quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A CONSPIRAÇÃO ...



Todos contra o humilde campesino ... 
Fosse eu o Jorge Jesus de águia ao peito, que logo vos diria perante as câmaras da televisão: “ acardito que está aqui montada contra mim uma cavala para destruir a minha reputação”. Uma cabala dirão vocês. Não, uma cavala, porque o que me apetece mesmo é fazer aqui uma peixeirada !!!
Esta é uma história muito violada. A rapaziada entendeu – e bem- fazer mais um chinfrim de protesto, contra a prepotência de quem retirou aos seus utentes o comboio da Lousã, a pretexto de um badalado Metro – Mondego. Acabou-se o dinheiro e agora, nem metro nem comboio e quem se lixou são sempre os mesmos.

Ficou assim aprazado o protesto e a rapaziada lá se passeou pela defunta linha. O campesino, vindo de Salgueiro do Campo, aguardou-os no Parque Verde, bebendo uma bica e dando pacientemente pão aos patos que grasnavam pelo bocado apetecido.
Depois, chegou a procissão, com o Senhor Conde de Caria à frente de boné branco na cabeça e viola a tiracolo que, mal me viu, fez um sorriso de orelha a orelha e disse-me babado de vaidade: “ó campesino, já estou há mais de uma hora a violar em cima dos carris”.
Da mesma performance se gabaram o Antonino e o Carlos Carvalho com as botas todas esmurradas de tanto tropeçar no cascalho . O João Cortesão, mais comedido, não fez comentários, porque é um tipo decente.
Depois seguiu-se o almoço, com a carrinha da comida a chegar e uma multidão a abrir a porta traseira sem pedir autorização para tirar o farnel, tendo a cozinheira fugido espavorida a 2OO à hora pela Avenida Urbano Duarte.

O repasto foi uma vergonha. Não havia ali um único que tivesse lido o “Manual de “Etiqueta”. O Viana, em tom provocatório, ia acariciando a barriga a dizer: “este bacalhau com natas vai saber-me a pato”.
O João Cortesão, talvez por ser o mais bonito de todos, era muito requisitado pelo elemento feminino, pedindo-lhe que tirasse fotografias …” Ó João, tira-me aqui uma fotografia com o bolo da Celeste Maria … ó João tira-me aqui uma fotografia com os meus moinhos de vento … ó João tira-me aqui uma fotografia a apanhar a Torre da Universidade …”.

Entretanto, chegou um contestatário com a família, que trazia dentro de uma marmita um frango para consumo pessoal. O que aconteceu a seguir não tem explicação. O grupo atirou-se ao galinácio sem cerimónia, ao ponto de se gerar uma “formação espontânea” por cima da marmita. Aquilo já nem parecia um “pic-nic” ! Parecia um jogo de rugby !!!
E foi a partir de aqui, que as coisas começaram a azedar para o meu lado. No fim, de barriga forrada, fui ajudando a meter no lixo os destroços da batalha, cheio de boa vontade.

Recorda-me de ter deitado fora uma dúzia de pratos sujos e duas asas de galinha, onde, numa delas, até estava cravada uma dentadura rachada, tal era a gula !!!  
Acusam-me agora – Rafael, Carlos Carvalho, Celeste Maria, Olinda e outros que mais – de eu ter atirado para o lixo, um serviço de jantar da Vista Alegre, pintado à mão. Não contentes, alguém meteu na bagageira do meu Ferrari, a estante das partituras do Castelão, que me acusa de a andar a passear por Portugal inteiro. Por acaso tem razão !!! Já fez mais de 7OO quilómetros !!! O objetivo é óbvio. Incriminar o campesino. Olha que um cabrito assado com grelos do “Manuel Júlio” não se lembraram de lá meter não !!!

O Dom Rafael, teve até a lata de dizer, que andou a meter a cabeça em todos os caixotes do lixo do Parque Manuel Braga, para recuperar a baixela, investido no estatuto de “sem – abrigo”.

Em resumo: andam a tramar uma conspiração contra mim. E da próxima vez que me convidarem para aderir a um movimento cívico, eu faço-vos as “armas de S. Francisco”. Manifestações e almoçaradas, agora, só com a malta do “Jornal do Fundão”…
Quito Pereira        
Conspiração?
Imagens da fuga da "baixela de porcelana Vista Alegre e arroz de pato", captada por câmara  oculta!

50 comentários:

  1. Habilidoso seu Quito de "ladrão"a querer passar a "intelectualão"!!!
    A tua escrita está bem argumentada mas a fotografia apanhou-te em flagrante delito...qualquer juíz te condenaria se o teu advogado de defesa não fosse o teu amigo Felício,claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não parece um blog,parece um tribunal da Revolução Francesa ...

      Eliminar
  2. É bem feito, para não te meteres com gentalha dessa!.. Não é nada que eu, quando inocentemente convivia com eles, já não tenha passado! A mim até me acusaram de ter gamado um leitão inteiro!... Vais aprendendo que não deves conviver com eles. Tens que te dar mais com pessoas da tua classe social!... Mas, se como a Olinda diz, tens o Rui Felício como advogado, aconselho-te a pedir sempre primeiro um orçamento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alfredo, por te pores do meu lado da barricada. É um bando de gaviões a querer depenar um pardal !!!

      Eliminar

    2. Nem pardal nem periquito. É um autêntico pardalão que escreve no Jornal do Fundão.
      E ele é bem claro quando diz que " Manifestações e almoçaradas, agora, só com a malta do “Jornal do Fundão”…
      Esta espécie de blog que se lixe!
      É assim mesmo, Quito! Cada macaco no seu galho...

      .

      Eliminar
  3. É falso, senhor doutor juiz!
    A minha boina não era branca, era bege!

    Boas alegações, ó Mestre escriba. Posso reproduzir isto no blog da Tuna Meliches?

    ResponderEliminar
  4. Já li, reli,! Mas agora vou ao Samambaia tomar a bica!
    Isto tem muito que se lhe diga...Volto já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óh Castelão já estou aqui no Choupalinho com ele em riste - o sabre - para cruzarmos armas. Neste duelo, escolho para padrinho o Alfredo Moreirinhas, que já tomou das minhas dores, pois também já foi acusado de ter roubado um porco ...

      Eliminar

    2. Meu amado Castelão.
      Aqui está a prova provada do que é a ingratidão humana. O único escriba que recebia a tempo e horas ( e sem passar recibos ) as ajudas de cus(p)to, desafia-te para um duelo. E leva como padrinho o Senhor de Moreirinhas, outro que tal!
      Faz o que a Sãozita diz: dá-lhe, pá! Em força, que bem merece!

      Eliminar
    3. Caro Amigo Quito: Aceito o convite para ser teu Padrinho! Só para ver esta gentinha derrotada, eu aceito tudo!... Podias ter escolhido pistola a vinte passos, mas como já escolheste o sabre, pois que seja, mas a vinte passos!... É mais seguro... Vais pôr os gajos a comer relvas e depois disso não haverá portas que não se abram para ti!...

      Eliminar
    4. ...com ele em riste?Não dá para ter receio...esse sabre sabe que não deve ser ferro fundido, mas de aço macio, mole que dobra na primeira investida!
      Já não há sabres como antigamente...só imitações!

      Eliminar
  5. egressei da minha hora samambaiana-"mas o que é que a baiana tem?", depois da bica a três:eu, Celeste Maria e o engenheiro hidráulico Tonito!
    Entro então no aprofundamento desta narração tipo "fuga prá frente" que Deus feito Quito resolveu, em dia de resignação papal,tentar redimir-se do enxovalho por que fêz passar este mísero ADM e tocador de lavacolhos em dia de constestação pela TUNA LINHA, em desobriga do defunto Metro Mondeguinho!
    Sim enxovalho, digo bem! De cabeça enfiado e de cu pró ar, metido no contentor, quase vazio...à procura do saco do internacional Corte Inglês(na imagem da câmara oculta)-na mão de tão ilustre colaborador do JF!
    Espero bem que esta postagem não seja vista pelo Exmo director do JF, pois pode dar lugar a despedimento por justa causa!
    Mas tudo foi recuperado e o arroz de pato ainda combalido da vergonha porque passou, permanece no congelador do frigorífico a recuperar...
    Quanto à estante das pausas de música, umas férias em Salgueiro do Campo fazem-lhe bem!
    Até já...se necessário!

    ResponderEliminar

  6. Qual conspiração qual cara...puça!
    Veja-se o ar comprometido com que Dom Quito Pereira surripia a "baixela de porcelana Vista Alegre e arroz de pato".
    Esta imagem vale mais do que mil palavras, não há advogado que o salve!
    Se a justiça o não condenar, condena-o a voz do povo humilde...

    Nota: Quito, achei este teu texto uma maravilha de humor e de amor pelos amigos.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagens de câmara oculta são prova mais que evidente!
      Não há escritório de advogados que aceite tal defesa!

      Eliminar
    2. Aliás na câmara oculta já foi identificada uma testemunha ocular, cujo nome e morada nos foi fornedida pelos nossos serviços secretos!

      Eliminar
  7. Anda por aqui um bacano a tremer de frio de terra em terra, pois já ameaça nevar desde manhã, para depois levar uma roda de gatuno, por causa de uma loiça das Caldas, digo, da Vista Alegre, que supostamente o réu teria metido no lixo por engano.

    Estou muito desiludido, pois verifico que apenas o Alfredo veio em meu socorro, pese o facto de em casa dele me ter banqueteado sozinho com uma monumental travessa de frango de caril que ia deixando o casal falido.

    Agradeço ao Tonito não se ter metido no assunto, ou não seja ele um engenheiro hidraúlico.

    Um tal Moura de Caria, instiga o Castelão a dar-me forte feio e até o Viana a quem eu sempre defendi de peito feito, me acusa de ter palmado a baixela por causa de uma fotografia de um saco que não prova nada. O que lá levava dentro era o "Expresso"para ler ao serão.

    São muitas as mensagens de repúdio que tenho recebido, a indignação é geral e até o Relvas me telefonou a dizer " "Óh pá, com um texto destes, já te podes sentar na Sala dos Capelos a fazer o Doutoramento" . Eu só não vou à cerimónia porque sou muito modesto ...

    Já agora, venho informar que placa dentária encontrada cravada na asa de um infeliz frango, foi para análise laboratorial e tudo indica ser pertença de um cidadão de Penela ...

    Dou por encerrada a minha defesa. Agora já só falo na presença do meu advogado ...

    ResponderEliminar
  8. O Quito tem esta lata que lhe reconhecemos, de escrever bem mas, desta vez, por linhas tortas!
    O Quito levou o meu saco para o lixo. Ponto.
    A Lena observa de longe e omite o ato, sendo cúmplice por omissão...
    Qual cabala?! Foi um facto.
    Aguardemos pelo julgamento. Terá as suas atenuantes. Deu boleia até casa, ajudou o homem dos moinhos de vento, guardou e passeou a estante. Tem por testemunha o Alfredo, mas este já tem antecedentes que não serão abonatórios ( assisti ao furto do leitão, embora o tivesse devolvido por insistência dos visados).
    Daqui a uns longos anos será feita justiça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celestinha, assim é que se escreve! Estes senhores são daqueles que, mesmo com os factos bem desenhados e com o boneco muito explicito, dizem... Sou um infeliz mas mesmo perante os fatos durmo com a consciência tranquila! Pfffffff!
      Quanto à testemunha ocular e ocultante da verdade eu sempre te disse que não era lá grande amiga. Cheirou-lhe a Vista Alegre e a arros de pato e tunga! Toca a encobrir o roubo. Reparaste bem na cara de gozo que ela tinha?
      Mas ainda bem que há pessoas com coragem e metem a cabeça e, neste caso o nariz porque os caixotes não sãp flores que se cheirem, vão salvar os bens da mui amada esposa. Tens sorte minha amiga, tens sorte.
      Quanto ao escritor, esse é um espanto e sempre nos delicia com os seus textos.
      Beijo para todos

      Eliminar
    2. A mim, o que me vale é que a Celestita arranjou umas atenuantes. Tenho que ser cordial, senão não como mais bolo dos que ela faz com a sua reconhecida ARTE.

      Eliminar
    3. Só cá faltava a nossa Lekas para meter outra vez tudo ao barulho !!! Quanto ao escritor ...mestre escriba ...

      Eliminar
  9. Que a neve caia aí ,em terras beiroas e fiques congelado durante 7 dias...
    Mereces!
    Não são actos próprios de um homem que escreve bem e pode estragar a sua carreira de escritor!!!E pior perder estes amigos de "pato"...de peito!
    A São que te fotografe congelado e depois descongelado...
    Cá te esperamos amigo,sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lindinha! O congelar durante sete dias não vai valer de nada, pois agora há uma linha que divide o hoje do há sete dias. Então com estas nova tecnonologias o descongelamento será rápido. Também não vai perder o bom nome de escritor pois na cadeia se escrevem livros muito vendidos. Temos que nos encontrar para pensarmos em algo mais severo.
      Até lá ficará o terror de ter que enfrentar a maldade e a imaginação de duas mulheres e, possivelmente de algumas mais.
      Esperemos pelo resultado do duelo!

      Eliminar
    2. Olinda, para congelada já basta a reforma ...ficou tão congelada que este mês ...mingou !!!

      Eliminar
    3. Também a minha!!!
      Mas mesmo assim não desviei nenhum serviço de Limoges...

      Eliminar
  10. Eu acho que isto só lá vai com uma barrela! Com urtigas!

    ResponderEliminar
  11. Tem calma, Quito. O teres um saco na mão não prova que está lá dentro o tal aparelho Vista Alegre, pode ser loiça de Barcelos. O Felicio com a sua competência. depressa prova o que eu, em tua defesa, afirmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, pois...Ainda vamos ouvi-lo a dizer que era o saco com pão fresco(comprado de propósito) para os patos!!!

      Já havia o Milagre das Rosas. Agora só faltava o do Pão (transformação da Vista Alegre em côdeas para patos)...

      Eliminar
    2. A Ló nem esteve no local e vem em defesa do infrator!
      A loiça, seja da Vista Alegre, de Barcelos ou das Caldas, era de faiança e com valor estimativo.
      Até a escultora Joana Vasconcelos trabalha com esta matéria prima...

      Eliminar
    3. Era louça das Caldas. Até tinha um cordel dependurado!

      Eliminar
    4. Obrigado, Ló. Tu e o Fred, "soides" uns amores ...

      Eliminar
    5. A Joana Vasconcelos, ata um laço cor de rosa num pífaro da Feira do Espírito Santo e ganha um milhão de euros. Se fosse eu que fizesse aquela obra de arte, levava um chuto no fundo das calças ...

      Eliminar
    6. Eu vi logo que o pardalão do Carlos Carvalho das botas esmurradas, também vinha aqui zurzir no indefeso aldeão. Já não há vergonha !!!!

      Eliminar
  12. Não sei como o engenheiro hidráulico ainda aqui não voltou com a sua sábia sapiência setenciar: ESTÁ AQUI MONTADA UMA GRANDE CALDEIRADA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tonito é de outra estirpe. Não passa cartucho a "ventres ao sol " ...

      Eliminar
    2. Mais um chuto na gramática ...cartuxo é com "X" ...

      Eliminar
    3. Cartucho ou cartuxo? Verifique a sua resposta, confirmando-a com as definições:

      - Cartucho – “Embrulho”, “invólucro de carga para arma de fogo”, “tipo de invólucro que contém tinta para canetas ou impressoras”, “saca de papel para transportar diversos tipos de mercadorias”.
      - Cartuxo – “frade da ordem da Cartuxa”, “pertencente à Cartuxa”.

      Assim:
      - Comprei um cartucho de castanhas.
      - Visitei um mosteiro cartuxo.

      Eliminar
    4. Obrigado pela explicação, Rafael. Pelo que leio, afinal tinha marcado golo e julgava que tinha atirado ao poste ...

      Eliminar
  13. Lekas vamos congeminar castigo maior...tens toda a razão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vocês me fazem ouvir à força durante meia hora, o Gasparinho da voz sonolenta, eu confesso tudo !!!!!

      Eliminar
  14. RIR,RIR....é um bem que nos faz ser "velho" activos!!!
    O texto do puto do Choupalinho está um mimo.

    ResponderEliminar