quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ENTARDECER ...

" ... viverás para sempre nos nossos corações ..."
Nesta arena desumanizada em que está transformada a nossa vida, neste corre-corre diário que é a preocupação com o futuro de filhos e netos, nem damos conta do nosso entardecer. Todos os dias o Sol me cumprimenta pela vidraça da janela do meu escritório, e segue o seu percurso milenar. E devagar, devagarinho, recolhe-se no seio da Serra do Moradal. Mais um dia passou. E eu, sem dar por isso, tenho mais um fio de prata no cabelo. Para trás, nos meus verdes anos, só ouvia os acordes de uma Marcha Triunfal. Agora, que a barca do Tempo se aproxima do cais, percebo que tudo não passou de uma Valsa Breve. Houve um pequeno hiato, nesta minha caminhada pela Eternidade. Gostava de tratar a morte com desdém. De falar dela de uma forma fria e racional. De a reduzir à matemática das palavras. De encarar o desaparecimento dos meus amigos, como se eles fossem apenas embarcar numa nave de esperança, para um destino paradisíaco. Gostava de acreditar. Seria, para mim, muito mais fácil. Que feitio este, o meu, de me apegar à cordilheira dos afectos. De sentir no peito esta tristeza que me avassala a alma, quando mais uma cadeira ficou vazia. De pressentir o desgosto dos outros, espalhados pelo País e na diáspora, que comungam desta infinita tristeza. Resta-me olhar lá para fora, e escutar a sinfonia do silêncio das montanhas em redor. E elas, que todos os dias me abraçam, na sua Caminhada Intemporal, parecem partilhar comigo este meu sentir. E é nesta simbiose cúmplice com a Natureza, neste longinquo recanto de Paz, que cerro os olhos e murmuro uma pequena prece. Por ti, QUERIDA GINA.
OS AMIGOS QUE JAMAIS TE ESQUECERÃO
São Vaz e Quito Pereira

10 comentários:

  1. Convosco e com todos os Amigos, de luto, no recolhimento de nossas tristezas, mando um beijo terno à Gina na certeza de que continuará sempre presente em nossos corações.

    Abílio

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Jorge Carvalho, um grande abraço para ti com um valente nó no coração!

    ResponderEliminar
  4. ...um beijo terno à Gina na certeza de que continuará sempre presente em nossos corações. Ao meu grande amigo Jorge e Família, sentidas condolências. Acompanho-vos na dõr!
    José Leitão

    ResponderEliminar
  5. Revejo-me nas vossas palavras, São e Quito.

    ResponderEliminar
  6. Eu só quero dizer ao Quito, que acredito que a nossa Gina desapareceu porque foi mesmo fazer uma viagem numa nave de esperança, para um destino paradisíaco.E se há pessoas que merecem chegar a um lugar maravilhoso, a nossa amiga é uma delas, pela coragem e força com que aceitou este último ano de vida, lutando sempre, com um sorriso lindo de esperança. Deu-nos uma grande lição de vida. Tenho saudades tuas, minha amiga. Até qualquer dia.

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ler Quito, mais uma vez um lindo texto pleno de sensibilidade.Todos nós estamos tristes com a partida da nossa querida Gina que encontre a paz e serenidade num lugar que todos queremos acreditar que existe.
    Nela Sarmento

    ResponderEliminar
  8. O facto de a Gina nos ter deixado em dia do meu aniversário foi um embate muito forte.
    Conheço a Gina desde que sou um miudo, e foi através de todos vocês que em acolheram no meio do vosso grupo de amigos que a vim a re-encontrar anos depois e a admirá-la imenso.
    Lembro-me da luta que travei e o Jorge sabe disso para que a conseguisse trazer à minha cidade de acolhimento na Rota da Vitela. Nunca esquecerei algumas palavras que me dirigiu.
    Porque era uma pessoa muito querida para mim e para a Laura ontem foi um dia muito sentido e um misto de emoções.
    Seja lá onde a Gina estiver, estou certo de que nos deixou depois de uma vida digna, porque era uma mulher simples, amiga e solidária.

    Um até sempre e obrigado Quito pelas palavras

    ResponderEliminar