sábado, 28 de julho de 2012

LICÕES SOBRE A ARTE DE FOTOGRAFAR...AO DOMICILIO!

LIÇÕES AO DOMÍCILIO

Professor: Cota 13

Aluno: Castelão


Prelecção do professor:  a tua máquina é uma máquina!
É preciso é saber utilizá-la!
Regras básicas: não tremer quando disparas. Escolher o melhor ângulo!
Quanto a teoria ficamos por aqui para não te baralhares!
Vou demonstrar aqui no teu jardim...
Evidenciar  a flor e a nitidez do amarelo, dando  relevo mais amplo à ramificação
do verde  que a suporta!

Um plano mais aproximado para realçar melhor os contornos da flor
diminuindo a ramificação do verde!
Tirar partido da combinação entre a flor vermelha já aberta, os botões a desabrochar
e os elementos que lhe fornecem a água, em particular a beleza do suporte da mangueira
que parece querer proteger a flor!!!
Sobe, sobe flor
vai dizer àquela estrela...
Pormenor que devemos realçar:as pétalas de baixo vão morrendo
para que as cima tenham mais vigor!

Tocou a campainha do telefone, terminou a aula!

10 comentários:

  1. Fiquei elucidado.E vesgo, com esta cultura de almanaque. Mas gostei das fotografias, lá isso gostei !!!

    ResponderEliminar
  2. Finalmente, alguém me ensina algo sobre fotografia.
    Explicação simples e convincente como convém para um iniciado como eu.
    Sim, que eu já iniciei o meu curso há largos anos e até já tive equivalência a CAF. Mas não tenho praticado e, sem prática, a teoria é uma rica porcaria.
    Obrigado, Dom Rafael. E a propósito as fotos estão muito boas. Embora que o suporte da mangueira me pareça uma grade!

    Nota: CAF = a Critico de Arte Fotográfica, se bem se lembram...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu seja ceguinha se não vejo ali também uma grade!

      Eliminar
    2. Fotógrafo que se prese não mostra fotografia sem grade!
      Portanto só ficas "meia" céguinha porque a grade, de grade só tem uns ferrinhos arqueados...
      A última foto o nome original era "Olivia Palito"!

      Eliminar
    3. Eu gosto é do muro nas duas primeiras fotos!... Mas a que mais gosto é da que tem a torneira! Torneira e grade, está lá tudo e a flor ao meio mesmo a dizer: "Olhem para mim e deixem lá a merda da torneira e da grade"...

      Eliminar
  3. As flores são sempre bons motivos para fotografar.
    Como se prova pelas amostras juntas.
    Mas não se pense que isso,uma máquina e um dedo para carregar no botão, são suficientes.
    Um fotógrafo insensivel ou ignorante das regras básicas,arrisca-se a apontar o zingarelho para uma rosa e sair-lhe um malmequer murcho.
    E estas parecem ter sido tiradas ao natural, isto é, sem tratamento laboratorial posterior. O que mais as valoriza...´

    ResponderEliminar
  4. Fora de gozos! Têm aparecido por aqui fotos de qualidade muito inferior a estas e o pessoal diz bem!... Quando o próprio autor, vem dizer que anda a aprender eque blá, blá blá, não sei mais o quê!!!... Claro, o pessoal vai logo atrás a pôr defeitos! Façam melhor!
    Parabéns Dom Castelão e não desperdices o teu talento com falsa modéstia!

    ResponderEliminar
  5. Estou espantada com a paciência deste aluno!
    Explicações!?
    Deve ter sido de curtíssima duração e a andar...
    Temo que o velho ditado se confirme: "Burro velho não aprende línguas".
    Mas gosto muito das minhas rosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Celeste Maria, Celeste Maria, que hoje vais para a cama descalça!
      O teu Consorte de burro não tem nada e de velho só tem o bilhete de identidade!
      Tal como tu...
      Beijinho e parabéns pelas tuas lindas rosas.

      Eliminar