quinta-feira, 12 de setembro de 2013

RECORDANDO

FUTEBOL CLUBE DO CALHABÉ

(Algumas notas retiradas do livro “O CALHABÉ DO MEU TEMPO) de Fernando Rovira
        Em 26 de Setembro de 1940, um  grupo de jovens fundou o Futebol Clube do Calhabé numa garagem, que sabemos ter  sido na Fonte da Cheira, mas que não pudemos identificar, não obstante o esforço feito nesse sentido. Entre eles, um dos mais entusiastas foi Sertório Simões Dias. Daqui, passaram para a Travessa  nº 2 da Rua do Teodoro, onde se mantiveram pouco tempo por a casa ser pequena para as actividades que pretendiam desenvolver, o que os levou   a passar para a Travessa  nº 1 para uma casa de Saul Morgado, também ele grande entusiasta do Clube.

1ª sede
        Actividades a que de dedicou: Desportivas (futebol, basquetebol, voleibol, ténis de mesa), Culturais, de Recreio e de Beneficência.
        Em 31 de Maio de 1942, dia de S. José, foi inaugurado o Mercado do Calhabé. O F.C.C. colaborou activamente nas celebrações da inauguração. Usaram da palavra o Dr. Mário Matos, então Presidente da Câmara. O Clube distribuiu um bodo a cerca de 200 pobres na sede ainda provisória. A subscrição para esse fim rendeu 5.500$00. À neta do Dr. Mário Matos menina Hortense de Matos, vestida de minhota, coube entregar ao Presidente da Câmara a tesoura de prata com que foi cortada a fita.
        Ainda nesse ano (1942), o clube levou a efeito os festejos pelos santos populares no Mercado do Calhabé, cuja receita reverteu em favor da Colónia Infantil da freguesia de S. José.
        Em 1945, o Clube adquiriu uma nova sede na Travessa 1 da Rua do Teodoro, na casa contígua à anterior, propriedade de Saúl Morgado, onde se manteve até à extinção. Possuía salão de festas, várias salas de jogos, balneários com água quente, bufete e terraço para esplanada, sala do Conselho Técnico, sala da Direcção e uma biblioteca.


2ªsede até à extinção do Clube
………….
Na parte da assistência e com o Dr. Mário Matos  na Presidência o F.C.C os pobres tiveram algum tempo de praia graças à Colónia Balnear do F.C.C. e pelo Natal eram distribuídos bodos aos mais necessitados e roupas às crianças.
        Para Campo de jogos e segundo relata o Fernando Rovira ainda encetaram negociações para um terreno sobranceiro ao Campo da Arregaça, mas foi posto de lado pois iam-se servindo do Campo de Santa Cruz, sendo orientados pelo jogador Micael, da Académica.
        Em 1947 e 1949 foram levados a efeito mais festejos dos Santos Populares, no MERCADO  cuja receita revertia para o Asilo da Infância Desvalida e para a Casa dos Pobres. Neste último ano foi ali cantada, com música do “pigale”, uma letra de João Araújo que incomodou as autoridades citadinas.
        Em 1950, o Clube festejou o 10º aniversário com a oferta duma bandeira, pintada pelo artista conimbricense Carlos Ramos, de que foi madrinha a menina Hortense Deolinda Quinteiro de Matos, neta do Dr. Mário Matos. Foram descerradas fotografias de José Oliveira Soares e Américo Costa. Foi também inaugurada a biblioteca no dia 5 de Novembro e oferecido aos sócios um espectáculo teatral pelo Agrupamento Artístico do Ateneu de Coimbra.
     Em anos seguintes actuou o Teatro dos Estudantes  com a Farsa de Inês Pereira, a Súplica de Cananeia e Todo o Mundo e Ninguém.
      Conferências pelo Dr Alfredo Fernandes Martins (FRED) e Tavares da Silva.
       Nos festejos do XIV um espectáculo pelo Grupo de Teatro Amador do Clube.
       No futebol disputou o Campeonato Regional de Coimbra da 3ª divisão, ficando em 2º lugar. Outros clubes: Nacional, Ases Unidos, Argos e Atlético.
        Jogadores: Noel, Silveira e Roque; Olinto, Tara e Cecílio; Arlindo, Américo, Entímio, Lalanda e Nino. E ainda Mota, Ramos, Almeida, Horácio, Alexandre, Sarmento e Gomes.
        Época seguinte: ascendeu à 2ª divisão: Alinharam: Domingos, Silveira e Roque; Coelho, Alexandre e Ramos, Veiga, Carvalho, Aureliano, Fernandes e Américo.
Nos anos seguintes teve jogadores como: Roque, Fernando Adelino, Ferro Sarmento Nani, etc.
        Participou na Taça da Associação de Futebol de Coimbra em que a Académica saiu vencedora( 1945)
        Também disputou o Campeonato de Júniores de Coimbra a partir de  1944-45.
        No Basquetebol distinguiram-se: Armando Lemos, Baeta; Milton, Travanca e Adosindo.
        No Ténis de mesa distinguiram-se: António Vaz, Rui Macedo, Vasco Matos e Américo Costa. Anibal Sarmento, José Roque Manuel Vilas
         Na natação distinguiu-se Carlos Lebre.
                                       ..................................................................
Nota ADM: ficaram célebres os Bailes de Carnaval, em que participei nalguns deles!

Interessante rever esta reportagem sobre o Clube Futebol do Calhabé  AQUI


8 comentários:

  1. Fui a uns BONS bailes de Carnaval (assaltos)alguns com o Greco.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante.Acrescento que existiu também uma equipa de natação da qual fez parte entre outros, o Alfredo o Luis Cabral O Dino a Inês Eu o Carlos Filho da D.Dora O Jorge Tito e outros mais que não me recordo de momento.

    ResponderEliminar
  3. Uma recordação muito interessante. Lembro aqui o saudoso Senhor Sarmento. E recordo aqui Senhor Professor Doutor André Campos Neves, meu vizinho e com quem mantenho há muitos anos uma relação de cordialidade ...

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante esta história dos primeiros anos do FCC, que eu já conhecia, por ter lido com muita atenção o livro do Fernando Rovira. Claro que os anos aqui relatados, eu ainda nem era vivo, mas como a Nela diz e bem, mais tarde, a partir de 1962, formámos uma gloriosa equipa de natação! Fomos campeões regionais e participaram também equipas do Fundão, Figueira da Foz e Santa Clara. Foi pela mão do Sr. Sarmento que muitos se inscreveram, inclusivé a Nela, sua filha. O Professor Luís Lopes da Conceição era o nosso treinador e o Uriel que também nadava e bem. na falta do LL da Conceição, tomava os comandos dos treinos.
    Bailes nos anos 60 eram uma maravilha!... Muitas e boas recordações!

    ResponderEliminar
  5. Também frequentei o FCC. Inlusivamente, em aulas de Teatro, ministradas pelo meu saudoso Amigo Sr. Ferrão (o pai de um malandreco que anda por aqui perto!).

    ResponderEliminar
  6. Aqui dancei tantas vezes...
    Festas fantásticas!
    O meu irmão Paulo pertenceu também à Direccção do FCC e lá estava eu lá caida sempre.
    Gostei de recordar estes tempos e este clube.

    ResponderEliminar
  7. Morei no primeiro andar do prédio ao lado, 18 anos, ali nasceram os meus dois filhos mais novos.Neste edifício, já só funcionava o grupo de rádios amadores de Coimbra, que muitas dores de cabeça deram à vizinhança (e insultos, interferiam nas televisões e insultavam o pessoal), ao ponto de ter de ir a tribunal testemunhar a favor do neto do Saul Morgado, que era o meu senhorio...
    Acho que o futebol seria mais pacífico!

    Uma gracinha dessa ida a tribunal: o advogado dos 'macanudos', perguntou-me muito malcriadamente, se eu era 'mesmo' casada com o meu marido, já que tínhamos opiniões diferentes...Tive de lhe perguntar em que parágrafo do 'contrato' é que dizia que temos de gostar ambos do mesmo (e o juiz aprovou!)

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,
    Estou a escrever a história do futebol em Coimbra. É possivel saber se Hortense Deolinda Quinteiro de Matos, neta do Dr. Mário Matos, poderia falar do seu bisavô. É com o Dr. Mário Matos que a partir de 1910, o futebol conimbricense começa a ter um novo desenvolvimento. O meu contacto de e-mail é filipegerardojorge@gmail.com
    Obrigado e Cumprimentos

    ResponderEliminar