sábado, 6 de novembro de 2010

DO MEU SÓTÃO...COM DEDICATÓRIA ESPECIAL!



Esta foto vai dedicada ao Fausto , ao Toninho e à Helena Garcia; trata-se de um retrato tirado no início dos anos 50 à porta do Primeiro de Janeiro. Era aí que trabalhavam o meu pai - Rocha Pato (o 1º da esquerda ) e o Sr. Fausto Marques (o 2º da esquerda). Não sei quem são os outros cavalheiros.
Note-se, como curiosidade que, tal como hoje ( coisa rara!) lá está ao lado a loja de chapéus César Alves, uma jóia do comércio tradicional coimbrão.

foto e texto de Rui Pato


marcadores: fotos antigas

12 comentários:

  1. Novamente esse sótão, tão precioso...
    Parece um Mágico a tirar Coelhos da Cartola...
    Abraços
    Graça

    ResponderEliminar
  2. Gosto sempre de ver fotografias destas. A loja dos chapéus a lembrar tempos passados. Como os homens se vestiam nessa altura: calças bem vincadas com baínhas altas, bolsos e lapelas dos casacos com feitio largo, lenço no bolso do casaco, os botões de punho que não se vêm mas notam-se nas camisas, sapatos engraxados, tudo bem diferente de hoje. As gravatas ainda hoje se usam. O cabelinho sempre bem cortado. Há... não têm essa praga das tatuagens à mostra, ou sou eu que não evoluí.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Dr Pato, de vez em quando sabe bem irmos ao baú retirar algumas recordações, que nos fazem recuar alguns anos...é sempre bom

    ResponderEliminar
  4. Que bela fotografia. O Senhor Fausto foi meu vizinho. Uma saudade. A nossa bela Coimbra de outros tempos. A magia da Baixa Coimbrã. Rui, fico à espera de mais coelhos da cartola ...
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Nunca me cansarei de ver estas jóias do Rui Pato.
    Gostei do comentáro do Chico.

    ResponderEliminar
  6. A elegância no vestir...de acordo com os ilustres Senhores, o Pai do Rui Pato e o Senhor Fausto Marques Pai dos nossos amigos Toninho e Fausto.
    E nesse baú de relíquias, não haverá um exemplar do "Ponney"? Julgo que o Senhor Fausto Marques foi director deste "irreverente" jornal.
    Realmente o comentário do Chico Torreira descreve com pormenor, a legenda da foto.
    Parabéns Rui Pato!
    E que saiam... mais da cartola!!!

    ResponderEliminar
  7. De facto, também achei oportuno o comentário do Chico. Realmente, salta à vista o cuidado com o vestuário. O Leitão lembrou, e bem, o "Ponney", jornal do Senhor Fausto Marques. E por arrasto vem essa figura emblemática da cidade que era o Teixeira que vendia o dito jornal. Recordo,aquela figura quase mítica das tertulias académicas, muito estimado por toda a gente, com a sua voz e passo arrastados. Lembro-o na Praça da República,na vésperade um Académica -Benfica, com o "Taxeira" a apregoar o "Ponney" assim: olha o "Ponney" que tráz o Benfica "à rasca"...
    Belos tempos. O mumdo de recordações que me vêm ao pensamento com esta deliciosa foto do Rui Pato...

    ResponderEliminar
  8. O Rui Pato vai continuar a surpreendermo-nos com estas belas fotos e que eu tenho todo o gôsto em publicar!

    ResponderEliminar
  9. Eu iria jurar que o 1ºda esquerda é o Rui Pato, "enfarpelado" à elegante moda dos anos 50/60.
    Falta-lhe o bigode e o característico cachimbo...

    Também a " César Alves " me traz recordações. Não a conheci com os chapéus dependurados fora do estabelecimento mas, ainda assim, fui cliente e amigo da casa.

    Para o Rui Pato, mais uma vez, o meu obrigado.

    Continua a arejar o teu baú.

    ResponderEliminar
  10. Lembra-me, vagamente, de ver o meu pai também de chapéu!
    Tenho fotos comprovativas.
    Os homens vestiam com elegância, sem dúvida, Chico.

    ResponderEliminar