sexta-feira, 25 de julho de 2014

COIMBRA - MARGEM ESQUERDA DO MONDEGO

Onde está o tal de Centro de Congressos que tapa o Mosteiro?
Esta é para o Paulo Moura
Daisy
nota do ADMCâmara  de  Coimbra  aprova  transformação  de  igreja  em  centro  de  artes - ver mais  em  comentário

12 comentários:

  1. Gostaria de conhecer Coimbra. Aliás, "Coimbra", de Roberto Carlos, bem traduz toda essa magnífica história... de amor.

    "Coimbra do choupal
    Ainda és capital
    Do amor em Portugal, ainda

    (...)

    A fonte dos amores, és tu.
    (...)
    O livro é uma mulher/Só passa quem souber/E aprende-se a dizer saudade.

    ResponderEliminar
  2. Este texto refere-se, para quem não conhece, à igreja que se vê do lado esquerdo

    A Igreja do Convento de São Francisco, construída no início do século XVII, ficou "descaracterizada, sobretudo no seu interior" devido à sua posterior utilização fabril
    Câmara de Coimbra aprova transformação de igreja em centro de artes

    Igreja do Convento de São Francisco vai ser transformada em centro de artes
    Ana Rita
    21/07/2014 | 16:36 | Dinheiro Vivo
    A Câmara de Coimbra aprovou hoje, por unanimidade, o estudo prévio para a requalificação e transformação da Igreja do Convento de São Francisco em centro de artes.
    O projeto de requalificação e transformação da igreja em centro de artes prevê, designadamente, a criação de uma sala polivalente com capacidade para "cerca de 400 lugares sentados", revelou o presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), durante a sessão de hoje do executivo municipal, durante a qual o estudo prévio foi apreciado.

    A criação do centro de artes faz parte do empreendimento, em curso, de criação do Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento de São Francisco, em Coimbra, na margem esquerda do rio Mondego.
    No estudo prévio para a transformação da igreja em centro de artes, elaborado pelo arquiteto Gonçalo Byrne, estão previstas, entre múltiplas intervenções, "a reparação pontual de patologias nos rebocos e posterior pintura dos paramentos exteriores".
    Construída no início do século XVII, a igreja recebeu os primeiros religiosos em 1609, mas com a extinção das ordens religiosas, em 1834, e sua posterior utilização fabril, ficou "descaracterizada, sobretudo no seu interior".

    ResponderEliminar
  3. Uma fotografia lindíssima de Coimbra!
    " Sereno corre o Mondego", com os mosteiros em fundo.
    A Daisy continua a espalhar a sua arte!

    ResponderEliminar
  4. Pergunta a Daisy (diz o Rafaelito): "Onde está o tal de Centro de Congressos que tapa o Mosteiro?"
    Responde o alvejado: Se tirassem uma fotografia aérea, ainda taparia menos. Façam um passeio pela Guarda Inglesa e tentem ver o que está por detrás da PIM - Plataforma Inimaginável de Monstruosa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sejas assim...porque depois tens que dar o braço a torcer!!!
      Quando o plano (um dia...)rodoviário previsto para aquela zona for concluido-inclui o desaparecimento do pavilhão mais antigo do Estádio Universitário- e abertura de rodovia que que vai sair em frente ao Palácio,ficará uma zona "nobre" ou seja uma nova centrlidade de Coimbra, sempre tão desejada pela margem esquerda do Mondego...incluindo Fala!!!
      Mas confessa, gostaste da foto da Daisy!

      Eliminar
    2. Mais um pequeno esforço e ainda convencem o Paulo Moura que é Mosteiro que está a tapar o Centro de Congressos... eheheeheheeheh

      Eliminar
    3. Mas, Paulinho, a sério: peço-te que não desesperes. Deixa sair toda a tralha envolvente e verás que a coisa não é tão má como pode parecer. Pelo menos, tenho essa esperança.

      Mas essa de não se ver da Guarda-Inglesa não colhe. Daqui, do alto do prédio Amaricano, também não vejo patavina. Nem o PIM quanto mais o Mosteiro!

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Estamos de acordo e no mesmo fuso. Mau sinal para mim, vou já para a camimha.

      Eliminar
  6. Um Assunto muito Bom.
    Tonito.

    ResponderEliminar