terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

SABORES DE CABO VERDE ...

Na linda cidade do Mindelo, a homenagem aos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral. País - Irmão. Pátria - Amiga ...
Quito Pereira 

7 comentários:

  1. Quando recordo Cabo Verde, lembro Cesária. E ali estive, no Cemitério de Mindelo, com a sua campa a meus pés, apinhada de uma montanha de flores.
    Alguns, recordarão Cabo Verde pela excelência das suas praias. Eu, relembro o calor das suas gentes. Foi tudo mágico. Desde a chegada ao aeroporto da Cidade da Praia, com honras de abertura no telejornal da noite, até às inúmeras recepções e atenções de que fomos alvo. Um dia, sujos, cansados e abatidos, porque vinhamos do Tarrafal,tivemos a grata surpresa do convite para nos deslocarmos ao Palácio Presidencial, onde o Presidente da República, nos queria receber. Lá fomos e quão surpreendente foi a forma como fomos acarinhados. Individualmente, Sua Excelência, cumprimentou-nos um a um e depois falou-se de Coimbra, das Repúblicas, numa atmosfera nada protocolar, que muito tem a ver com a forma como o africano vê a vida.
    Voando noite escura, entre ilhas, no pequeno avião que dançava ao sabor do vento, eu olhava a luz vermelha na ponta da asa do bi- motor a hélice, tentando reter em golfadas de emoção, tudo o que aquele povo nos estava a proporcionar. O Grupo Coral da Praia, mobilizou-se na retribuição pela forma como foram recebidos em Coimbra. Amor com amor se paga.
    Sim, foi com amor, até que as barreiras do aeroporto nos separou fisicamente. E dentro do avíão com as cores de Portugal, já perpassava a palavra sôdade, num frémito de emoção. Houve lágrimas, na hora do adeus.
    Era a pátria de Cesária, a despedir-se de nós ...

    ResponderEliminar
  2. Também já estive em Cabo Verde e gostei! Gostei, principalmente daquela gente que diziam não ter nada a ver com os africanos e que não se consideravam como tais!... O africano não gosta de trabalhar e nós somos trabalhadores, diziam!
    Chamavam-nos primos e fomos muito acarinhados em todo o lado. Também visitámos o Tarrafal. Lugar medonho! É sempre bom lembrar Cabo Verde e o seu povo. A música, considero-a a melhor música popular do mundo!

    ResponderEliminar
  3. Também já lá estive e gostava de lá voltar!Mindelo é linda e a cidade que mais se identifica com Portugal!
    Assistimos a espectáulos maravilhosos!Na cidade da Praia o Mercado é um espanto!
    Sôdade!

    ResponderEliminar
  4. São daquelas situações que vamos sempre adiando,mas depois dos vossos relatos e de outros amigos a "minhota" não vai dizer que não, a um próximo destino,Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Cabo Verde é um país lindo e acolhedor!
    Visitei três ilhas e tenho uma fotografia tirada neste mesmo local.
    A simpatia das pessoas e a música, presentes em todos os momentos.

    ResponderEliminar
  6. Aqui está um local que eu não gostaria de perder a oportunidade de visitar.

    ResponderEliminar
  7. E ja repararam que ate na praça principal está uma estátua com uma ÁGUIA?:::
    gente de bom gosto..

    ResponderEliminar