O Festival Internacional de Arte Mural de Montreal, MURAL, tem a finalidade de celebrar a creatividade e democratizar a arte urbana. Durante quatro dias, vinte artistas de vários países dedicam o seu tempo à execução dos diferentes murais que segundo dados de dois mil e treze, foram visitados por oitocentas mil pessoas
Seguem-se fotos de murais criados na mesma parede repeitantes a dois mil e treze e a dois mil e quatorze.
2013
2014
Como estão com a mão na massa e para ir comer um bitoque com um estafado ovo a cavalo, direi que aprecio esta arte. Estes murais são fantásticos. Não sei se as autoridades deixam os artistas fazer alarde da sua arte urbana, mas por certo que fecharão os olhos. Trabalhos destes, devem levar muito tempo a fazer. Farão isto de noite ? Fica a pergunta ...
ResponderEliminarAbraço
É arte com muita inspiração e trabalho...
ResponderEliminarÉ verdade, Olinda. O mural e o ciclismo fazem parte da vida desta cidade.
EliminarQuito
ResponderEliminarNeste caso, como é um festival internacional, está tudo de acordo com as normas de segurança para evitar todo o tipo de acidente, pois usam andaimes. As paredes foram escolhidas pela cãmara de acordo com os proprietários e o que vemos é da autoria dos artistas. Nos outros casos que vou mostrando, as pinturas são feitas por vontade dos proprietários que gostam de murais e na grande maioria das vezes a ideia pertence-lhes. As autoridades não se metem pois as paredes são dos senhorios. A maior parte destes trabalhos são feitos de dia.
Noata-se logo que são murais onde a creatividade e o alto grau artistico se evidenciam!
ResponderEliminarSendo uma mostra internacional não é para todos.
Onde há este nivel também não serão muito passiveis de actos de vandalismo...mas nõ fiando!
Boa postagem Chico
Um abraço
É um facto Rafael mas alguns destes mesmos artistas, também terão outros na cidade. Ainda hoje encontrei um mural numa porta de garagem de um artista que participou no ano passado ou mesmo este ano, já não estou certo. Além disso, há uma forja muito grande de artistas locais pois são bem aproveitados.
EliminarÉ obra do altamente.
Um abraço
Quanta arte e imaginação!
ResponderEliminarFicando expostos à natureza é natural que se vão estragando e isso dá-me pena.
Uma arte perecível, assim acontece na gastronomia....
Celeste Maria
EliminarArte e imaginação não falta na gentes deste tempo, aonde quer que seja. O problema é acreditar neles e dar-lhes liberdade. Desde que a Cãmara de Montreal, o governo Provincial e certas companhias começaram a apoiar iniciativas destas, o vandalismo causado com o grafitismo caíu fortemente.
Quanto à sua conservação, estas obras têm habitualmente uma garantia de cinco anos.
Espectacular! Muita qualidade artística!
ResponderEliminarSem dúvidas, Alfredo Moreirinhas. Já estou à espera do 2015.
EliminarMuito gostaria de também aí estar para fotografar alguns para o meu livro de Placas e Murais de todo o mundo, mas... Não sei, vou pensar!
EliminarEstive a ver na Net e tem aí obras de arte que nos deixam de boca aberta.
Dos que eu já vi, o melhor de todos é um da Polónia com o título:BEZT FROM ETAM CRU.
Alfredo Moreirinhas
EliminarSe gostas de murais, porque não. Há excelentes extras festivais e que não estão repertoriados na pagina web deles. Só que para tirares o maior rendimento, não podes andar de carro pois em certas zonas para o parares, ser-te-à um problema a não ser a um fim de semana que há menos movimento. A pé perderias imenso tempo. Tens a possibilidade de alugares bicicletas em pleno meio da rua, dia e noite. São as Bixi e com elas podes ir aonde quizeres, parares aonde quizeres e nem pensares no tempo. Mesmo de vagarinho, vais percorrer uns bons pares de kms só no centro. Não é preciso andares a correr, uns quinze dias devem-te chegar para cobrir uns oitenta por cento do que há por aqui no geral.
Se utilizares guias que são bons para visitas rápidas, não seria má ideia. O único problema é que se perde muitos murais do que há pela cidade pois mostram essencialmente os murais do festival e um ou outro que não diste muito.
Uma vez que te referiste à net fui ver e penso que já passei por esse mural a que te referes e que é de estilo clássico, só que não era o melhor momento para fotografar pois ia de carro. Não tenho o hábito de andar a procurar de murais na net. Saio e se fica algum no caminho, lá me vou distraindo. Não é uma preocupação para mim.
Fico admirado que não se veja em blogues murais portugueses, pois até somos extraordinários nos murais executados com mosaicos bizantinos. Talvez não dêm valor ao nosso mosaico mas a realidade é que a sua imperfeição no corte, é que lhe dá o valor todo. Os italianos foram à perfeição do corte e de bizantino só tem o nome pois nessa época não havia máquinas. Não sei, mas hoje deve haver por aí muitos murais desse tipo que talvez gostasses de fotografar.
Grandes artistas.
ResponderEliminarTonito.
Tonito
EliminarÀ parte o festival, há por aqui excelentes artistas locais.