sexta-feira, 22 de março de 2013

UM PASSATEMPO-FÀCIL

O nome desta rua é fácil!

29 comentários:

  1. Respostas
    1. Já sabia que ias dar esta resposta.
      A próxima vai se a rua 2!

      Eliminar
    2. OK... mas para a próxima esconde melhor, nesta rua 1, a torre do Arnado, que espreita ali à direita.
      Olha no Google Maps. É aqui.

      Eliminar
  2. Não conheço candeeiro mas é a rua Rosa Falcão.
    Agora vou saír.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não perguntei como se chama o candeeiro!
      Se vais sair...também vais voltar!
      Até já!

      Eliminar
    2. ...como é em Coimbra, na placa tem Dr......

      Eliminar
  3. Carlos a Imacentro é na rua João Machado!!
    Pelos vistos o machado corta a raiz ao pensamento!
    Mas tá bem é por aí.
    O Chico gosta Mais da Rosa! É um Falcão à Canadá!Não lhe escapa nada!

    ResponderEliminar
  4. É verdade Rafael, a foto foi tirada da rua João Machado para a rua Rua João de Ruão depois de ter cortado a Rua Dr. Manuel Rodrigues. Para mim, as grades que se vêm à esquerda, são as do tribunal. À dta na esquina a seguir à rua Dr. Manuel Rodrigues era um prédio de terceiro andar que penso que também pertencia à cxa de Previdência como muitos dessa rua. No r/c da mesma esquina havia uma tasquinha que no tempo das castanhas tinha uma senhora à porta com o assador sobre as brazas a vendê-las. Depois passou a bar. Ao fundo, ao lado dto c/ a rua João de Ruão ficava o Arnado aonde hoje está o BPSM. À esq. era o lado de trás da garagem Pedros, depois supermercado e hoje não sei. No número um da rua Dr. Manuel Rodrigues, além de outros advogados também ficava o gabinete de advocacia do falecido Uriel de Oliveira. Não vamos partir da igreja da Graça, até à Auto Industrial. A minha filha 33% alentejana e nascida em Coimbra, na rua da Sofia, esteve aí a passar quatro meses em 2000. Veio a conhecer a cidade, seus monumentos e museus, muito melhor do que eu que já me passa muita coisa e da parte nova, nada conheço. Quem sai aos seus, não degenera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu sabes mais disto do que eu.
      Tou baralhado, mas vou lá para me certificaR
      Penso eu que a placa toponimica que está por cima do sr Amilcar Bento, irmão do Carlos Bento, amigo do Alfredo Moreirinhas, tem lá escrito: Rua Dr Rosa Falcão. Será assim?.Mas vou lá confirmar!

      Eliminar
    2. Na página da Junta de Freguesia de Santa Cruz, escrevem sem Dr. na toponímia mas com Dr. (até tem Drª!) nos códigos postais.
      Será este?

      Dr. Francisco Fernandes Rosa Falcão
      Nasceu em Lamas a 4 de Janeiro de 1879 e licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Além de advogado, foi secretário da Presidência do Tribunal da Relação de Coimbra, Governador Civil dos distritos de Coimbra e de Leiria e chefe do Gabinete do Ministério da Justiça, Dr. Manuel Rodrigues, de 1926 a 1928.
      A ele se deve um enorme e excelente trabalho na elaboração do Estatuto Judicial e do Código do Processo Penal, publicados em 12 de Junho de 1928 e 19 de Abril de 1928, respectivamente.
      Faleceu em Lisboa em 14 de Junho de 1931 e jaz no cemitério de Lamas, em campa rasa, por sua expressa vontade.

      Descoberto em http://www.cm-mirandadocorvo.pt/index.php?pagina=mirandensesilustres

      Eliminar
  5. Cuidado com o Chico Torreira!... Se é verdade o que ele está a dizer, estou pasmado!!!...
    Eu ainda consegui identificar os três sinais de trânsito, sentido proibido, stop e Parque de estacionamento; consegui identificar a Torre que está em último plano que me parece ser a Torre da Universidade e identifiquei com toda a certeza o senhor que está em primeiro plano que é o Sr. Amílcar Bento, irmão do Carlos Bento, que tinha uma tabacaria na rua das Figueirinhas e vendia cigarros Definitivos avulso. Tinha um relógio de pulso e não andava de bicicleta porque tinha medo de cair!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu Alfredo também és um conhecedor de "alto gabarito" desta Coimbra....

      Eliminar

    2. Não tenho qualquer dúvida de que o Alfredo é um conhecedor de "alto gabarito" desta Coimbra mas tenho toda a certeza que o senhor que está em primeiro plano não é o Sr. Amílcar Bento porque esse era coxo, como eu, e este não coxeia...
      Olinda linda, também não podes acreditar em tudo o que o Moreirinhas diz...

      Eliminar
    3. Este Moreirinhas e o Carlos Viana puseram-nos a chorar de tanto rir. A malta do nosso tempo é assim mesmo. Boa.

      Eliminar
  6. Esta rua é lá para os lados do Tribunal e vai dar ao Arnado. Nome? Não sei !!!
    Só sei que fico abismado com a memória do Chico Torreira ...

    ResponderEliminar
  7. Com raio,não acerto uma...mas penso que o Chico está certo.
    Também penso como o Quito.

    ResponderEliminar
  8. Rafael

    É possível que ao fim destes anos o Rosinhas já se tenha formado e até já seja Dr., Dr. Rosa Falcão.
    Isto aqui era tudo muito católico e os nomes de ruas são em 80%, nome de santos. Parafraseando, eu até costumo dizer que em cada esquina uma igreja, a cada canto um padre só que agora não os há. Estão como os médicos. Aí como se passava o tempo a mirar a torre da Universidade, as ruas começavam quase todas por Drs. Cada roca com o seu uso, cada terra com o seu fuso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era advogado:

      Rosa Falcão, Advogado e Jornalista, 1879-1931 : dados toponímicos, localização da Rua: Freguesia de Santa Cruz, da Rua João Machado à Rua João de Ruão

      Visto aqui: http://pesquisabmc.cm-coimbra.pt/docbweb2/plinkres.asp?Base=ISBD&Form=comp&StartRec=0&RecPag=5&NewSearch=1&SearchTxt=%22TI%20A%20Rep%FAblica%20na%20topon%EDmia%20de%20Coimbra%22

      Eliminar
  9. De COLMAR, onde nevou muito forte esta manha, a minha humilde contribuiçao vai para assinalar que muito pertinho desta rua, fica o famoso Restaurante NACIONAL!!Estou certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De Montreal, onde nevou esta manha e um lindo dia de sol a seguir penso que estás certíssimo. Esse restaurante ficava na rua Mário Pais que começa na rua Dr. Manuel Rodrigues e termina na rua João do Ruão. A rua Dr Manuel Rodrigues, é a que vai da Auto Industrial se ainda existe, até à igreja da Graça na rua da Sofia. Fui lá comer numa das vezes que fui a Portugal. Se a memória não me atraiçoa, era lá que anteriormente estava um salão de bilhar.
      Um abaraço.

      Eliminar

  10. Assim não vale, Dom Rafael deveria "impor" como regra o impedimento da consulta ao Google Maps...

    Eu diria pura e simplesmente que a foto foi tirada à entrada da rua que faz esquina com a famosa "Casa do Bacalhau"...
    Assim como, há dias, diria que a Rua das Rãs fica mesmo em frente à esquina do Café Angola...

    Com a consulta ao Google Maps é o mesmo que resolver um soduku com a solução ao lado...
    Voto contra! Vocês sabem como é, eu sou do contra!
    Mas sou muito a favor das amizades que por aqui se vão juntando.

    ResponderEliminar
  11. Eu nasci e cresci em Coimbra mas, como não me deixavam andar a passear pelas ruas e ruelas da cidade, só conheço o local pelas grades ( ainda bem que a foto tem grades e o Tonito tem uma avaria técnica no PC), mas nem faço ideia dos nomes!
    Mas sei que há um menino, por aí perdido a jogar às escondidas, sem perceber que os "grandes" sabem muito mais do que ele.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Celeste Maria, grande Castelã, deixa que o teu menino se divirta desta forma saudável. Ele não anda perdido, bem pelo contrário, ele é perdido e achado neste divertimento com os amigos.
      Se soubesses como lhe invejo esta boa disposição!
      Sim, eu sei, a inveja é um pecado. Mas, neste caso, é um pecado virtuoso...
      Que passe em branco a contradição.
      Um beijo muito amigo e um grande abraço para o teu menino.

      Eliminar
    2. Celeste Maria

      A mim também não me deixavam ir para a baixa, só para o Cavalo Selvagem que se via de minha casa. Só que quando voltei e andei a trabalhar como vendedor da Handy, fiquei a conhecer muito melhor a minha terra.

      Esta rua é muito perto da zona aonde eu nasci. Fui ter ao terceiro andar da esquina da rua Dr. Manuel Rodrigues com a rua Mário Pais, sem GPS nem Google.

      Quanto ao menino perdido, não o guarde só aí no bairro pois até deve ser incentivado. É um exemplo de vida para nós todos.

      Obrigado por ter falado no Tonito, pois aqui de longe nota-se a falta das pessoas e até já tinha um artigo preparado a ver se ele vinha à baila. Agora já sei o que é.


      Um abraço

      Eliminar
    3. Agradeço-te Chico a amabilidade da resposta, mas eu concordo convosco, sei que o menino não é pássaro de gaiola e, pelas fotografias vou controlando por onde anda o mariola...

      Eliminar