2º plano: José Veloso; Fernando Batista, Joaquim Antunes.
3º plano:...? Soares, Júlio Vale e Castro, Américo Costa, Montanha Pinto;...?
4º plano: Loureiro, genro do sr Alipio da Mercearia, ...?
5º plano: Dr. Amilcar Gouveia
Das 15 personalidades da foto 1, 11 foram e são habitantes do Bairro N. Matos. Pelo menos 9 já falecidos Será que familiares e amigos reconhecem este nossos amigos?
Aqui pelo Bairro está o Mestre Deolindo Rodrigues, nosso companheiro nas bicas do Samambaia.
Desta foto conheci: Américo Costa, Amândio da Atlântida, Montanha Pinto.Soares penso ser o pai da Maria Isabel Soares Umbelino.
Loureiro penso que morava na esquina da Rua Vasco da Gama com Frei António Taveira-em frente à Maricota. O filho está muito pelo Samambaia, morando nessa vivenda com a irmã...
A bancada do Estádio Municipal de Coimbra em construção...e que não impediu a realização de mais um encontro da Associação Académica
Talvez um Académica/Futebol Clube do Porto...
...quando o futebol era uma festa, sem claques organizadas...e os espectadores ocupando a pista no topo sul!
Aqui já se vê a bancada concluída.
Lamentavelmente, daquele grupo não reconheço ninguém. Seriam certamente mais velhos que eu. Dos jogos com o Municipal cheio recordo-me bem. Era sempre uma festa com a vinda dos ditos "grandes". Hoje, o futebol é de sofá, com os campos ás moscas. Negócio nebuloso, que se joga mais fora do que dentro das 4 linhas. E uma classe que enriqueceu: os chamados "empresários", os novos mercadores de escravos dos tempos modernos ...
ResponderEliminarEsta postagem tem o mérito de ser com fotografias bastante antigas e que têm a ver, no caso da 1ª foto, com alguns moradores do nosso Bairro, que os mias idosos (meu caso), ainda conheceram!
ResponderEliminarCaso do Senhor Soares, Loureiro, Amândio, Américo Costa, Montanha Pinto.
Fora do Bairro aparece aqui Júlio Vale e Castro avô do jogador José Castro que tem jogado em vários clubes espanhóis e presentemente joga no Rayo Vallacano.
Portanto tem mais interesse para os mais "velhotes"
As outras dizem respeito a Coimbra, particularmente ao Calhabé e mostram como antigamente o Estádio tinha verdadeiramente grandes enchentes...até a pista de atletismo tinham espectadores!!!!!
Como tudo hoje é diferente! Porto, Benfica e Sporting era sempre na ordem das 30 mil pessoas!!!
Como não havia cadeiras, mas sim bancadas de pedra , cabia sempre mais um!
E para caber mais e mais...ficávamos de pé!!!
Obrigado amigo Deolindo Rodrigues. Sei que no sótão ainda há mais.
EliminarTerei todo prazer em publicar outras.
Conheces sim, Quito! Pelo menos o Mestre Deolindo que está todos os Domingos na bica do Samambaia. Eu conheço-o bem, porque ele foi meu mestre na Brotero.
ResponderEliminarAlfredo correcto e afirmativo.
EliminarA foto de baixo talvez um F. C. Porto - Académica.
ResponderEliminarPara ser no Municipal de Coimbra a foto teria de ter sido tirada , donde actualmente está o Dolce Vita ( bancada do lado direito) e o peão tinha uma entrada a meio, nem é visivel o BNM.
Fernando Sousa
A última fotografia não parece ser do Estádio Municipal de Coimbra...Onde está a entrada Virada para o Bairro?
ResponderEliminarDe facto analisando bem a foto não há dúvida que não será do Estádio Municipal.
EliminarComo já aqui foi referido o amigo Deolindo terá ido ver -talvez um Porto / Académica e tirado esta foto. Quem sabe se fazia parte da "NAVE DOS LOUCOS!!!!!
Mas vou conversar com ele para ver se terá sido nas Antas.
Lamento que o amigo anónimo não pusesse o seu nome, numa afirmação que não ofende ninguém. Além disso, olhando atentamente a foto, acredito que é capaz de ter muita razão. O "pião" do Municipal de Coimbra era muito menos grandioso e a zona por detrás do "pião", nada tem a ver como Calhabé ...
ResponderEliminarlamento ter apagado ao comentário anónimo, mas o que está estipulado é que não são admitidos.
ResponderEliminarNão custa nada fazer a ientificação dos comentários.
Peço desculpa.