segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Lutar pela Paz

Mais um mural que não estando tão escondido como o que já foi aqui apresentado de Shalak, não se via da rua principal.
Este mural que adorei pela suas linhas, côres e muito especialmente pelas suas mensagens, é um excelente mural intervencionista de Miss Me. Dele bem se pode escolher para título a frase "Fight for peace" (Lutar pela Paz), que se pode ler na perna esquerda destes militares-dançarinos acompanhada pelo palavra "Hope" (Esperança), na perna direita. Se as juntarmos traduz-se como "Esperança na Luta pela Paz" mas retira-se a ideia de "Tenha esperança, lute pela Paz".
As armas do lado esquerdo do mural apresentam palavras que ligadas dão a frase "Dreams are for Real" que nos quer dizer que "Os sonhos são reais", mais no sentido que "Nem todos os sonhos são simples sonhos mas alguns podem ser realidade."
Logo a baixo lê-se "Music is my Religion" (Música é a minha Religião). As do lado direito apresentam três palavras reais na vida do dia a dia "Opinion, Positions, Words" que em português não é mais do que "Opiniões, Posições, Palavras".
No entanto, para mim o mais significativo são as frases da canção "Strange Fruit" (Fruto estranho), que muita controversa tem dado, descritas no papiro em cima à nossa esquerda nas mãos da sua intérprete Billie Holiday. É uma canção de protesto retirada do poema de Abel Meeropol de 1937 em que a ideologia do KKK era uma realidade. No seu poema cita uma foto muito especial de 1930, que mostra o linchamento seguido de enforcamento de dois afro-americanos chamados Thomas Shipp e Abram Smith.
Foi uma época rica para o jazz e assim poderemos ver a seguir a Billie Holiday vários interpretes, músicos, autores, compositores como Sarah Vaughan, Miles Davis, Nina Simone que veio a ser militante pelos Dreitos Cívicos nos Estados Unidos. A última da direita não identificada, leva a pensar com bastante segurança que seja Amy Winehouse. É muito possível que Miss Me a tenha considerado neste grupo porque embora fôsse uma jovem artista britânica desaparecido prematuramente há pouco tempo e bastante galardoada, interpretava a música Jazz com introdução de Soul (Alma - Música popular afro-americana dos anos cinquenta nos EU) e outros tipos de música.


Para uma melhor compreensão, aqui fica a tradução da canção retirada da wiki:

Fruto Estranho

As árvores do Sul estão carregadas com um fruto estranho,
Sangue nas folhas e sangue na raiz,
Um corpo negro balançando na brisa sulista
Um fruto estranho pendurado nos álamos.

Uma cena pastoral no galante Sul,
Os olhos esbugalhados e a boca torcida,
Perfume de magnólia doce e fresca,
Então o repentino cheiro de carne queimada!

Aqui está o fruto para os corvos arrancarem,
Para a chuva recolher, para o vento sugar,
Para o sol apodrecer, para as árvores fazer cair,
Aqui está uma estranha e amarga colheita.

56 comentários:

  1. Credo! Uma mamoca!
    Ó ginecologista! Anda cá ver isto!
    Mata! Mata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ésta gaja não tem cura! E é invejosa, pois não consegue ser modelo para exibir o mesmo talento da Amy Winehouse.Só se for um "osso" mais saido do esqueleto...
      Valha-me o Diácono dos Remédios.Só ele! Sim só ele, porque a Senhoira d´Aparecida não dá para estas situações!!!

      Eliminar
    2. A Amy Winehouse não é a de baixo, é a de cima.
      TOOOOOMAAAAAAAAA!

      Eliminar
    3. São Rosas
      É o eterno problema de certas portuguesas. Não dão preferença ao produto nacional. Enfim...
      A minha vénia.

      Eliminar
    4. Rafael
      A Amy Winehouse que faz parte dos cinco meios corpos em cima com coroa, é a última da direita como diz a São Rosas. É a única que não está identificada na coroa. Estão na seguinte orgem: Billie Holiday, Sarah Vaughan, Miles Davis, Nina Simone e Amy Winehouse. Parece-me que a juventude aí está com o pé para a dança. Não sei porquê...
      Um abraço.

      Eliminar
    5. Para mim são todas iguais e de nome só conheço essa! Era a mais badaladsa...
      Há ali uma Simone, mas não deve ser a nossa da desfolhada...

      Eliminar
    6. Pois não, Rafael. Tem toda a razão. A nossa Simone de Oliveira era mais novita que a Nina Simone.

      Eliminar
  2. O mural é bonito e exótico. Nesta filosofia, naquilo que são as tuas oportunas explicações, fica um travo de perplexidade, no antes e depois da foto. "Esperança e luta e pala paz", primeiro e no segundo caso, uma demoníaca torrente de palavras em verso em "fruto estranho". Naturalmente que há muito de alegoria em tudo isto. Por vezes, o alcance das palavras, está para lá da linha do horizonte: Do horizonte terreno, porque o etéreo não tem limites mesmo que construído por palavras ...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Quito. De facto é um mural diferente do habitual e que deu oportunidade para identificar quase tudo. Isto é raríssimo. É preciso uma capacidade creativa muito grande como a do Miss Me mas nem todos têm a mesma capacidade de expôr. Tive no entanto o cuidado de definir a posição de cada um para que pudessem acompanhar. O pergaminho com o " Fruto estranho" vê-se em cima do lado esquerdo. "Os sonhos são reais" traduzidos à letra, fica logo por baixo. A baixo de "Os sonhos são reais" fica " Música é a minha Religião". "Opiniões, Posições, Palavras" fica ao mesmo nível do lado direito. "Esperança na Luta pela Paz" traduzido à letra, fica em baixo nas pernas dos militares-dançarinos e a assinatura do Miss Me fica logo ao lado da perna direita do terceiro militar-dançarino. Tentei fazer o que por aqui se diz: o que interessa é transmitir a mensagem mas pelo teu comentário parece-me que não fui capaz, pelo que à próxima seguirei uma ordem que descreverei.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Excelente! Grande artista!
    Se a São Rosas lá fosse, trazia a parede para a colecção!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parede toda não. Mas trazia aquela mamoca.

      Eliminar
    2. Sim , Miss Me é de facto um grande artista, Alfredo Moreirinhas.
      Quanto à São Rosas, nem penses nisso. Ela está mais interessada pela bailarina desconhecida.
      Uma abraço.

      Eliminar
    3. Sim e o que é que fazias com ela?Garotos? E o café donde o tiravas!

      Eliminar
  4. Primeiro e só a esta hora tive oportunidade( eu trabalho...)de ver esta magnifica postagem do Chico!
    O texto é para ler devagar e ir acompanhando as figuras do mural.
    A descrições para cada uma delas realçam ainda mais a qualidade deste trabalho...e o trabalho do Chico, para que tudo saísse perfeito.
    Mereces... ser aumentado nas ajudas de cus(t)po! Vou propor ao conselho de administração, embora não seja fácil, pois são muito forrêtas!
    Chico continua a sueprender-nos!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos o Rafael compreendeu a mensagem do mural. Foi um mural que estava todo escrito, havendo só o problema de se conhecer ou não o segundo nome dos artistas da linha de cima pois o primeiro nome está descrito nas coroas. Como era gente conhecida através dos tempos, não houve problemas.

      Ai... eles é que são forretas?!!!!!!!!!!!

      Só agora vim aqui porque tive que andar por fora e assisti a um fenómeno que até à data foi pouco visto. Fazia menos vinte e dois centígrados que com a eólica dava uma percepção de menos trinta e dois. Isto tudo junto, deu cá uma borrasca...! Perante a admiração geral com um tempo destes, começou a nevar. Era uma espécie de chuva cilindrica muito pequenina, porque não era capaz de fazer flocos. Caía gelada mas no chão ficava neve. As condições de neve são perto de zero mas aconteceu que passou uma corrente húmida muito perto daqui e o fenómeno deu-se. Maravilhoso.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. ...não houve problemas, para ti!
      Quanto ao aumento das ajudas de cus(t)po não te preocupes. Eu meto uma cunha!!!!

      Eliminar
    3. Chico, eu digo mais, escusas mesmo de te preocupar.

      Eliminar
    4. Eu ouço e leio bem.Escusas de repetir!!!
      Não se deve preocupar! Mas preocupo-me eu!
      A massa vai toda para o préio amaricano. Só trabalha de noite e quer horas nocturnas a dobrar!!!

      Eliminar
    5. Estás a ver, Carlos Viana, já anda com desculpas.
      Ao menos o lavacolhos não promete nada e faz muito barulho.

      Eliminar
  5. Belíssimo e com as explicações complementares dadas pelo Chico Torreira, tudo claro como água
    Claro que a São Rosas vê uma mamoca e embaralha logo a cabeça ao pessoal. O que vale é que o ginecologista não a deixa pôr pé em ramo verde..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É belíssimo, sim senhor, Carlos Viana. As complementares é porque cheguei à conclusão que a minha ideia de "Se tem fome, não lhe dês um peixe mas ensina-o a pescar", não funciona em todos os lados pelo que fui lendo nos diferentes comentários. Assim, tanto no que apresento como em certos comentários, sempre que posso dou uma achega no que penso fundamental. Isto sem falar-mos no famigerado comentário sobre Sta. Justa. :)
      A São Rosas, é assim mesmo. Se não fôsse o amigo dela a travar, era uma louquinha.

      Nota : como adoras o frio, a Meteo Canada acaba de informar que hoje não senti menos trinta e dois mas sim menos trinta e cinco. Vá, põe lá a escalfeta.

      Eliminar
    2. Vira para lá essa boca. Os 7 graus que aqui estão já chegam para congelar. Não se vê ninguém nas ruas, só mesmo por obrigação. Olha, daqui por 15 minutos tenho de ir buscar o meu neto mais pequeno à escola. O Outro está em casa, com gripe, e a Olga está a tratar dele.
      É assim.

      Eliminar
  6. Bem... já que ninguém mais repara na mamoca, só eu, aí vai uma aulinha: a "dançarina desconhecida" só é desconhecida para vós. Vejam lá se não é a Josephine Baker, "uma célebre cantora e dançarina norte-americana, naturalizada francesa em 1937, e conhecida pelos apelidos de Vénus Negra, Pérola Negra e ainda a Deusa Crioula". No link ali atrás, cuidado que há uma imagem da Josephine Baker... a mostrar as duas mamocas.
    Para que saibam do que estamos a falar, Ernest Hemingway definiu-a como “...a mais maravilhosa mulher que alguém já viu”.
    Foi uma das rainhas do burlesco. "Em 1925 estreou-se em Paris, no Théâtre des Champs-Élysées, tendo sucesso imediato com a sua dança erótica, aparecendo praticamente nua em cena". Morreu em 1975.
    Tomem lá este video de uma actuação dela na «dança da banana». Aqui, vêem-na e ouvem-na a cantar. Queixais-vos de nestes videos não se verem as mamocas? Não quero que vos falte nada.
    A cultura é uma coisa muito linda... mas a Josephine Baker também era!
    Ora tomem que julgavam que eu só via ali uma mamoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São Rosas
      Diz ao teu amigo que tenho ido buscar dados à internete para pôr no blogue porque cheguei à conclusão que nem todos que lêm o blogue são capazes de pesquizar e uma ajudazinha em nada prejudica os que já conhecem ou são capazes de fazê-lo.
      Tenho a impressão que estou a mais neste blogue.
      A minha vénia.

      Eliminar
    2. Chico, por favor retira o último parágrafo!!!
      Ninguém está a mais!
      As tuas postagens são sempre muito bem vindas!
      O comentários da São Rosas nada têm de que te possa a dizer que estás a mais no blog!!
      Por favor fico triste e...não queria!

      Eliminar
    3. Retira o último parágrafo? Estou de acordo contigo.
      Oh Chico, deixa-te de vénias...

      Eliminar
    4. Chico, eu também gostava de perceber o que é que o meu comentário te leva a sentires isso. Se é por eu estar sempre a brincar, eu sou como a Gabriela do Jorge Amado, descrita por Dorival Caymmi e cantada por Gal Costa:

      "Eu nasci assim
      Eu cresci assim
      Eu sou mesmo assim
      Vou ser sempre assim"

      Peço-te desculpa se te sentiste magoado com o que escrevi.

      Eliminar
    5. Sãozita, por tua culpa fui matar saudades da "Gabriela". Que maravilha!
      Mas olha para onde, após isso, fui remetido: Sonia Braga y el cine erótico latinoamericano.
      Também foste à Sonia Braga? Se não foste, vai. Aposto que até tu vais gostar muito...

      Eliminar
    6. Eu sei que nasceste assim e...em Caria
      Foste crescendo assim
      E o professor Rogério
      Já sabia que ias mesmo ser sempre assim!
      E ainda bem!

      Chico, a São Rosas é mesmo um Paulo Moura chapado!

      Eliminar
    7. Eu só comento como São Rosas por preguiça, porque quando venho aqui também estou no blog «a funda São» e dá muito trabalho a mudar de utilizador.
      E é como dizes, Rafaelito: a São Rosas e o Paulo Moura, só à chapada :O)

      Eliminar
    8. Não me meto (e nem devo). Quando acabar, chamem a mamãe. Irei juntar os caquinhos e faço deles outro ...mural cultural.
      rsss
      Bjs a todos

      Eliminar
    9. São Rosas
      Até gosto que brinques mas as pessoas costumam-se dirigir a quem criticam e o teu comentário das 7 :43 de hoje de manhã, é para mim uma imitação da minha forma de expôr : só que é de forma impessoal ou na tua pessoa mas percebe-se muito bem a imitação. Já neste blogue me criticaram directamente até por ter andado na FAP, o que me deixou perplexo porque até nem conheciam as minhas ideias, nem sabiam o motivo pessoal da decisão de uma criança de dezassete anos. Nem os meus colegas da FAP souberam. Só que tal não me deixou aborrecido porque é um direito de se dizer à pessoa o que se pensa. Dirigiram-se a mim e eu respondi de igual valor. Continuou tudo bem.
      És uma figura sombra ou fantasma criada pelo teu amigo, que tem dado a este blogue uma certa alegria e descontração, o que não é nada fácil no dia a dia.
      Quanto a mim, directamente podem gozar comigo. Até gosto de brincadeiras da "malta" do nosso tempo e replico. Esta caso aconteceu e tudo faz parte do passado. Continua com a tua boa disposição.
      A minha vénia.

      Eliminar
    10. Continuo sem perceber em que é que te estava a criticar ou imitar mas a falha deve ser minha. Como dizem os franceses, "en frent".
      O Paulo Moura diz que te manda um abre aço.

      Eliminar
  7. Bem... já que ninguém diz nada, vou eu dizer:
    Aqueles cinco negros todos iguais na parte de baixo, são o JIMI HENDRIX. A frase: MUSIC IS MY RELIGION é dele.
    Mas tem mais!... Porquê as armas e os anjos?!... Porque a frase completa é:
    MUSIC is my religion, LOVE is my weapon, PEACE is my soul.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito válido este comentário, Alfredo Moreirinhas. De facto tinha reparado no que dizes acima mas uma pessoa não conhece tudo e de facto não pensei no que acabas de expor. Neste blogue aprende-se muito. Excelente.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. É verdade, aprende-se muito nesta espécie de blogue. Mas o Moreirinhas só sabe destas merdas, se eu lhe perguntar quem é que marcou o primeiro golo do jogo Benfica-Boavista, do último fim de semana, é gajo para não saber!

      Eliminar
    3. Quem marcou o golo foi o Eusébio! Aos 35 min. o Barrigana defendeu um penalty e o Bentes saiu lesionado, com uma cabeçada do Águas! o Matateu entrou para substituir o Bentes. Queres mais ou chega assim?

      Eliminar
    4. Olha, afinal também sabe de futebol. Chiça, só lhe falta tocar piano e falar francês!
      O "francês" de Mira e da Figueira não serve...

      Eliminar
  8. Chico Torreira, brincadeiras à parte, que também deverão ter o seu lugar neste espaço de amizade, postagem como esta valorizam o blogue e quem o lê. A cultura geral não tem fronteiras e é universal, daí a sua imensidão e importância para o ser humano.
    Venha mais, certo?
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  9. Sr. Viana da Olga!
    Aqui toda a gente percebe à primeira, não é preciso repetir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já percebi que este gajo anda gago.Normalmente, passo-lhe a esfregona na gaguez mas desta vez deixo ficar para que o teu comentário não fique "no ar" e eu não gosto de te ver dependurado...
      Por outro lado, o nosso administrador, dono e senhor desta espécie de blogue, fica todo contente porque o número de comentários dobra!

      Eliminar
    2. Também vou apagando os duplicados...que acontece um pouco por vários de vós!
      Claro que por vezes só dou pelos duplicados nos email´s.
      É tudo movimento! Movimento é vida! Vida é respirar...sem ser assistida!

      Eliminar
  10. O Chico mostra-nos estas maravilhas e explica-nos tudo!
    São mote para troca de saberes e opiniões dos intervenientes na conversa o que ainda mais valoriza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento explicar tudo, Celeste Maria mas há muitas que não o permitem, embora sejam verdadeiras maravilhas. Também estou de acordo com a Celeste Maria pois a troca de opiniões é um dos sustentáculos deste blogue. Quanto ao mural na referência ao "Fruto Estranho", vem-nos lembrar que situações idênticas se repetem ao longo dos tempos: antes, linchavam e dependuravam os Afro-Americanos nos EU. Hoje, noutros lados degolam as pessoas.

      Eliminar
  11. É isso mesmo Celeste Maria. A análise que fiz sobre a possibilidade de ser o Jimi Hendrix, não sei se está correcta! É o que eu penso, mas dei voltas e mais voltas à mioleira e não consegui arranjar justificação para serem 5 figuras iguais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alfredo, aquela cara não me parecia ser do Jimi Hendrix. Pesquisei a frase "Dreams are for real" e encontrei-a no meio de citações de um tal de Tupac Shakur. Descobri que é Tupac Amaru Shakur, mais conhecido pelos seus nomes artísticos 2Pac, Makaveli ou apenas Pac, foi um rapper estadunidense que morreu em 1996. Críticos e membros da indústria fonográfica o nomeiam como um dos maiores rappers de todos os tempos.
      Pelas fotos dele na net, parece-me que é mesmo ele que está representado no mural.
      Questão seguinte: porquê representado cinco vezes? Na Wikipedia dizem que "No início de sua carreira, ele foi atingido por cinco tiros e assaltado no corredor de um estúdio de gravação em Nova Iorque"... mas, mais provável, é ter a ver com as 5 profecias que alguns admiradores dele, que o viam como profeta urbano, descobriram nas suas músicas.

      Eliminar
    2. Chico, eu e a São Rosas agradecemos-te a oportunidade de aprendermos coisas novas. Bem hajas.

      Eliminar
    3. Esto (es)TU(f)PAC(to) com tanta saboderia!
      O que vou aprendendo da vida dura destes Amarus!

      Eliminar
    4. Comigo não aprendes nada, Paulo Moura. Podes é ir vendo umas fotos.
      Abraço.

      Eliminar
    5. Aprendemos sempre uns com os outros, Chico. Eu sabia lá que tinha havido um rapper Tupac Shakur....

      Eliminar
    6. Vocês nem sabem o quanto aprendo com todos vocês, com a São Rosa, inclusive.

      Eliminar
    7. Se ela lê isso fica toda molhadinha...

      Eliminar
  12. Só agora aqui voltei porque tenho andado por fora.
    Pelo que escrevi acima, penso que não é preciso falar mais, tudo bem.
    Por aqui continuou-se com temperaturas abaixo de trinta negativos, o que tem a sua influência no tráfego. Cada vez há menos tráfego. Os carros não arrancam. É uma alegria conduzir assim.
    Um abraço a todos em geral e a cada um em particular.

    ResponderEliminar
  13. Certo, certinho tá tudo bem!!!!!!!Até já dei cabo do assento da cadeira de rodar, de tanto me torcer a desviar-me de algumas derrapagens,felizmente sem consequências! A perícia dos corredores de teclas é extraordinária, mesmo despispitando-se saem ilesos! Seja em terra batida, seja sobre a neve!
    Já mudei de profissão: agora sou bate-chapas. Trato de todas as amolgadelas. Fica tudo como
    novo!
    Um abraço amigos!




    ResponderEliminar
  14. Para descontrair mais logo vamos dar mais uma voltinha por Coimbra de eléctrico e no chora do 5 Circulação-Calhabe! É reprise mas é arejado!
    Venham daí!

    ResponderEliminar