terça-feira, 25 de novembro de 2014

PIERINO ...





Pierino em ensaio ...
(foto net)

Em 16 de Setembro de 1937, a bela cidade de Roma foi berço de uma criança a quem deram o suave nome de Pierino Gamba. Pierino, desde muito cedo, mostrou uma especial apetência para a música. 

Romeo Arduini, à época diretor da ópera da capital italiana, ficou fascinado com aquele prodígio musical. Pierino, com apenas nove anos de idade, tinha assimilado as sonatas de Beethovan, que decorou em poucos dias.

Arduini, deu-lhe então a oportunidade de dirigir a mais importante orquestra de Itália, com cento e cinquenta elementos. Pierino, regia de cor, sem fazer uso de pauta.

A 17 de Dezembro de 1948, acompanhado dos pais, chegou a Lisboa no “Lusitânia – Expresso”. No Coliseu dos Recreios , repleto de uma multidão incrédula, executou a Sinfonia Incompleta de Shubert, à frente da Orquestra Sinfónica Nacional, que naquela época era regida por Pedro de Freitas Branco. Pierino tinha então, apenas onze anos de idade.

Na bagagem, no dia em que chegou à capital, Pierino Gamba trazia já consigo mais de duzentas aparições públicas, pela Europa.

Pierino, era um menino como os outros meninos. Um corpo franzino e um olhar nostálgico. Apresentava-se em público, sempre com a sua camisa e calções pretos em veludo. Quem o olhasse, não diria que estava ali alguém como uma memória prodigiosa. Um talento. Não manifestava qualquer nervosismo antes dos concertos. 

Entretinha-se a lançar um novelo de lã ao ar, enquanto batia palmas e de novo o agarrava com as suas mãos delicadas como cristal.

Do muito que se escreveu, a leitura deste pequeno extrato de um artigo de um reconhecido médico psiquiatra da época. Dizia o clínico:

“ Pierino, tem já uma personalidade bem vincada; de caráter firme, predominantemente introvertido, temperamento arrebatado, grande atividade e instintividade, joga e brinca violentamente como os rapazes da sua idade; embora um pouco distante, é extremamente compreensivo, tem vários interesses, o inevitável cinema, a leitura apaixonada de livros de aventuras e particular habilidade manual e aptidão para a mecânica.

De grande excitabilidade emocional, mostra-se medroso perante os animais, os cães e até as borboletas; por vezes retraído e tímido ele que, subindo ao estrado de dirigente, domina e arrebata orquestras e multidões. Até no estudo se mostra caprichoso, discute por vezes as interpretações, até que se integra completamente no espirito do autor “

Em Londres, teve mais um dos seus momentos de glória. O Harigan – Arenas, foi pequeno para albergar as dez mil almas que ali acorreram.

Naquele dia, pela batuta de Pierino, um público conhecedor e em silêncio, pôde ouvir Beethoven, Mozart, Mendelsshon, Rossini, Verdi, Mancinelli, em acordes harmoniosos. No fim, foi tal a onda de entusiasmo e de exaltação, que foi necessária a intervenção policial, para proteger o maestro de palmo e meio, do excessivo acolhimento de tão grande plateia.

Numa das suas passagens por Lisboa, onde regeu a Orquestra Sinfónica de Madrid, muitas foram as opiniões de críticos musicais, todas elas de grande elogio a Pierino Gamba. Mário Paulo Freire, no “Jornal de Notícias” do Porto, escreveu:

“ Assombro ! Não há, não tenho outra palavra para classificar o que vi no Tivoli: assombro ! Tudo o que se tem escrito nos jornais, tudo o que eu possa escrever aqui, não vale um fósforo queimado, perante aquele assombro ! Eu tinha um grande desgosto se não tivesse ido ao Tivoli ver com os meus olhos o pequeno Pierino Gamba regendo a Orquestra Sinfónica de Madrid. Manifestei esse desejo e prometeram-me uma entrada que era para mim um sacrifício, porque teria de estar de pé toda a noite, mas eu aceitava esse sacrifício só pelo desejo de ver, de analisar o pequeno Pierino, diante da sua Orquestra. Afinal, a sorte que protege os teimosos, favoreceu-me com um precioso balcão na primeira fila, próximo do palco. O Tivoli estava cheio, apesar do preço dos bilhetes. O meu custava 140 escudos. (…) Mas o que eu fui fazer ao Tivoli foi ver, não fui criticar. Fui tomar contacto com um fenómeno que os meus olhos viram cheeinhos de assombro e que eu teria mágoa enorme se não tivesse visto.”      

Aquando de um ensaio com a Orquestra de Madrid, os músicos riram-se quando ele apareceu naquele seu jeito despretensioso e em calções, duvidando das capacidades do pequeno maestro. Pierino, não se assustou com os risos e, quando acabou o ensaio, disse para a orquestra:

- No fim do primeiro andamento, a trompa tocou um dó em vez de um ré, o clarinete entrou antes dos dois compassos da letra B, o fagote, no segundo tema, tocou um mi por um sol …

Depois disse:
- Agora podem rir à vontade, o ensaio está terminado …

----------------------------------------X--------------------------------

A sala é pequena, escura e pesada. Encostado a uma parede, um piano centenário tapado por uma coberta. Dois sofás em veludo carmesim e uma estante de livros, compõem o mobiliário. Também várias fotografias expostas de antepassados. Porém, naquela galeria de recordações, a fotografia de um jovem simpático aparece em destaque. É Pierino.

C.C. parou no tempo. Fala de Pierino como ele tivesse ainda onze anos de idade. Ela, C.C., sempre que começava a temporada de Ópera e Bailado, deslocava-se a Lisboa, a caminho do Teatro Nacional de São Carlos. Um dia, foi ver Pierino reger. Ficou fascinada com aquela criança e numa tarde, acompanhada de uma prima, bateu à porta de uma família abastada que residia na capital e onde o menino estava hospedado com os pais. Havia uma relação de amizade entre as duas famílias – a italiana e a portuguesa.

Pierino recebeu-a e agradeceu a caixa de frutos secos que C.C lhe levou. Também um soneto de sua autoria. Em troca, na sua simplicidade, o pequeno maestro ofereceu-lhe aquela fotografia que ela estima como se da foto de um filho de tratasse.

C.C., chegava a ir a Lisboa ao Cais de Alcântara, receber Pierino Gamba, para suas atuações. Então, o pequeno maestro descia as estreitas e longas escadas que do barco o traziam até ao cais, sempre acompanhado dos seus progenitores, que com ele vinham no vapor de três chaminés fumegantes. Vapor, romântica palavra, para identificar um navio de passageiros. Desses momentos de confraternização no cais, com o pequeno italiano, C.C. tem fotos que me mostra, com orgulho. Guarda religiosamente aqueles fragmentos do passado, como se o passado fosse presente.

Pierino Gamba, já de idade simpática, a residir nos Estados Unidos da América, jamais se recordará desta sua incondicional admiradora, que transporta no coração ao longo de tantas décadas, a paixão pelo menino - prodígio. Como se ele fosse o filho que ela não teve.
Quito Pereira         

16 comentários:

  1. Alguns elementos da primeira parte deste texto, foram recolhidos do livro "Pierino Gamba", de Isidoro Duarte Santos - editado em 1949 por Estudos Psíquicos Editora - Lisboa

    O livro, foi-me gentilmente emprestado por CC, nomeada no texto, a quem agradeço a disponibilidade.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que achei muito interessante e curioso este texto sobre Pierino Gamba.
    Quando são prodígios os seus dotes, sejam musicais ou noutras artes, levam-nos ao encontro de histórias que nos parecem irreais!
    Mas fiquei ávido pelo fim do texto por causa de C.C.
    Será que as iniciais nos levam a alguém conhecido?
    Fiz contas ao nascimento de Pierino e cheguei à conclusão que C.C. já deve ter presentemente uma idade muito semelhante à minha...
    Ou seja somos os três felizes e contentes com a idade que temos!
    Gostei!

    ResponderEliminar
  3. Adorei!... Um autêntico prodígio!
    De acordo com a informação da internet, ele nasceu em 1936.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me queria parecer que sendo prodígio tinha que nascer em 1936 e já agora Quito revê o dia do nascimento porque deve ter sido entre 26 e 28 de Maio!!!!!

      Eliminar
    2. Piero (Pedro), mais conhecido como Pierino (Pedrinho), nasceu a 16 de Setembro de 1936. 16 de Setembro é uma data mais próxima do meu nascimento... cof... cof... cof...

      Eliminar
    3. O Fernandito, tal como o Pedrito (Pierino), é de boa colheita. Por isso, Paulito da Bencanta, não sejas invejosito ... cof ...cof ...cof ...

      Eliminar
  4. A introdução do video do Fernando Rafael, muito veio ajudar a este apontamento sobre Pierino Gamba. O Alfredo, dedicado que é a estas coisas da música, teve também a curiosidade de pesquisar sobre o artista. Eu, leigo nestas coisas da música, vi o livro nas prateleiras de CC e decidi ler a sua vida e obra. Tudo por causa de uma simples foto, que vi em casa de CC e, por curiosidade, perguntei quem era. Foi essa foto que deu origem a este texto, agora partilhado no "Encontro de Gerações".

    Pierino, tendo sido um invulgar artista na sua meninice, terá tido uma carreira menos visível em adulto, pese o seu vasto"curriculum" e de ter regido as mais sonantes orquestras do mundo. Hoje, em N.Y., descansa dessas batalhas. CC, de idade provecta, continua a ter no "menino" Pierino, uma paixão e consideração, que nunca as linhas de um modesto texto, darão dimensão ...

    Fica a homenagem a ambos. Ao maestro Pierino Gamba e a quem, na plateia, tanto o aplaudiu ...

    ResponderEliminar
  5. Em relação à indicação do Alfredo e tirada da Net, fica a dúvida do dia do nascimento de Pierino. No livro, a data é a que indiquei - 16 de Setembro de 1937. Pode ser gralha ...

    Chama-me a atenção o "Introito" do livro, pela honestidade da palavra. De quem pousa o coração nas mãos do leitor, sem retóricas eruditas, que o livro até poderia proporcionar. Houve a coragem de escrever sobre Pierino. Tarefa difícil, quando se tentava naquela época, falar de alguém que, na imprensa mundial, pela sua idade e ser genial, parecia pairar acima dos simples mortais ...

    Lê -se:

    " Os nossos livros não têm prefácio. Correm mundo como nascem, sem escudo nem enfeite. Vão a Deus e à aventura. Singram a todo o pano ou dão no fundo, se há frinchas no cavername. É melhor assim. Ao menos, não se induz em erro. Quem prefacia tem de mentir às vezes a respeito do autor.

    Que é isto e aquilo, que escreve bem e possui grandes dotes pessoais. Abre-se o livro e vê-se o contrário ...pobre "intertype" que gemeu em vão, podendo desentranhar-se em coisas mais úteis !

    - Para quê mais um livro ? - perguntam.

    A culpa foi do Pierino. Por causa dele, meio mundo se alvoraçou. Muitos saíram de casa para ver o elipse. Comentários, discussões, aturdimento. Que sei eu? E as enchentes contavam-se pelos concertos. Lisboa inteira vibrava em uníssono. E todos apreciavam a seu modo o fenómeno: É milagre ! É jogo de cromossomas ! É a reencarnação de Beethoven ! E muitos cotidianos alimentaram o coro da vox populi, como rios que correm para o mar. E diziam-nos alguns amigos:

    - Leu isto, leu aquilo ? Como explica o caso do menino - maestro, que rege de cor e não lhe escapa uma nota?

    E tantas perguntas fizeram, que nos abalançámos à faina. A princípio era só um folheto. Mas a coisa complicou-se e o folheto deu um livrinho. Foram doze dias de trabalho, se demorássemos mais tempo, o livrinho dava um livrão. Pronto, aqui têm. É a nossa opinião. É boa ? É má? É forte ? É frágil ? É a nossa opinião.

    O público é sábio. É juiz que nunca se engana. Mesmo iletrado, sabe. Mesmo iletrado, sente. Mesmo iletrado, julga. Tem bom senso. Tem inteligência. Procura a verdade, avesso a retórica.

    Então que leia. Então, que julgue. Se achar bem, teremos vencido. Se não achar, paciência.
    Os nossos livros não têm prefácio. Correm mundo sem escudo nem enfeite. É o que é. São o que são."

    Nota: Transcrito na integra e da forma como foi redigido, sem alteração de qualquer palavra (cotidianos, por exemplo). Total respeito por quem escreveu e como escreveu. Na minha óptica, gostei do que li. Muito genuíno e de grande transparência ..

    ResponderEliminar
  6. O que é feito deste rapaz,é da colheita de Setembro com mais 10 anos do que eu.

    ResponderEliminar
  7. Um artista inato é sempre um dom da natureza que nos espanta!
    O Pierino assim foi.

    ResponderEliminar
  8. Em várias fontes da internet aparece como ano de nascimento 1936. Aliás, na própria página pessoal do maestro vem essa indicação, na sua biografia
    Se alguém quiser falar com ele, tem lá o número de telefone: 001 (212) 567-4144.

    ResponderEliminar
  9. Toda as questões informativas e formativas têm muito interesse.
    Gostei mesmo pois nada conhecia do Pierino Gamba.
    A partir do teu texto mais poderei saber fazendo consulta.
    CC é que não sei quem é....

    ResponderEliminar
  10. Pierino é isso tudo mesmo, e muito mais. Minha mãe o conheçe desde que eram adolescentes, no Uruguay, e até hoje se conversam via fone. Ele está com programação para dirigir a 9ª Sinfonia de Beethoven em Outubro de 2017, em Montevideo.

    ResponderEliminar