É de bom tom começar por afirmar a frase batida de que "não tenho nada contra os chineses".
Mas entristece-me que o comércio tradicional da Baixa coimbrã esteja a ser progressivamente substituído pelo comércio chinês.
É exemplo disso a antiga loja dos Marthas, situada num edifício histórico da idade média e, agora, a loja dos Armazéns Coimbra, a pouco mais de uma dezena de metros da primeira, também na Praça do Comércio, ainda por abrir, mas onde já vi entrarem muitos cidadãos orientais com mercadorias.
É a estas coisas que as autarquias deviam prestar atenção, o que infelizmente não acontece porque de uma forma geral se transformaram em meras empresas que apenas avaliam e se preocupam com o volume das receitas.
ResponderEliminarDo Orçamento de Estado, das taxas de alvarás de construção, das licenças de comércio, dos alugueres de espaços públicos...
E agora que somos visitados pelo Presidente da China que nos vem magnânimamente oferecer a compra da nosa divida soberana, convém não levantar ondas...
Se nos lembrarmos,as zonas do comércio tradicional eram zonas com muitos residentes.
ResponderEliminarOs residentes foram-se.
Os espaços comerciais foram fechando por falta de clientes.
Hoje,o comércio de proximidade instalou-se nos novos espaços habitacionais.
Daí que quando os comerciantes tradicionais da Baixa protestam com a abertura dos Hipermercados ao domingo,eu acho que eles deviam exigir a recuperação dos prédios de habitação e tornar a ter residentes.
Na minha zona,vivem meia dúzia de famílias.
A maior parte dos prédios está ao abandono e em ruína.
Claro que o comércio tradicional desapareceu.
Uma loja de chineses,ao fim de 2 ou 3 meses,também fechou.
Vão-me valendo os bares e discotecas...
Os comerciantes tradicionais também não fizeram um esforço,alguns por ausência de mentalidade progressista não conseguiram entender que era necessário remodelar o seu comércio porque o desenvolvimento se foi operando...outros por motivos financeiros e sem apoios não puderam
ResponderEliminaracompanhar a concorrência e sucumbiram.
Outras cidades,Viseu,por exo tem um comércio
vivo...
Coimbra tem Centros Comerciais em demasia...
A China demolidora dos Direitos Humanos está
a tomar conta de nós,económicamente , e não só de Portugal...
Que fazer???!!!
Por estes lados acontece o mesmo. Além de comércios também estão a comprar propriedades agrícolas a preços muito bons para os propriétários. Além disso, deixam-nos lá ficar e até lhes pagam bem se aceitarem serem empregados. No caso de grandes espaços, por vezes são companhias com sede na China. Esta gente de uma maneira geral é muito trabalhadora, sendo o único problema as "tríades", que em certos sítios lhes criam problemas ou obrigam-os a criá-los. Sofrem e têm de manter a lei do silêncio. Na compra de espaços e terrenos, é preciso ver que na China não têm direito a tal, segundo aqui foi explicado. Por isso, preferem sair e arranjarem qualquer coisinha para eles no estrangeiro. De notar que no caso da China, para quem tiver paciência pois a mentalidade é muito diferente, também lá podem abrir empresas.
ResponderEliminarSegundo o jornalista Jean François Lepine que tem percorrido o mundo em representação da Rádio Canada e já lá passou muito tempo por várias vezes, disse ontem na TQ que o Chinês tem uma capacidade extraordinária para criar um emprego da mínima coisa que se lhe apresente, só sendo ultrapassados pelos Vietenamitas. Uma vez que ninguém pegou nisso, se eles criarem postos de trabalho, menos gente na ajuda social, mais barrigas cheias, é bom.
Rui Felício
ResponderEliminarNão sei se será bem assim, embora se pense que possam assumir parte. Na Grécia, ao que sei,é que pretendem assumir a divida por inteiro. Em contrpartida, pretendem que todas as grandes obras e empreendimentos a realizar na Grécia lhes sejam adjudicadas por inteiro. A isto eu chamo chantagem, mas quando se está em tão grandes apuros (tal como nós) não há margem de negociação. O Rui Pato tem razão. É um desconsolo vê-los tomar conta do comércio tradicional, e de casas comerciais que foram emblemas danossa cidade. Ainda por cima os produtos que vendem são de duvidosa qualidade ..
Esqueci- me de dizer que os Chineses pretendem que o acordo com os gregos tenha uma validade de 2O anos. A fonte que me revelou isto em Lisboa, merece-me credibilidade. Talvez haja verdade nisto.Toda ou parcial...
ResponderEliminarPenso que é a este fenómeno que agora chamam
ResponderEliminarMundo Global!
E a Cina vem comprar a dívida de Potugal...
Daí até ficarmos todos com os olhos em bico...é um passo!
Dizem que a China já é o "País Emergente mais poderoso do Mundo"...oxalá não passemos a ser o mais indigente...
Tenhamos esperança que não!
Ó lá, lá. Pelo que tenho visto, o que se passa com estes comerciantes, não tem nada a ver com o governo Chinês. Se estão para "entregarem" Portugal aos chineses (governo), não esperem coisa boa. Isso de ser o governo Chinês, já é muito diferente. Dos Gregos, estou a saber agora pelo Quito. Em África, em vários países como no Senegal, avançaram com dinheiro, só que depois as explorações e obras são entregues a eles. Como na China há muita gente na miséria, levam a mão de obra de lá que sai mais barata mesmo incluindo as viagens. Os rapazinhos vão fazer dois anos e trabalham como escravos nesses países a fim de arranjarem dinheiro para na volta se casarem. Tanto as companhias locais como os operários, não ganharam nada. É claro que não o vão dizer, mas não me admira que Angola comece a abrir ou já tenha aberto mais para Portugal, por causa disso. Eles devem-lhes biliões e alguns são para pagar com o petróleo a longo prazo, tal é a dívida. Não sei que tipo de contratos Portugal vai firmar com eles mas se forem idênticos, não penso que seja nada de bom. Se o Kadafi oferecer dinheiro, é a mesma coisa. Até tremi quando li o que o Quito escreveu. No que respeita aos produtos chineses, foi a ganância dos seus capitalistas que deram origem a devoluções de exportações em massa. Agora já começaram a retificar. Pensavam que os outros tinham os olhos fechados. Falo do que me apercebo por aqui e com o Quito Pereira, já aprendi desses lados. Vale a pena.
ResponderEliminarFrancamente, fiquei a pensar no assunto. Uma vez que se trata de uma situação económica, porque é que Portugal não faz como Singapura? Se nos metermos com os chineses, quando o empréstimo deles se acabar, ainda estamos piores. Estou muito receoso pois penso muito na gente do nosso país.
ResponderEliminarPara os que não conhecem o que se passou com Singapura que é práticamente metade da nossa população e para não terem que andar à procura, aqui fica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Singapura
Como já escrevi há uns tempos, muita coragem.
Caro Quito,
ResponderEliminarNão quis dizer que os chineses queiram assumir a totalidade da dívida soberana portuguesa. O que se fala é que se ofereceram para adquirir uma parte.
O problema não é serem ou não serem chineses.
O problema é que, tal como os agiotas, os que nos emprestarem dinheiro ou os que nos substituirem nos nossos compromissos, passam a ser nossos credores.
E, nessa qualidade,hão-de mais tarde imporem-nos condições quando perante eles não formos capazes de lhes satisfazer as dividas.
Condições que podem passar pela imposição de lhes adquirirmos os seus produtos ou, pior do que isso, lhes alienarmos parte da nossa soberania.
São as regras do capitalismo puro e duro.
Mal de quem deve...
Ponham-se a pau!HU JINTAO veio passar "3 dias de férias" a Paris e aproveitou para fazer umas compritas!!!Adquiriu avioes, energia nuclear e mais uns "brinquedos" para os seus subditos!Gastou 20 bilhoes de dolares e provou que é inteligente!Até demais!Nessas distas compras hà uma enorme parte de transferência de tecnologias!
ResponderEliminarVejam o que se passou com o TGV!!!Compraram aos Franceses a tecnologia para o fazer e jà possuem um comboio, inteiramente chinês, ainda mais ràpido!!!
Nao se esqueçam que hà na China, 51 sectores de actividade onde as empresas estrangeiras nao têm o direito de intervir!!!
Nao sabia que ele ia passar por Portugal!
O que é que ele comprarà por ai? Serà que o FADO esteja à venda?
Que o Cavaco nao se esqueça de lhe desenrolar o tapete vermelho à descida do aviao!!Senao temos o caldo entornado!!!!