domingo, 14 de dezembro de 2014

RECORDANDO.... ZECA AFONSO E RUI PATO



50 ANOS! Este LP, o primeiro neste formato gravado pelo Zeca Afonso, foi lançado em Dezembro de 1964...portanto este mês fez 50 anos! Foi gravado no Monte da Virgem, Gaia, quase a estrear os estúdios, a capa é de António Pimentel, e o disco, para garantir a sua venda foi pré-vendido através de uma lista em que os compradores se inscreveram...antes da PIDE os recolher após o lançamento.
Rui Pato

  EG

9 comentários:

  1. Parabéns.
    Grandes histórias. Belos homens, pelo conteúdo cultural, inclusive.

    ResponderEliminar
  2. Como eu gostaria de escrever sobre ambos, especialmente no contúdo cultural...mas não sou a pessoa mais indicada para tal.
    Não sei se Chama a Mamãe tem conhecimento de quem foi José Afonso e do relevo que teve, especialmente como cantor de intervenção, em Portugal.
    Muito há para dizer sobre ele.
    De Rui Pato que foi muito amigo do Zeca Afonso e que muitas vezes actuaram juntos, direi que que
    para além de distinto médico é do nosso Bairro e viveu aqui pertinho da minha casa, numa praça no final da minha rua, onde ainda mora sua mãe!.
    Já reformado faz parte de um grupo de fados de Coimbra, chamado "Raizes de Coimbra" e participa no acompanhamento de outros cantores em momentos especiais.
    O que escrevo é coisa pouca, para tanto que se devia saber...!

    ResponderEliminar
  3. Eu prefiro... continuar sempre a ouvi-los.

    ResponderEliminar
  4. O Zeca estará sempre vivo na memória dos portugueses, por muito que alguns políticos façam para que Ele seja apagado! O Zeca irá ficar para a história por bons motivos, já esses políticos de meia tigela, irão ser rapidamente esquecidos!...
    O Rui Pato, tem-nos trazido estas preciosidades e também tem o lugar dele garantido na história, mas neste momento, ainda tem muito para nos dar e nós contamos com ele!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tenho as ideias do Zeca. Com o seu irmão Dr. Afonso dos Santos que tinha as mesmas ideias dele, fazía-mos parte do grupo de café Luso que politicamente era um leque muito grande. No entanto é para mim uma boa voz com excelentes letras. Gosto muito das suas canções, o que não acontece com todos mesmo que tenham outra forma de pensar. Foi um homem que se destacou pelo seu próprio valor.

      Eliminar
  5. Duas referência: Zeca e Rui Pato. Zeca partiu, mas está sempre presente. O Rui Pato ainda tem muito para dar. Ao fado e aos amigos ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro Quito concordo contigo.
      Um que partiu conheci, o outro faz parte dos meus Amigos, de muitos Anos.

      Eliminar
  6. Continuamos a ouvi-los e a deixar-mo-nos emocionar!
    Eternas memórias de dois grandes artistas portugueses.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado, Rui Pato, por teres aqui trazido o nosso Zeca.
    E por te teres trazido a ti próprio...
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar