quarta-feira, 9 de julho de 2014
DATA HISTÓRICA...CAMPO DA SANTA CRUZ
Faz esta quarta-feira 92 anos que foi inaugurado o Campo de Santa Cruz. Para assinalar a data, recordamos a fotografia do pontapé de saída oficial do primeiro jogo ali disputado. Na imagem, o Reitor e primeiro presidente da Associação Académica de Coimbra, António Luiz Gomes. A título de curiosidade, foi a esta a primeira equipa da Briosa a actuar no Campo de Santa Cruz: João Ferreira; Raimundo e Pais; Mário, Galante e Eliseu; Esquível, Neto, Correia, Francisco Ferreira e Daniel.
#BRIOSA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
…..Ainda em 1921, após outros encontros de menor relevância, a Académica vence os unionistas por 1 a 0,em jogo de beneficência, realizado em Maio na ÍNSUA DOS BENTOS. O único golo da partida é marcado pelo novo “reforço”, Montalvão, que as crónicas da época descrevem como sendo “alto como um pinheiro”.
ResponderEliminarQuase um mês depois, a Briosa desloca-se ao Porto, a convite do Académico local, a quem vence por 3 a 1.
E com tais sucessos se chega, depois de alguns desafios menos importantes, a 5 DE MARÇODE 1922, DATA DA INAUGURAÇÃO OFICIAL DO CAMPO DE SANTA CRUZ.
Este comentário anterior está no Livro Académica-História do Futebol
EliminarBoas recordações. Dos feriados dados pelos professores no D. João III, aproveitados para jogatanas de bola no Santa Cruz. As botas estafadas, para desespero do meu pai e alegria do Zé Sapateiro, que tinha oficina ao cimo da Rua de Angola, junto ao colégio S. Luís Gonzaga ...
ResponderEliminarMuitos milhares de chuteiras e afins pisaram este terreno nos quase 100 anos de vida. Muitas centenas de bolas foram mandadas para a Sereia...
ResponderEliminarEnfim, muita história pode ter umas dezenas de metros quadrados de terra batida, muitas vezes transformada em lamaçal.
Muitas e muitas recordações e a saudade da nossas juventude a bater no coração de muitos daqueles que olham esta foto.
Obrigado, Dom Rafael.
Quantas jogatanas fiz neste campo, quantos treinos de primeiras, reservas, iniciados, juvenis, júniores, desafios aos sábados de tarede, domingos de manhã (conversas com amigos), agriões que se levavam para casa,,,desafios de basquetebol com aquelas equipas de ouro da AAC: Paulo Cardoso,Mário Mexia,Martins Teórico,Simões, Morgado, um outro jogador fantástico de cor de que agora não me lembro do nome...Luis(?)...O campo era ao fundo das escadas de acesso ao rectangulo de futebol! Ainda teve transmissão pela TV um Jogo com o Barreirense!
ResponderEliminarEsse jogo, a que assisti, terminou com um resultado escasso para a Académica, para um jogo de basquetebol : 5O - 25. Jogou pela Académica, um americano, o primeiro a jogar em equipas nacionais, segundo creio ...
EliminarNos anos 80, assisti também lá a duas ou três Assembleias Magnas da AAC. Ainda hoje não entendo qual era a lógica daquilo... alguém falava a um microfone e a maioria dos estudantes presentes nem conseguiam perceber o que dizia... e no fim, "quem vota a favor ponha o braço no ar"...
ResponderEliminarAcho que foi ali que nasceu a ideia da "onda" feita pela assistência nos estádios de futebol...