quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Shalak

Já há muito tempo que temos tendência para manter com muito cuidado em museus quadros de Picasso, Rembrant, Leonardo da Vinci, Rubens, Manet e muitos mais. Outros preferem guardá-los em cofres fortes ou mesmo no sótão bem escondidos para não levantarem cobiças. Um mural é difícil mas Shalak escondeu o máximo que pôde esta sua obra no meio de outros de fundo escuro e num local pouco visitado, como que a desejar eternizá-la. Encontrá-lo, foi um acaso que as suas linhas plenas de expressividade não me deixaram passar, nem poderia desperdiçar.

19 comentários:

  1. É bem verdade o que expressas no texto que antecede a foto do mural e que Salak deixou num local pouco visitado, mas tu lá o descobriste, permitindo que todos nós o possamos admirar!
    Obrigado Chico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael,
      Eu é que tenho de agradecer de pôr à nossa disposição este blogue.
      Foi um acaso porque estava num parque de estacionamento muito "encolhido". Fiquei admirado porque é um trabalho de um artista internacional que fica caríssimo. Para mais este está assinado, por isso foi feito mesmo por ele no local. Não é uma copia autorizada de uma tela para tal fim. É um artista canadiano natural do Chile que deve ter tido muita conecção com os índios, bebendo-lhes a cultura e assim origina estas pinturas cheias de vida. Tem pelo menos mais uma ou dua pinturas aqui, das quais uma eu conheço de certeza. Acontece que as outras não são assinadas mas uma até vem na internete. Tem trabalhos no Canada, principalmente em Toronto. O Alfredo Moreirinhas deve ter algumas fotos de lá. Também tem em S. Paulo e Rio de Janeiro, fora outras cidades.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. É verdade, Tonito. As pinturas de Shalak são em grande número um conjunto de traços bem definidos, envolvidos por belas côres vivas mas jamais o conjunto perde a condituidade. São conjuntos muito expressivos. A cara da direita que é um excelente trabalho muito difícil, não é muito habitual nele mas está dentro de certas pinturas de escolas actuais, se bem que nem todos gostem deste tipo de expressão.

      Eliminar
  3. Tu agradeceres'?
    Era o que mais faltava!
    Sinto-me, como AD deste "Blog de luxo!!!!, que uns Murcons e companhia lhe chamam de "espécie de blog"!!!, como deveras privilegeado com a tua valiosa e desinteressada colaboração!
    "Les autres" estão sempre a exigir ajudas de cus(t)po!!! Até já ameçam fazer greve!!! Andam a ver muita televisão...
    Chama a Mamãe, esta conversa é só com os portugueses de Portugal!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael,
      Não fique zangado mas não me agradeça mais que eu fujo...
      Ando aí de livre vontade mas não quer dizer que não tome a mesma posição do sindicato por causa das ajudas de cus(p)to. Estou com os meus colegas.
      Nem sempre se tem material desejado e nem sempre se tem disposição, no meu caso. Só que mais uns de uma vez e outros de outra, tudo vai andando.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Sim,Dom. Nem me meto em brigas de TITÃS. rss

      Eliminar
    3. Não é bem uma briga....mas tenho que distinguir os que colaboram sem tentarem enriquecer à custa desta "espécie de blog" e os que tem orgulho de colaborar neste "blog de luxo"!

      Eliminar
    4. Ó Chico deixa-os lá com o sindicato!
      Mantêm-te samaritano com este "blog de luxo"!
      Fica ao lado do ADM que te abriu as portas da FAMA!!!

      Eliminar
    5. Não deixo, não, Rafael. Isto do patronato é um grande problema. Quanto tive a empresa já andava como a Ivone Silva: o Chico patrão e o Chico empregado, tinham dias que não se podiam ver. Foi um problema...
      Mais... nesse campo vou dar o exemplo: no dia vinte e cinco de Dezembro, faço greve.
      Agora é que vamos a ver quem são os verdadeiros.
      Por cá não vai mal. Costumavam fazer descontos especiais no dia vinte e seis de Dezembro conhecido por Boxing Day mas neste momento, já há centros comerciais com cinquenta e oitenta por cento de desconto.
      A gasolina estava hoje aqui a 0.77 EUR, em Calgary a 0.67 EUR e na California o galão estava a 1.73 EUR. Isto é que é a livre concorrência. É bom comprar antes do Natal, pois a continuar assim... lá vão subir os impostos.

      Eliminar
  4. Esta espécie de blog de vez em quando lá vai tendo uns posts de categoria, como é o caso deste vindo do Canadá!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um acaso Alfredo Moreirinhas mas pelo menos este todos viram. Também já deves ter visto trabalhos deste artista em Toronto. Valeu a pena.

      Eliminar
    2. Chico tás a ver o Conde de Azurva?....
      Vá lá que te elogia! Merecidamente!!!

      Eliminar
    3. De categoria e à borla! Destes é que Dom Rafael gosta!
      Sou franco, estava a ver se evitava a greve mas já não há outra hipótese, está visto que o patronato não quer cumprir com as suas obrigações.
      Olha, aguentas-te com as despesas em Sicó e nós cancelamos a greve,
      Alfredo, o que achas? O Quito também está connosco e o Tonito, bem conversado...

      Eliminar
    4. O Conde de Azurva tem muita categoria Rafael e quando canta, encanta.

      Eliminar
    5. Se fôr assim, estou de acordo, Carlos Viana. Cada fim de semana uma refeiçãozinha para não se passar fome e até teríamos um patronato compreensivo. Estou a analizar.

      Eliminar
    6. O Conde de Azurva agradece os elogios!
      Concordo, De Viana! Se o dono desta espécie de blog, pagar as despesas do tal de Sicó, incluindo caminheta, vinho, e doces, nós cancelamos o pré aviso de greve!...

      Eliminar
  5. Mural muito lindo.....
    Chico,mostras-nos arte popular com muita categoria.

    ResponderEliminar
  6. Olinda
    Há aqui trabalhos de grande valor a nível internacional, se bem que nem todos sejam conhecidos. À-parte serem arte, também depende dos gostos de cada um. O problema é que por motivos diversos nem todos estão assinados, o que é uma pena pois dificulta a indentificação. Também é um meio de democratizar a pintura mural, o que já não acontece com os quadros. Vou apresentando do que por cá vejo respeitante à arte pública no geral para mostrar a qualidade de vida que procuram dar e que não é dos meios mais caros. O que há fechado, todos os países têm porque há sempre quem pague.

    ResponderEliminar