco mais de 3 minutos que ficou célebre. Primeira investida, primeira cornada, e aí fui eu de charola para a enfermaria.
Nunca percebi nada de touros, sou até anti touradas. Mas naquele ano ofereci-me em troca de um livre transito para todos os eventos da Queima das Fitas ( afinal era o termo do meu ano de caloiro).
No cartaz de 1964, de que deve andar um exemplar na minha casa do Bairro, em Coimbra, eu constava com os seguintes dizeres:
«Chegado especialmente de Sevilha, o matador Phelicius, cognominado pelo mundo tauromáquico como El Fininho»
Tenho que tentar encontrá-lo quando for a Coimbra. (...) Da proxima vez tentarei procurar o cartaz, que sei que levei para casa. Mas já lá vão tantos anos...
Na Casa Hilda estiveram algumas fotos minhas."

20 comentários:

  1. Poderia ser um cartaz dos dias de hoje:
    "AVISO - não vale nem fazer passes às chocas nem tomar perante elas atitudes submersivas (a propósito, onde está o submarino?)"

    ResponderEliminar
  2. Que pena ser da garraiada de 1963. Porque em 1964 eu entrei como matador e fiz uma faena de pouco mais de 3 minutos que ficou célebre. Primeira investida, primeira cornada, e aí fui eu de charola para a enfermaria.
    Nunca percebi nada de touros, sou até anti touradas. Mas naquele ano ofereci-me em troca de um livre transito para todos os eventos da Queima das Fitas ( afinal era o termo do meu ano de caloiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena ter eu falhado por um ano! Mas era o que havia...

      Eliminar
  3. Já repararam que os preços oscilavam entre 5 cêntimos e 1 euro?
    Afinal a vida naquele tempo era uma maravilha...
    A malta queixava-se sem razão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me que o meu Pai dizia por alturas do 25 de Abril de 74: "Inflação?! Não noto. Meto sempre 1.000$00 de gasolina!"

      Eliminar
    2. Sãozita, o teu pai devia dizer 100$00!... Com mil escudos só se ele andava de camião...

      Eliminar
    3. Então por isso é que o depósito transbordava sempre!

      Eliminar
  4. Olha se me entrasses na feira das velharias...lá ia eu para a tua colecção!!!!
    Livra!!!!!!
    Mas que é uma velharia curiosa, lá isso é!
    Então o texto é um mimo!!!
    Repara que ainda há muito pouco tempo, passou na TVI um programa: aquela cara não me é estranha!!!!
    E o nº 2 da "Verdade é só uma", está um mimo!!!

    ResponderEliminar
  5. O Matador de Touros Rui Felicio, com o nome artístico na arte de tourear de "El Fininho", sempre teve um defeito, quiça, uma virtude, que, pela sua modéstia, sempre omitiu. É que foi a única estrela da mundo taurino que, depois de uma fantástica faiena, cortou a um único touro, 2 rabos e cinco orelhas.Nunca ninguém conseguiu tal feito. Nem o "El Cordobés" !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quito, eu já achava este cartaz uma pérola, mas estas (re)memórias do Rui Felício ainda me fazem achar mais valiosa esta aquisição. As coisas que Coimbra tem escondidas...

      Eliminar
    2. E saí em ombros, pela porta da enfermaria---

      Eliminar
    3. Isso sim, é uma saída em ombros!

      Eliminar

  6. Há coincidências do catrino (como diria o Quito).
    Esta foi a garraiada, a única garraiada, a que assisti. Sei-o pelo ano, o único ano, em que andei armado em estudante de Coimbra...
    Claro que não conhecia o cartaz. Uma pequena maravilha!
    Afinal, na Feira das Velharias há velharias que são autênticas novidades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena! É mesmo uma enorme coincidência. Eu só assisti à garraiada de 1983... e, se bem me recordo, nunca houve cartazes com o nível deste.
      Na faculdade, fiz alguns "cartazes" que afixava por lá, dentro deste espírito. Talvez um dia digitalize algum para vo-lo mostrar...

      Eliminar
  7. De facto Paulo, o cartaz é precioso. Sendo eu um Coimbrão, nunca vi uma garraiada. Pecado meu ...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é pecado é qualidade!... Desde que El Matador Phelicius deixou de tourear, que as touradas perderam todo o interesse e deixaram de ter aficcionados!!!...

      Eliminar
    2. Santos da casa, Quito. Santos da casa...

      Eliminar
  8. A Sãozita sempre atenciosa!
    Agradeço a dedicatória e, apesar de estar mesmo perto do Coliseu, limitei-me a ver na TV. O tempo chuvoso era convidativo a outras alternativas mais agradáveis!

    ResponderEliminar