Foi a única modalidade desportiva em que obtive uma medalha ( de bronze ), num Torneio realizado no Centro Norton de Matos ( então chamado Centro de Recreio Popular ), em 1963. Trata-se de uma modalidade popular, acessivel a todas as pessoas, sem exigências de especial preparação intelectual, como é exigido por exemplo para o jogo do Xadrez, mas em que se põe à prova a capacidade mental de discernimento e de observação da táctica do adversário. Com o advento e proliferação de jogos electrónicos, suponho que actualmente é uma modalidade que a juventude pratica muito menos do que noutros tempos. O que é uma pena...
Eu também davas "uns toques" a jogar damas mas nunca fui medalhado. Injustiças...
Mas o Rui Felício tem razão. Não se vê a juventude a jogar damas. No salão do Centro, quando há um tabuleiro activo, são jovens dos anos 60 que movimentam as peças. Vou ter curiosidade em dar uma olhadela ao torneio anunciado.
Foi a única modalidade desportiva em que obtive uma medalha ( de bronze ), num Torneio realizado no Centro Norton de Matos ( então chamado Centro de Recreio Popular ), em 1963.
ResponderEliminarTrata-se de uma modalidade popular, acessivel a todas as pessoas, sem exigências de especial preparação intelectual, como é exigido por exemplo para o jogo do Xadrez, mas em que se põe à prova a capacidade mental de discernimento e de observação da táctica do adversário.
Com o advento e proliferação de jogos electrónicos, suponho que actualmente é uma modalidade que a juventude pratica muito menos do que noutros tempos.
O que é uma pena...
Eu também davas "uns toques" a jogar damas mas nunca fui medalhado.
EliminarInjustiças...
Mas o Rui Felício tem razão. Não se vê a juventude a jogar damas. No salão do Centro, quando há um tabuleiro activo, são jovens dos anos 60 que movimentam as peças.
Vou ter curiosidade em dar uma olhadela ao torneio anunciado.
É verdade, isto de treinos de damas era no ESTÀDIO Café Silva, né?!!!
ResponderEliminarUm abraço
Azenha