quinta-feira, 28 de outubro de 2010

VINDIMAS NA ALSÁCIA


VINDIMAS TARDIAS NA ALSACIA!!
Na Alsàcia vive-se o verao indiano!!! Caracterizado por dias cheinhos de sol e muito céu azul. O equivalente do vosso verao de S.Martinho.
Ontem, o dia estava convidativo a um belo passeio!Peguei na minha CANON 550D e fui até aos vinhedos de Wettolsheim, visitar Marc MANN. Um grande amigo e ilustre viticultôr, que os participantes da ROTA DE COLMAR tiveram o grande privilégio de conhecer, através das provas de Vinho da Alsàcia efectuadas na famosa cave WUNSCH & MANN.
As vindimas normais terminaram hà jà algumas semanas. Mas a Alsàcia possue uma especificidade muito particular: as famosas vindimas tardias, que dao origem a um vinho excepcional, produzido segundo critérios bem definidos.
O clima subcontinental do vinhedo alsaciano, com a sua fraca pluviometria e o tempo excepcional com muito sol, que se observa durante o periodo outonal, é extramamente favoravel a uma grande concentraçao de açucar e ao aparecimento da "podridao nobre", permitindo assim a vindima tardia das castas Gewurtztraminer, Pinot Gris, Riesling ou Muscat, no momento onde oferecem toda a sua opulência gustativa.
Para beneficiarem da mençao "Vendange Tardive", os vinhos devem obedecer a certas condiçoes bastante exigentes de produçao:

-devem ser provenientes de vindimaas manuais
-de castas unicas e comercializados unicamente com os nomes dessas castas
-obrigaçao de apresentaçao do milésimo
-provenientes das unicas castas autorizadas (que citei acima)
-nao terem sofrido qualquer adjunçao de açucar

Os graus de alcool oscilam entre os 14° e 15,5°.

O caracter delicado e aleatorio da sua produçao e vinificaçao, aliado a um preço de custo necessariamente bastante elevado, explica o sucesso dos viticultores e das caves cooperativas que se lançaram nesta aventura, desde 1984, data do decreto permitindo esta designaçao.
Pois ontem, na Herdade do Marc MANN, era dia de festa! O ultimo dia das vindimas 2010!!Um milésimo que promete!!Aliàs, posso-vos garantir que os viticultôres na Alsàcia hà muito que desconhecem o que sao tragédias!!!Jà nem me lembro de ter ouvido falar dum péssimo ano!!!
Trabalhadores eximios mas contentes em recoltar o fruto do seu trabalho!
O Vinho da Alsàcia vai de vento em pôpa! O Crémant hà muito que luta de igual para igual com o famoso Champagne!E as exportaçoes atingem numeros incriveis. Desconhece-se a crise!

Aqui ficam estas imagens vividas ontem em Wettolsheim, no berço do vinhedo Alsaciano! Clima de boa disposiçao mas igualmente de trabalho feito com grande consciência profissional!E bem pago, nao esqueçamos!
Numa das imagens, pode-se vêr uma familia dinamarquesa, que desde 2000 nao perde a oportunidade de vir às vindimas alsacianas!

Bobbyzé



marcadores: vidimas, Alsácia, Bobbyzé

4 comentários:

  1. Bobbyzé estás mesmo no lugar de Capataz!
    Boa e..grande reportagem!

    ResponderEliminar
  2. Já provei muitos destes vinhos.Jornada inesquecível!
    Com este teu testemunho vejo a faina necessária para a transformação...
    Alsácia outonal, linda também.

    ResponderEliminar
  3. Como é bom rever estas paisagens, agora em tons outonais.Penso que a víndima é nas vinhas do teu e nosso amigo que nos ensinou a diferenciar as dez castas provadas .Beijinhos para todos da
    SÃO VAZ

    ResponderEliminar