sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Iluminações privadas

Algumas das tradições de Montreal são os jardins privados no verão e as iluminações que os seus proprietários aí instalam no Natal, que começam em fins de Outubro e vão muitas vezes até meados de Março.




8 comentários:

  1. Belas fotos, Chico. Por cá, sobretudo no norte, há muitas vivendas com motivos natalícios nos jardins. É a tradição de uma época de ano que que traz um conflito de emoções. Sentar à mesa com a família, ver as crianças a abrir os embrulhos dos brinquedos tem muito de festivo e de amor. Mas há o reverso da medalha, quando recordamos quem partiu. Ganha maior dimensão os problemas sociais, sobretudo daqueles que por alguma razão, fazem da rua o seu lar.

    Mas Natal é sempre Natal. Luz e cor, invadem as cidades, sobretudo de noite, trazendo um clima especial. É um apelo à concórdia.

    Para ti e as tuas duas pérolas, um abraço da Beira Baixa ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O produto é bom e por isso as fotos dão uma ideia do que são as ruas aqui nesta data. Certas ruas se faltar a electricidade pública, não haverá problemas para quem anda a pé. Por outro lado, os blocos apartamentos apresentam as janelas iluminadas. A internete até fala desta tradição canadiana. No campo técnico as fotos foram as possíveis pois nesse dia estava temperatura baixa e eu nem saí do carro. Só que a mensagem era boa e por isso decidi-me.
      Quanto ao Natal, tudo o que dizes é mais do que verdade. Eu festejo um às cinco, outro às sete e depois o daqui. Em todos tenho um momento de recolhimento profundo. Tenho o reverso da medalha nos três e a incerteza nos dois primeiros. Depois lá vou brindando a todos: presentes, ausentes e duvidosos que são já muitos. O terceiro Natal, aqui à meia noite é uma grande alegria pois é uma reunião especial.
      Uma tradição com 2014 anos dos quais já aproveitei setenta. Não me posso queixar.

      Enfim, isto tudo para vos desejar um BOM ANO e que tenham muitas alegrias com o Miguel e restante Família.

      Um abraço cá do trio.

      Eliminar
  2. Meu caro Chico, por cá também há umas luzinhas mas menos vistosas. E meio ano de electricidade-extra é muita "fruta".
    Não é falta de espírito natalício, é falta de ideia...
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Carlos Viana. Os portugueses até têm um espírito natalício muito elevado. O problema é que têm de gerir a pouca água das nossas barragens e muitas vezes até a compram electricidade fora. Por outro lado, tem áreas muito grandes com os cabos debaixo da terra. Dá uma boa qualidade de vida mas sai muito caro.
      Aqui há muita água, muita electricidade e podia saír muito mais barata do que o preço actual. Só pequeníssimas zonas têm os cabos eléctricos debaixo de terra. Quase sempre estratégicas, como a baixa de Montreal. É lá que se tomam as grandes decisões de segurança e económicas, mesmo que falte a eléctricidade no resto da cidade. Há muitos postes e muitos fios nas ruas, o que é uma poluiçãi visual muito grande. Acontece que a enviam a uma batuta e meia para a terra do Tio Sam e é a nós de pagar a diferença! Ainda agora no dia um fomos aumentados. Nenhum dos partidos que estiveram no poder jamais se abriram mas deve ser para fazerem divisas. De outra forma já se tinham lançado uns contra os outros. :)

      Eliminar
  3. É sempre agradável ver as iluminações nas ruas pelo Natal. São iluminações especiais, que ou os diversos minicípios, ou até os moradores das ruas têm o cuidado de juntar motivos que lembrem easa quadra festiva e se prolonga com as festas de fim de ano.
    São sempre mais vistosas quando as disponibilidades financeiras estão em alta.
    Aqui no nosso Bairro são as de costume....só em algumas casas e....pobrezinhas!( as iluminações, claro) Mas quem faz o que pode...
    Nada que se compar com o brilho que aqui mostras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é uma tradição privada muito antiga e as pessoas embalam. Não admira, tudo quer o seu tempo. Aí também já se festeja o halloween e aqui não se fala de bolinhos e bolinhós. Aí no bairro há quem pudesse fazer o mesmo mas não está enraízado em nós. Para os com menos posses, até as janelas serviam e há-as bem bonitas. Eu este ano é que ainda estou na defesa e por isso não tenho saído.
      As lampadas que aqui utilizam para estes fins, gastam muito pouco. Por outro lado a energia é mais barata. É um conjunto de fatores.

      Eliminar
  4. Não admira que deixem as decorações até ao fim de Março! É bonito e tanto trabalho só para ver em Novembro e Dezembro era um desperdício!

    ResponderEliminar
  5. Janeiro e Fevereiro são muito frios para estarem a desfazer as decorações. Há anos que um ou outro deixa chegar a princípios de Abril. As que entram em concurso, levam milhares de lampadas e são muito trabalhosas. Quem corre por gosto, não cansa.

    ResponderEliminar