domingo, 8 de fevereiro de 2015

PORTUGAL DOS PEQUENITOS - COIMBRA-A Comemorar 75 anos

TUDO É MINÚSCULO PARA NÓS - MAS GRANDE PARA AS CRIANÇAS - E TUDO É VERDADEIRO. Bissaya Barreto

História Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é desde 8 de junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança. Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e projetado pelo arquiteto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto , que tem como patrono este ilustre Professor. Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações. Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitetónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.

6 comentários:

  1. Trata-se de uma obra muito admirada pelos turistas. Há turistas que se instalaram na Quinta das Lágrimas para irem visitar o Portugal dos Pequenitos. Económicamente, vale a pena. Também gostam da Quinta das Lágrimas pelo seu socego e porque tem muito espaço à volta para visitar a pé. À noite extasiam-se a admirar de lá a encosta da cidade até à Universidade, que fica na outra margem.
    Por outro lado gostavam muito de Évora pelo seu socego.
    Também se admiram da capcidade de construção imobiliária dos nossos antepassados: dizem que temos muiiiiiitos castelos.

    ResponderEliminar
  2. Uma obra admirável que visitei com os filhos já há bastantes anos!
    Ontem estive no inicio das comemorações dos 75 anos da sua inauguração, onde foi anunciado pela Presidente da Fundação que o Portugal dos Pequenitos ia ser aumentado com novos motivos de interesse.
    É sem dúvida um grande polo turistico de Coimbra.

    ResponderEliminar
  3. Um sítio mágico, que gosto SEMPRE de visitar. Todas as crianças deveriam ter a possibilidade de visitar...

    ResponderEliminar
  4. Ponto de passagem obrigatório para quem visita Coimbra. Para a pequenada, um paraíso, um mundo de fantasia tornado realidade. Para os adultos, uma forma de, divertindo-se, aprender História de Portugal.
    Claro que nem tudo é perfeito. Mas, hoje, estou extraordinariamente moderado no meu sentido crítico.

    ResponderEliminar
  5. Em tempo: achei a técnica utilizada, fotografias trabalhadas de tal forma que quase nos parece estar na presença de um video, muito interessante e imaginativa.
    Não fora a presença de crianças imóveis e, na primeira apreciação, "comia-se" por video.
    Digo eu...
    Os artistas de imagem que se pronunciem. Se calhar esta técnica é mais velha do que a Sé de Braga e eu é que não a conhecia.

    ResponderEliminar
  6. É uma tecnica que resulta muito bem.Acho eu!
    Ainda bem que mencionas esse pormenor o que me levou a ver o vídeo novamente.
    Estamos sempre a aprender...o que porventura já é velho!

    ResponderEliminar