quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Gorilas

Na nossa visita às últimas Mosaículturas de Montreal, pudemos admirar a exposição do Uganda que é um país rico em biodiversidade animal. Possui uma cadeia de montanhas denominada Virungas, aonde se encontra a única população de gorilas de montanha no mundo. O gorila da montanha não é o único em vias de extinção mas sim também todas as espécies destes simpáticos animais. A célebre pesquisadora Dian Fossey conseguiu ser aceite por estes gorilas e conviver com eles. Foi assassinada em 1985 por outros interesses que não os da ciência a que ela se dedicou, pois opunha-se à exterminação desta raça pelo ser humano.

15 comentários:

  1. Chico, eu tinha conhecimento desse assassinato de Joan Fossey. Dizes - e bem - que há interesses e esse foi o motivo da morte da pesquisadora e investigadora em causa. Na verdade, os gorilas são animais simpáticos, com uma cultura muito própria quando agem em sociedade. Têm uma faceta "humana", são capazes de se dedicar ao homem,o mais terrível dos predadores. Assinale-se também, a forma como protegem os filhos. Este jardim de Montreal, glorifica esta espécie,bem como outras que tens mostrado. Em boa hora o fizeste ...
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Quito. Esta terceira exposição em Montreal foi fantástica pois convidando as pessoas para irem ver uma maravilha e uns momentos bem passados, iam sublimalmente encutindo o gosto pelo meio ambiente. Foi um excelente trabalho. Quanto aos gorilas, são animais muito sociáveis que vivem em pequenos grupos.
      Abraço.

      Eliminar
  2. Seria Dian Fossey? Ficou conhecida como "Mãe dos Gorilas". O trabalho de Fossey resultou em um Livro "Gorillas in the Mist" (1983), depois adaptado em filme, que tive o prazer de assistir umas trocentas vezes. "Macacos me mordam!", mas tudo que diz respeito a esses maravilhosos animais me surpreende e encanta, sempre.
    Está aí um programa que faria em Montreal, caso algum dia por lá passasse.
    Fossey foi assassinada por caçadores. Afinal de contas, ela chamou atenção à captura e matança desenfreada dos gorilas em Ruanda, no Congo, e isso diminuiu, sobremaneira, o comércio rentável desses animais. Fossey, realmente, viveu entre os gorilas.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem Dian Fossey cujos seus trabalhos fui seguindo na altura. Com o tempo, até lhe mudei o nome. Azar. Sem dúvidas que foi assassinada por caçadores mas porque gente alta do governo estava interessada na sua desaparição. Foi avisada várias vezes com quem trabalhava, incluindo certos guardas da fauna locais que até gostavam dela, mas nada podiam fazer e ela também não os quiz ouvir. Só pensava no seu objectivo, o que não é crime.

      Eliminar
  3. Deve ser esse o o nome. Há tempos, a TV portuguesa, deu um programa com ela. Tinha realmente uma relação de afecto e proximidade com estes animais. O lucro e a ganância de alguns, valeram a sua morte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Quito. Quando li o comentário da Chama a Mamãe vi logo que me tinha enganado. O nosso cérebro é fantástico. O problema quanto aos caçadores criminosos, é que muitas vezes esses lucros são partilhados com altas esferas.

      Eliminar
  4. Uma macacada gira e simpática, assim esculpida em plantas e flores!
    A referência à maldade dos humanos é, infelizmente, incontrolável principalmente quando envolvem lucros.
    Passeamos convosco...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma macacada muito gira, Celeste Maria. O problema é que é bom falar-mos um pouco da maldade humana pois neste momento o marfim que vai para o Japão e China é perturbante. Se bem que não se possa permitir essa situação, a diferença é que "ainda" há mais elefantes selvagens do que gorilas de montanha. Já que passeia connosco, agradecemos a companhia e se tivesse estado aqui, tinha tomado um cafézinho com um gorilazinho. Ficámos lá mesmo ao lado.

      Eliminar
  5. Uma postagem que permite ao ler o teu texto introdutório, as imagens, bem como os comentários que foram caindo e refiro especialmente o de Mamãe, que pelo menos a mim, me permitiu ficar a saber um pouco mais sobre estes animais.
    Estou sempre a aprender. Tenho a sorte que são muitas as postagens e comentários deste
    (famoso)ou será espécie de blogue(?), que me vão enriquecendo os meus conhecimentos. Seria
    uma ingratidão da minha parte se não aproveitasse o que de interessante estes amigos(as), por aqui vão escrevendo e fotografando.
    Chico fico sempre à esper de mais!

    ResponderEliminar
  6. Bonito Jardim! Os gorilas ficam lá bem, para memória futura! Devagar devagarinho o homem vai destruindo tudo, com um único objectivo: DINHEIRO!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvidas, Alfredo Moreirinhas. Dinheiro e falta de sentimentos.

      Eliminar
  7. Belo jardim, excelentes imagens dum animal de aspecto tão assustador como de pacífico por sua natureza.
    Claro que quando é atacado, defende-se. Que ele é gorila, não é burro...
    Um vi um documentário sobre a chamada "Mãe dos Gorilas", há muito tempo e não me recordava do seu nome O Chico Torreira ainda conseguiu a "aproximação" mas eu nem isso. Mas documentário recordo-me bem e gostei imenso.

    ResponderEliminar
  8. Belo jardim, excelentes imagens dum animal de aspecto tão assustador como de pacífico por sua natureza.
    Claro que quando é atacado, defende-se. Que ele é gorila, não é burro...
    Um vi um documentário sobre a chamada "Mãe dos Gorilas", há muito tempo e não me recordava do seu nome O Chico Torreira ainda conseguiu a "aproximação" mas eu nem isso. Mas documentário recordo-me bem e gostei imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todo este jardim foi uma arte fora do normal, Carlos Viana.
      O comentário a que te referes, deu a volta ao mundo. Aqui havia outros programas que apresentaram o caso e se não me engano, até o David Suzuki. O problema é que só se fala depois dos factos consumados mas nada aconteceu aos verdadeiros responsáveis. Enfim...

      Nota: este comentário é uma resposta aos dois acima do Carlos Viana. :)

      Eliminar