terça-feira, 6 de janeiro de 2015

BOLA DE OURO 2O14 ...



De todos me despeço com amizade ...

Tenho  consciência que acabo de dar um tiro num pé. O Fernando Rafael, administrador do blog, é um fundamentalista do Real Madrid e por extensão de Cristiano Ronaldo. Fica colado à televisão, rendido à categoria do português madeirense. Às vezes, por entre duas bicas, lá vamos discutindo o reino do pontapé na bola. De quando em vez, a medo, lá lhe vou dizendo que aprecio o Lionel Messi. Num comentário à Gabriel Alves, direi que pelo sua estatura, tem um centro de gravidade baixo, que lhe permite ter a bola nos pés, como se a redondinha fosse a extensão do seu próprio corpo. Um dia, caí na asneira de dizer que o homem do país das Pampas era melhor que o nosso compatriota do chuto no coiro, e o Fernando Rafael engasgou-se, teve um ataque de fúria e ameaçou dar-me com a maçaneta do bombo na cabeça. 

Mas ainda não foi nesse dia, que fui despedido do blog.

Pois bem, vou sê-lo hoje. Porque desta vez, é que o Fernando não me vai perdoar a heresia. Está em causa, o melhor jogador do mundo do ano que terminou. Perfilam-se os dois do costume -  Ronaldo e Messi. E o alemão Manuel Neur. Neur, guarda – redes da seleção alemã, é o terceiro candidato. Justa nomeação. Manuel Neur, demonstrou no campeonato do mundo de futebol, toda a sua classe. 

Alto, quase dois metros de altura, uma calma gélida de alemão, e uma rigorosa perceção de ocupar os espaços na baliza, com aqueles braços enormes. E um tempo de salto quando tem que subir em molhada entre postes, que não me passou despercebido. E, imagine-se, a cuidadosa forma como se apresenta em campo, irrepreensível no seu equipamento e compostura como cidadão. O alemão, não discute com os árbitros .É um homem educado e não cospe para o chão.

Manuel Neur, parte para este galardão em desvantagem. Nunca um guarda – redes, tem a visibilidade de um avançado. Por isso, a luta é desigual. Apenas em 1963, foi reconhecido o mérito a Lev Yashin –   a célebre “Aranha Negra” da seleção soviética.

Ronaldo e Messi, já estiveram demasiado tempo, debaixo dos holofotes da ribalta. E Neur, o gigante alemão, em nada fica atrás dos outros dois nomeados. Manuel de seu nome, nunca ganhou nada neste género.

Apenas ganhou a inveja dos seus pares, caso do italiano Buffon que, apesar de ser um razoável guarda – redes, nem serviria para anúncio de máquinas de fazer a barba. E nesta vida de artista, num palco ou num relvado, terá sempre  que haver o respeito pelo espectador, um código de ética que também conta. Por isso Manuel Neur, jogador completo nas suas diversas facetas, é o meu preferido. Mas perderá. Um estádio sempre se levantou por um grande golo. Mas nunca por uma grande defesa.

De todos me despeço com amizade, como diria o simpático e saudoso Engenheiro Sousa Veloso, referência que foi na televisão pública, durante vinte anos, com a sua “TV Rural”.

Acabo de levar um cartão vermelho e de ser expulso de campo.
Rafael, pagas -me os ordenados em atraso ou tenho que me queixar ao sindicato ?

Quito Pereira          

30 comentários:

  1. Ora vê lá do que te havia de lembrar!!!!!
    Comparar os feitos desportivos- em 2014 ganhou prémios desportivos e diversas galardões como nº 1 do Mundo, como BBC, Globe Soccer, Forbes, bem como vem batendo todos os record´s de Espanha, apesar dos poucos anos que ainda tem no Real Madrid!!
    Cristiano vai ser o português com maior notariedade de sempre no Mundo !
    Em relação ao Messi, que admiro, mas que já está em queda, porque foi trabalhado em laboratórios, ginásios para vencer o raquitismo, mas que a médio e longo prazo vai sofrer as consequências desses tratamentos...
    Em quase todos os treinos e jogos "vomita"!!!
    Mas técnicamente é muito bom...mas a sua produção só foi mais visivel com o TIC TAC do guardiola, sistema implementado para se adptar ao seu estilo de jogo e também porque os colegas eram de alta categoria.
    Agora que o estilo de jogo teve que ser adaptado, porque os adversários já não íam na cantiga é o que se vê....está a 15 golos do Cristiano!!!
    Já nem o Maradona o apoia! Pois diz que dos 3 é o pior!
    E este ano lá vem mais uma BOLA DE OURO!!!

    Mas respeito a tua opção...e até te vou aumentar as ajudas de cus(t)po!
    Tu e o Messi têm é inveja de não terem uma estátua com aquele tamanho em altura e volume pubico!!! Essa é que é Essa!
    Ah! e ainda vai ser presidente do Governo Regional da Madeira....senão mesmo Presidente da República cá do quintal à beira mar plantado!!!
    Olha já chega!

    ResponderEliminar
  2. ...a prpósito li agora na BOLA:
    «As gastroenterites soam a desculpa, passa-se algo mais» - XaviRedação
    A- A A+

    A entrevista dada no programa El Pla Sarda, por Xavi, a 2 de janeiro, ganha maior destaque por estes dias. Nessa altura o médio havia dito que os problemas gastrointestinais são normalmente uma desculpa dada pelos jogadores, algo que aconteceu recentemente com Messi.

    «A gastroenterite no mundo do futebol soa a desculpa, passa-se algo mais. O pior são as dores articulares», disse, acrescentando que, no primeiro caso, toma-se uma pastilha e o caso resolve-se.

    As suas palavras ganham mais consistência, tendo em conta que foram proferidas alguns dias antes de Lionel ter faltado ao tr

    ResponderEliminar
  3. Ronaldo é o melhor do mundo para o ‘The Guardian’

    ResponderEliminar
  4. Bem, falaste muito de Messi e zero de Manuel Neur. Na verdade, é uma luta completamente desigual. O facto de um jogador marcar muitos golos na alta competição, não quer dizer que seja o melhor. Há jogadores com outras funções no campo, que foram ou são fantásticos. Lembro -me de Zidane, por exemplo. Só que a função de Zidane não era a de marcar golos, mas o jogo da equipa girava todo à sua volta. Ronaldo, apesar da sua classe, espera que os outros trabalhem para ele. Quando joga na nossa seleção saloia, sem estrelas que o sirvam, é o que se vê. Chega a ser banal. Mas não lhe retiro mérito.

    ResponderEliminar
  5. Agora entro eu, Quito! Um Ronaldo banal? O que ele faz dentro e fora do campo é sempre extraordinário. Perguntem aos jornalistas estrangeiros. Talvez aí não seja tanto assim porque santos da casa não fazem milagres.
    Só tem um defeito: ainda não tatuou as pernas todas.
    Quanto à seleção, muito faz ele pois trata-se de uma seleção em recessão como o país. Ainda no último campeonato do mundo, não falavam dele por causa dos golos mas por causa da sua visão de jogo que os outros não acompanhavam.
    Diga-se com franqueza e sem brincadeiras: depois de um Vasco da Gama que andou sempre muito bem vestido e que até a NASA imortalizou na lua, jamais ouvi falar tanto de um português no estrangeiro como de Ronaldo. Não precisa de andar bem vestido como esse filho da mãmã e do papá como é guarda-redes alemão. Anda com bon carros, bons iates e outros tipos de roupa.
    Os tempos são outros, Quito. Temos que evoluir.

    ResponderEliminar
  6. Não entendo nada destas classificações. Afinal... o melhor do mundo... não são as crianças?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sãozita, não te metas nesta discussão. Isto são conversas de homens ... pffff.

      Eliminar
  7. Claro! Menininha estavas a ver que te esquecíamos!!!

    ResponderEliminar
  8. Quito, colocas uma questão interessante. O "melhor do mundo" nunca poderá ser o Manuel Neur porque é guarda-redes.
    Mas... tu próprio lembras que houve um guarda-redes que foi considerado o melhor jogador do mundo.
    Outros tempos, não é verdade?
    Quanto vale o CR7 ? Quanto vale o Messi ? Quanto vale o Neur ?
    Vê as cotações em bolsa e já ficas a saber qual é o melhor.Ou seja, o melhor é o mais valioso e tudo o resto é treta. Tens alguma dúvida de que, neste momento, o CR7 é o mais cotado? Então...
    E um homem com uma estátua em vida, na flor da idade, tem mesmo que ser o melhor do mundo. Nem que tenha de ser ele a pagar a estátua...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E até pagou mais bronze na zona dos calções!

      Eliminar
    2. Claro que foi para onde olhaste primeiro...

      Eliminar
    3. Tu és mais baixo que eu... olhaste primeiro para onde?

      Eliminar
    4. Tu não és (nunca foste) rasteiro!
      Confessa! Olhaste logo para o meio das pernas!
      Sim, sim... os joelhos!

      Eliminar
  9. O futebol alimenta multidões e muito dinheiro. Na verdade, Ronaldo é um super - atleta, que seca tudo à sua volta. Messi está por baixo, fora de forma e o Barça ressente-se. Mas Neur é também na sua posição o melhor do mundo. Talvez por isso, este concurso nasce torto. Deviam instituir a "Baliza de Ouro" para o melhor G.R.

    Na verdade, concordo que os tempos são outros. Não aprecio Ronaldo, fora de campo. É um novo-rico que vai colecionando carros de luxo que naturalmente não lhe fazem falta nenhuma. Apenas ostentação. Depressa esqueceu as suas origens humildes do Funchal. Para dar boa imagem "fabricada" pela imprensa, lá vai dando algum dinheiro para aqui e para ali. Lembra-me muito aquelas Senhoras fulano de tal, muito "caridosas" no Natal com muita pena dos pobrezinhos coitadinhos e que uma noite por ano, vão até ao Chiado fazer uns discursos miados de comiseração e com uma câmara de televisão por perto claro está !!! Muita custa a vida a esta gentinha do CR7, Jet 8 ou 9.

    De pontapé na bola já chega. Agora do que não tenho dúvida nenhuma, é que haverá muita gente anónima em Portugal que merecia uma estátua. Muito mais que Ronaldo. Mas assim vamos navegando e assim se entretém a população. Não há almoços grátis ....

    Este texto, que escrevi ao correr da pena, foi apenas uma brincadeira para com o nosso General Fernandito. E até me surpreende que o Viana, Homem que pensa em outras realidades cruas da sociedade, também colaborasse nesta pepinada de "artigo". Mas ainda bem, Viana ... mas afinal em que é que o Ronaldo é superior ao Pinto de Costa ? Em nada, carago !!!!!

    Abraço a todos, que eu vou descalçar as chuteiras ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até agora, não vim aqui mandar nenhuma "papaia" porque de futebol percebo tanto como vocês... ou seja, nada!... Com a agravante de que eu não decoro os nomes dos jogadores e, aí sim, vocês sabem muito mais do que eu, sendo por isso que se julgam conhecedores!...
      Mas fora do campo já fia mais fino! Aí vocês não podem mandar a boca de que eu não percebo (embora, como já disse, vocês só estão em vantagem por decorar os nomes dos jogadores).
      Quito, tem lá paciência, mas a única coisa que podes dizer contra o Ronaldo, fora do campo, é que não gostas dele e ponto final!...
      Não precisas de te justificar, porque quando o fazes, como no comentário em cima, não convences ninguém!
      Por acaso, tu sabes o que é que o Messi faz aos milhões que ganha e ao que já ganhou?
      Por acaso tu sabes quantos carros tem o Messi? Um país que adorou e, apesar dos pesares, ainda adora, um Maradona, não é por acaso que pouco ou nada ligam ao Messi!
      Ouvi dizer que o Messi, não tem dinheiro nenhum porque dá tudo aos pobres do país dele. Ouvi dizer que nem tem carro e vai de bicicleta para os treinos. Será verdade?
      Ouvi dizer, que o Messi abraça as crianças que a ele se dirigem para o cumprimentar, será verdade?
      Sobre a estátua, claro que há centenas de portugueses que mereciam muito mais uma estátua do que o Ronaldo. Está certo! Podiam erigir uma estátua, por exemplo, ao Papa, mas esse já tem uma, bem merecida, em Coimbra, cidade que tanto lhe deve, como aliás o nosso país!
      Nunca ouvi dizer que o Ronaldo tenha esquecido as suas origens, antes pelo contrário. Não renega nem a família nem os amigos! Claro que não se compara com o Messi, que tem a casa cheia de familiares e amigos e quando vai à Argentina, é vê-lo a abraçar os amigos e ex-vizinhos!...
      Peço desculpa por alguma imprecisão, mas tens que dar o desconto porque eu não percebo nada de futebol...

      Eliminar
  10. Alfredo, estás melhor da gripe? Eu não !

    Cada pessoa, cada verdade. Respeito a tua opinião. Existem por essa Europa fora, centenas de atletas que ganham milhares de euros e eu não vejo este foguetório como acontece com o madeirense. Ele poderá até nem ter culpa, mas quem lhe gere a carreira, deveria resguardar o jogador.
    Não tens que pedir desculpa de nada. É apenas uma troca de pontos de vista e isto para acabar em apoteose era o alemão ganhar o troféu. Tinha graça, mas não vai acontecer. Ronaldo vencerá justamente.

    Tal como tu, vou acompanhando a bola de longe. A última vez que fui ao Estádio de Coimbra, foi o Rafael que me levou, porque insistiu e me pagou o bilhete. Lá vou vendo um jogo por outro na TV, quando calha ...
    Abraço e as melhoras ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou quase bom! Espero que também fiques bom bem depressa!
      Aquele abraço!

      Eliminar
  11. Ai ao Alfredo já lhe deixam falar de futebol?! Só porque não é gaja?!
    É uma injustiça, carais!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixam-me falar de futebol, porque eu percebo e sei do que falo...

      Eliminar
    2. Ó ginecologista! O Moreirinhas está a dizer-me (a mim, uma menina) que sabe do falo!

      Eliminar
  12. Não há dúvida que os guarda redes só dificilmente ganham o bola de ouro.
    Penso até que deviam instituir a baliza d´ouro para os guarda redes!
    Até na Alemanha os desportitas alemães deixaram o Manuel Neur em 3º lugar

    ResponderEliminar