quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Pombas trepadeiras


Junto ao mercado do peixe em Ferrol (Galiza, Espanha)

17 comentários:

  1. Bonita como devia ser a nossa vida......
    Quando a liberdade de expressão é "calada" com metralhadoras por se ser cartoonistas inteligentes ( lembram-se do Vilhena,no nosso país,por exº) só podemos estar tristes e amedrontados !
    Bárbaros que não sabem rir mas chacinar sabem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha homenagem sentida pelos jornalistas mortos!
      Ser livre é saber respeitar a liberdade do outro e a Pomba Trepadeira é a imagem perfeita de que podemos conviver em Democracia com amizade,simpatia ou empatia desde que respeitemos as nossas diferenças sem ódio, entrelaçados como ramos, na Conquista de um Mundo Melhor.

      Eliminar
    2. É verdade, Olinda e tanto mais num país democrático de onde partiram muitas ideias políticas.
      O cartoonismo em França é anterior à Revolução Francesa. A forma como os franceses aceitam o cartoom ficou bem demonstrado pelo Presidente François Hollande ao apresentar-se no local, ele que foi caricaturado pelo jornal Charlie Hebdo.
      Foi um golpe muito bem preparado até à execução, pois foi executado por pessoal muito bem treinado. Enganaram-se na direcção e na vez de abortarem para voltar mais tarde, mantiveram uma calma fora de série e foram ao alvo. Até recolheram um sapato à partida para não deixar ADN. O único senão é que deve ter havido uma mudança de última hora pois costumam ser kamikazes e estes iniciaram uma fuga que demonstra bem que era a única parte não programada. Era muito difícil a qualquer polícia secreta descobrir uma caso destes, pois se bem que os conhecessem foi um acto familiar. Assim reuniam-se sem serem notados. Nem o Profeta apoia um acto destes.
      Por outro lado, sempre que há terrorismo, os responsáveis procuram nunca tocar no jornalistas de própria vontade. Esperam sempre que mais cedo ou mais tarde, acabem sempre por transmitir uma das suas ideias de forma a que mostre só o lado bom. Assim, habitualmente tratam bem os reporteres qualquer que sejam as suas opiniões, o que não se passa com estes.
      Esta é a opinião que gira por estes lados.
      De notar que aqui são os próprios Imans a informar os serviços de segurança, quando notam que alguma tragédia está em vias de existir. Têm abortado muitas tentativas. O problema por cá até esta data, tem sido com os isolados. Dos isolados descobertos, são todos com problemas mentais, mesmo os que já cometeram actos inaceitáveis, como este.

      Eliminar
    3. Ò Chico os serviços secretos(?) de França estavam a dormir!!!!
      2 ou 3 tipos já cadastrados e referenciados como terroristas fazem tudo com uma calma do caraças, barulho enorme numa rua pequena, saem quase a passo, apanham uma sapatilha do chão, um ainda se atrasa para executar um policia ferido, meu Deus isto só num pais de liricos!!! DE INCOMPETENTES. Nem conseguiram apanhá-los, bastava 1 hora no máximo para serem intercetados se soubessem usar mínimamente as comunicações de rádio!!!!
      Agora andam 81.000 homens, tankes, aviões, helicópetros, de zona em zona, desorientados...RIDICULO!
      E com esta incompetencia é muito bem capaz da tragédia não ficar por aqui!

      Eliminar
    4. Olinda
      Disto eu não conhecia nada mas logo que o problema começou, as tvs daqui tentaram o mais possível começarem com transmissões em directo. Enquanto isso não aconteceu, não pararam de nos informar de tudo o que se ia passando. Logo que começaram em directo, foi tudo diferente. Só que entretanto começaram a entrevistar reporteres dentro dos assuntos mais variados entre os quais Normand Lester. ( O homem que descobriu como os americanos transportavam os árabes que tinham feito presioneiros em companhias aérias fantasmas e a utilização da Inglaterra e dos Açores, etc. Desdo o Viêt Nam que percorreu mais de meia centena de países, apresentado reportagens muito bem decomentadas e instrutivas. É um intelectual na verdadeira palavra). Entrevistaram também professores universitários sobres os mais diversos assuntos ligados ao problema como: a radicalização e actuação de certos árabes, o problema do terrorismo, etc. No do terrorismo, conseguiram levar aos estúdios a professora do colégio militar. Alguns destes professores são àrabes e conhecem o meio melhor que nós.
      Também se assistiu à presença de ex-secretas canadianos, dos quais alguns que viveram infiltrados no estrageiro. Com uma televisão assim, aprende-se mas fazem isto em assuntos de muito menos projecção. Depende é do assunto.
      Até nos explicaram que se fôssem os americanos estes terroristas já estavam mortos mas quantos mais pessoas não se faz ideia. Não esqueçamos que em Boston que até prenderam um dos terroristas, houve polícias a disparar contra polícias, tal era a precepitação. Tiveram sorte pois não perderam mais vidas.

      Eliminar
    5. Sim Rafael e pelo menos um até não tinha permissão de entrar nos EU.
      Aqui aconteceu o mesmo quando dos dois ataques por terroristas isolados. Os dois já nem podiam saír do Canada. Só que em democracia, quer tenham cometido crimes ou não no passado, obter um procurador que solicite uma perquesição a um juíz para fazer uma busca à ou às casas deles não é fácil, porque o juíz não cai em todas e os procuradores também não querem ficar mal vistos porque têm a obrigação de conhecer a lei. Por isso, nem sempre arriscam. É a luta entre polícias e as procuradorias. Muitas vezes, conhecem-se mas não se dão. O ambiente entre eles quando toca a trabalho, é de cortar à faca. Mesmo que o procurador tenha assinado é preciso que o juíz dê o seu acordo e até o dar... se der. De todas as formas, quer seja o caso ou não, para o público, os responsáveis são sempre os polícias.
      Todo esse material bélico é para os levar a caírem psicológicamente e ver se não tentam o combate na vez da rendição, pois segundo foi dito eles estão numa área que conhecem muito bem. Além disso, pensam que eles já deram provas de fraqueza, pois já começaram a pensar e muito "provávelmente" por isso, não foram kamikazes. O interesse dos franceses seria que não passem a fronteira mas principalmente que não dêm origem a perda de vidas nos campos e aldeias, pelo que nos disseram. Por outro lado a França gosta de os apanhar vivos para depois depois ficar bem informada. Se fôsse os EU, já os tinham abatido e o problema continuava incerto, como tem acontecido. Até fizeram uma guerra por causa de armas que não existiam. Fizeram aqui no Quebec o mesmo contra cem índios bem armados. Mandaram vinte e um mil homens e mulheres, tanques de guerra do último grito, F5 em voo razante durante dias e dias, até que eles se entregaram pois o cerco sem avanço fez com que chegasse o tempo do frio. Com frio, sem comida e depois de muito tempo para que a cabeça de cada um começasse a pensar no que se tinham metido, renderam-se. Saíu caríssimo mas se tivessem atacado logo no princípio tinha havido combates, com todos os problemas que isso traz. O principal seria a perda de vidas e da forma que eles estavam, teriam sido bastantes. Hoje estão todos soltos e contribuem para a sociedade deste país.
      Falo pelo que tenho acompanhado aqui. A realidade, só o tempo dirá se chegarmos a saber.

      Eliminar
    6. Como podémos ver a situação mudou por completo com a tomada de réfens. A polícia francesa fez um bom trabalho mas não pôde mais evitar mortos e feridos. Neste momento existe ainda uma terrorista à solta segundo dizem e o problema é se ela vai tentar fugir desarmada, armada ou fazer-se rebentar no meio de pessoas. Imprevisível. Agora é a todos os países ocidentais de estarem atentos, pois quase sempre aparecem réplicas de pessoas dormentes. Pensam que chegou o momento ideal e fazem das suas. É uma vigilância activa sobre um número elevado de pessoas que a polícia nem sempre pode seguir pois eles também sabem como lodribiá-los. É o gato e o rato. Também não os podem prender sem provas irrefutáveis. Vamos esperar o que o futuro nos reserva.

      Eliminar
  2. Linda foto. Cheia de côres e à partida, um casalinho .

    ResponderEliminar
  3. Pelo que me apercebi, estas pombas estavam a comer bagas da planta trepadeira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julguei que a trepadeira tinha esse nome.
      Mas de qualquer modo livres para procurar as bagas.....

      Eliminar
  4. A foto é linda e de muita cor!
    Quanto ao que comem és o que estás em melhor condições de poder supor se comem ou não bagas da planta trepadeira...ora essa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não estavam a mastigar pastilha elástica, então estavam mesmo a comer as bagas.

      Eliminar
    2. Cá para mim, não estavam a comer coisa nenhuma. Foram para a trepadeira para se "baterem" para a foto que o Paulo se preparava para tirar.
      Como vês, Sãozita, nem sempre quem não está a mastigar pastilha elástica, está a comer bagas.
      Aprende, miúda, que eu não duro sempre.

      Eliminar
    3. Ó ginecologista! O Viana está a dizer-me (a mim, uma menina) que não está duro sempre!

      Eliminar
  5. Estavam a comer as vagas, isto é nada comiam. Só lá estavam porque sendo pombinhas da catrina, que andam de mão em mão, sabiam que o PM de Fala ía passar por Ferrol e quiseram que mostrasses as suas habilidades fotográfica para os " parolos" que ficaram em Coimbra!!! E arredores!
    Essa da pastilha elástica só podia ser da menina Sãozinha que é uma ripa mandada do PM!

    ResponderEliminar