quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A SANTA QUE É UMA SANTA ...




Santa Bebiana - Talvez a Santa de Portugal com mais crentes ...

Recomendo-vos algum decoro. Lá porque a Santa Bebiana bebe uns brancos e uns tintos, não é razão para que, assiduamente, os respeitáveis chefes de família, cheguem a casa todas as santas noites, a cheirar a vinho da pipa. Muito menos de invocarem o nome da Santa Bebiana, como desculpa para tropeçarem nos degraus das escadas da cozinha, quando, pelas três da matina, tentam entrar em casa à socapa com os sapatos na mão e um ramo de loureiro preso numa orelha.

Elas - as mulheres - as vítimas, já alertadas para as noites de ramboia dos exemplares maridos, esperam - nos de mão na anca e rolo da massa em riste, com quem se prepara para a batalha que se adivinha. E dizem, meio  agressivas, meio chorosas, num doloroso lamento:

- Pois, estou eu na fábrica a coser bainhas em calças todo o santo dia, esfalfada, para tu, meu vadio, entrares em casa a esta hora e ainda por cima nesse estado lastimoso a cheirar a morangueiro …

E ele, apanhado com a boca na botija, esfrega o nariz vermelho como um pimentão e diz-lhe num ato de contrição:

- Ó filha, lembrei-me da Santa Bebiana, deu – me a devoção e como sou católico de convicção, honrei a Santa com uns brancos, umas aguardentes e uns tintos, mais a sociedade de amigos que ia comigo. Sabes, com a religião não se brinca …

Pois. Com a religião não se brinca e respeita-se a de cada um. Mas a festa profana de Santa Bebiana – padroeira dos amantes do vinho - está a chegar. É já neste fim de semana.

Lá, em Caria, em épocas recuadas, a Guarda Republicana, a bem da ordem e da moral, tentou impedir que a Santa fosse venerada. Azar o deles. Os fiéis da Santa e do copo, armaram tamanha zaragata que o cortejo lá seguiu, com a Santa em equilíbrio para não cair do andor, pelos passos ziguezagueantes dos devotos que a levavam, todos eles já um pouco turvos com os vapores da Fé.

Resta dizer, que a festa é em Caria e serão quatro dias de cor, alegria e muita animação.

Um dia, já lá vão muitos anos, na tasca “Funchal”, junto ao Zé Neto, na Baixinha de Coimbra, entre iscas, tintos e carapaus de escabeche, alguém comentando as desventuras da nação, disse-me esta máxima:

- Nenhum cidadão de boa cepa, atura este país no seu estado normal. Isto já só se aguenta bêbado …

É talvez por isso, que a Santa Bebiana seja das mais veneradas de Portugal …
Quito Pereira            


10 comentários:

  1. Como nós, malta de Caria, gritamos nesta época, " VIVÁ SAAAAAANTAAAAAAAAAAA!"

    ResponderEliminar
  2. Era quase "obrigatório", Paulo, apareceres aqui.A tradição de Santa Bebiana, terá este ano quatro dias. Informação do Jornal do Fundão ...

    ResponderEliminar
  3. Claro que é uma festa profana...
    Não sei se o andor é obrigatório ser conduzido paor quem já tenha bebido uns copos de modo a dar à caminhada do andor com a Santa, fazer os zig.zagues próprios de que a própria Santa também já vai cambaleando!!!
    É uma festa muito concorrida e muito bem comida e claro muito bem bebida.

    Já lá fomos em 2011 - um grupinho de estalo! Eu a Celeste Maria, o Carlos Carvalho a Fernanda e claro Os da Mouradia!!
    Viagem com peripécias de alto garabito!!!!Até inventámos um problema mecânico na roulote de Margarida...Mas correu bem com um bom lanche!
    A Margarida até estacionou a caravana junto do cemitéio e por aí dormiu na paz dos mortos!
    Mas mortos à parte eu a Celeste o Carlos e a Fernanda ficámos devidamente instalados nu turismo rural!!!!
    Depois duranto o dia e noite assistimos á festa, procissão e boa jantarada!.
    mas podes ver Bebiana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes, nestas terras, há episódios engraçados. Esta já a ouvi muitas vezes e ainda ontem alguém se referiu ao Visconde de Tinalhas:

      Consta que o Visconde, no terreiro onde se realizam as festas da Rainha Santa Isabel, mandou fazer um campo de futebol rudimentar, mas onde não faltavam as indispensáveis balizas.

      Ele - o Visconde - pouco ou nada percebia de futebol e, no dia da inauguração, ao ver 22 matulões a correr atrás de uma bola, o seu coração bondoso falou mais alto e mandou comprar mais 21 bolas, para que não andassem todos a correr atrás da mesma ...

      Eliminar
  4. Mas, em Coimbra, a santa mais venerada é a Santa da Ladeira.
    Também há quem aproveite para fazer umas orações à Bebiana.

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso de assistir à festa da Santa Bebiana, pela surpresa, pelo divertimento e pela participação alegre dos assistentes.
    Foi um fim de semana em cheio!
    A estadia num Turismo rural impecável a nível de instalações e de tratamento!
    A família " Moura" recebe sempre muito bem!

    ResponderEliminar
  6. Uma jornada muito bonita (fora o susto do vosso "furo" na área de serviço de Celorico da Beira) em que tu, Celestita, brilhaste como o Sol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi tudo "brilhantina!!!!
      Tudo bem demonstrado na reportagem feita da altura e que agora o Paulo aqui repete!
      GANDA FESTA!

      Eliminar