terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O CACHIMBO E A BOLA QUADRADA ...



Decididamente, eu tinha um diferendo com o esférico ...

Já vos contei o episódio do dia em que o Pedro Fonseca, me levou para o Campo de Santa Cruz. Foi um dia de glória. De glória e de preocupação.

Preocupação do roupeiro, que não conseguia arranjar umas chuteiras que me servissem nos pés. Calcei umas meias de enchimento, e lá entrei no pelado da Avenida Lourenço de Almeida Azevedo, com os cacilheiros arrebitados na ponta.

Mesmo assim, eram demasiado grandes. Não desconfortáveis o suficiente, para que não fizesse o gosto ao pé. Ainda dei dois “nós” num tipo grande como a Torre de Belém, o que me valeu de vingança, levar uma cacetada certeira que me estendeu ao comprido. Alguma discussão, o Pedro colega de carteira, a apontar o dedo indicador ao infrator, como se o dedo fosse um bacamarte.

Decididamente, eu tinha um diferendo com o esférico. Para mim, a bola era geometricamente quadrada. Porém, surpresa das surpresas, no fim do treino, não fui despedido. Despedido fui depois, quando debaixo das bancadas do Estádio Universitário, fiz um teste à minha robustez física.

Cheguei lá e dei de caras com o Guilherme Luís, equipado de bata branca. Meio desconfiado, recebi das mãos do massagista, uma espécie de cachimbo que tinha um êmbolo na ponta. Aquilo era linear. Eu soprava, e conforme a minha capacidade de fôlego, o êmbolo subia. Dizia o Guilherme:

- Vais soprar, para eu medir a tua capacidade pulmonar…

Tinha pouco por onde medir. Roxo e vesgo de esforço, de tanto bufar a olhar para a ponta do cachimbo, eu bem tentava agradar ao Guilherme, que ia rapando na cabeça, com um semblante grave de preocupação. Mas a minha sina estava traçada. Chumbei, sem apelo nem agravo. Mas ganhei um amigo: o Guilherme Luís, estimado nas hostes academistas e que mais tarde viria a ser meu vizinho, na zona nascente do Bairro. Muitas vezes lhe dei boleia, quando o encontrava apeado na paragem do trolley, junto ao Jardim Botânico.

Ao Pedro - ao Pedro Fonseca – disse ao portão de entrada do Externato Dom João de Castro e logo pela manhã seguinte, que a minha carreira futebolística tinha acabado ingloriamente na ponta de um cachimbo. Ele sorriu, deu-me uma palmada nas costas e, de consolação, ofereceu-me mais uma mão - cheia de pevides …
Quito Pereira

      

21 comentários:

  1. Eu estava com esperança de ser chamado ontem para receber a Bola de Ouro. Já tinha mandado fazer um fato cá no Salgueiral, mas com a chuva as calças encolheram e as mangas do casaco ficaram pelos cotovêlos. Se calhar era defeito da fazenda. Também já levava um discurso feito numa folha de papel cartucho, com umas alfinetadas no Castelão e no Senhor Conde da Azurva, que os gajos só gostam do Cristiano Ronaldo e eu de vingança trazia a bola de ouro para casa e dava um grito de guerra como o madeirense e que era mais ou menos assim: ...chuurrrooooo ... não sei o que quer dizer, mas deve ser churrasco, que agora marcava com um tinto da cor do fato do Messi... ...

    ResponderEliminar
  2. Tanto bufaste que o "pilinhas" honestamente te disse: O seu futuro não está aqui tal era a força das "bufadelas"......
    Mas tens fôlego para nos leres o discurso de ontem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olinda, não leio o discurso porque foi vetado pelo padre Aníbal ...

      Eliminar
  3. Pois Quito tiveste azar. Se tens ido treinar ao Barcelona ficavas lá a fazer exercícios fisicos para inchar o peito e vários frascos de espinafres...e ficas um Messi perfeito.Mas devias recusar os que tivessem cor vermelha para mais tarde não te influenciar na compra de fatos de palhaços de circo!.
    Mas falando mais a sério, o que não é muito bom devido ao que se pasa neste mundo SOMBRIO, lembras aqui o Guilerme Luis "Mão de Pilinha", que também eu tive uma boa relação com ele!
    Ah! e também tentei a minha sorte nos júniores da Académica. com treinos no vélhinho campo de Santa Cruz, no tempo do Dr. Mendes Silva...ainda na Académica mãe!AAC sem OAF.
    Embora tivesse sido aprovado(com reserva)..decidi sair dessa aventura, depois de levar algumas traulitadas nos treinos. Achei que era demasiado duro para o meu corpinho francino-57 kilos!
    Mas pronto ficaste contente pelo PORTUGUÊS RONALDO, embora com reserva!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fiquei com reserva... um tinto alentejano ao jantar que estava um primor.

      Eliminar
    2. Eu só não fui treinar ao Barcelona, para não tirar o lugar ao Messi, que ficava desempregado, coitado! Eu tinha um fôlego como o Tarzan, o cachimbo do Guilherme é que devia ser da loja dos 3OO. E assim se perdeu uma grande carreira ...e uma estátua na Praça dos Baloiços ...

      Eliminar
  4. Já tem estátua em bronze e VIRIL quanto baste. Agora podes enfeitar a tua casa em azuleijo por artista grego!!!

    AQUI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pena é da Celeste Maria, a ter que gramar os azulejos do Ronaldo na cozinha, casas de banho e até na jarra de flores no centro de mesa da casa de jantar ...

      Eliminar
    2. Pois eu fazuleijava a casa por fora com estes azulejos., tipo duas moradias pegadas que há na rua V.da G.. Gosto mais deste azul ronaldeco!
      Era uma romaria á minha porta!!!

      Eliminar
  5. E querem que o nosso país ande em frente! Esbanjarrrrrr uma estrela destas por causa de um sopro!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Chico ! Tu és o único que compreendes este drama !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    2. Chico ainda vais um dia tirar fotos da Universidade do Canadá onde vai haver uma "licenciatura" em Ronaldo, com as paredes revestidas deste azulejo - atenção que é um artista grego de nomeada!!!!

      Eliminar
    3. Grego ando eu, quanto mais ir à Colombia Britânica. É tão longe como daqui aí. Preferia ir aí mas não posso. Por isso, envio as minhas embaixatrizes.

      Eliminar
  6. Desde a época dos descobrimentos que não entra tanto oiro.

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Claro, Rafael ! Um gajo que anda vestido de roxo, com aquele fato do Circo Mariano, não merecia a Bola de Ouro. O alemão merecia a "Baliza de Ouro" e o nosso é de facto um fenómeno. Acho difícil aparecer outro jogador com a categoria de Ronaldo. Pontapé, impulso, capacidade física. Nem Péle ou Eusébio. Ronaldo é completo. Absolutamente extraordinário atleta. O melhor jogador de futebol de sempre do planeta ...

      Eliminar
    2. Cachimbo fumado até á ùltima "chupadela"
      Custou mas foi!

      Eliminar
  8. Então, segundo percebo, sim, eu sou mesmo desentendida em futebol, o Quito jogava bola ao cubo!
    Alta potência!!!

    Gostei de ver o nosso Ronaldo com a bola a reluzir.

    ResponderEliminar
  9. Perdeste uma grande carreira mas ganhaste uma mão-cheia de pevides …
    Não se pode ter tudo!

    ResponderEliminar