sábado, 24 de janeiro de 2015

A pedido do Rafael

Na falta de mais gorilas..., espero que esta postagem satisfaça o pedido do Rafael referente a estes tipos de animais que pudemos ver nas últimas Mosaículturas de Montreal.
No começo do século passado, a população de chimpanzés em África rondavam os dois milhões de animais para hoje andarem à volta de uns duzentos e cinquenta mil.
Foi nos últimos vinte anos que caíu cerca de metada da população derivado aos caçadores e à desflorestação desse continente. Ainda considerado um número elevado, foi contudo a partir de dois mil e um criado um programa das Nações Unidas para salvaguarda desta raça, que é a mais próxima do ser humano.
Lana, uma fêmea chimpanzé, foi a primeira a aprender a linguagem à base de simbolos, le "yerkish" , assim chamada em honra de Robert Mearns Yerkes. Trata-se de um psicólogo e etólogo americano que se dedicou aos testes de inteligência nos animais. 



4 comentários:

  1. Assim sendo fica aqui já o meu agradecimento!
    Aqui. pelo menos estes ficam protegidos dos caçadores e os jardins locais de visitas para poderem homenagear e recordar os que foram sendo "caçados!
    Devemos ser simpáticos para uma raça, que como sediz, são os mais próximos da raça humana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Rafael. O chimpanzé requer muita compreensão humana, pois é muito mais "eléctrico", muito mais vivo que o gorila. Tive a oportunidade de lidar com vários. Fazem cada uma que nem nos passa pela cabeça, mas têm sempre piada. São muito giros.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. É verdade, Chama a Mamãe, é mesmo uma maravilha, uma autêncica obra de arte.
      Para conseguirem toda esta aparência tiveram que se sevir de jardineiros, paisagísticos, arquitectos e decoradores. Foram de um profissionalismo a toda a prova pois se notarmos bem, além das maravilhas destes jardins aos nossos olhos, a disposição dos "bichinhos" foi estudada de forma a que o nosso cérebro alie o que vê aos movimentos dos animais. Para mim, foi extraordinário.
      Convido a ver os "lemures" ou gatos de Madagascar, clicando aqui.

      Eliminar