Deus permita que esta linda procissao perdure eternamente pois é um evento de fé! E a nossa Padroeira merece respeito! Jà fui nessa procissao, vestido de Santo Antoninho!O meu irmao, de S.Joao Baptista!E com o Carneirinho de peluche ao colo!!Haverà mais alguém que tenha ido nessa procissao? Além do Rafael, que naquela altura, jà ia à frente com o tambôr!
Demorei uma eternidade para chegar a casa, ao atravessar a ponte de Santa Clara. Mas desta vez (ao contrário de quando há um acidente) foi por uma justíssima causa.
Vinhas ao prédio amaricano, refrescavas a goela com um copinho de "Muralha" fresquinho e saias pela ponte da Rainha Santa sem dificuldade nenhuma. É o que faz não conhecer a cidade...
Raínha Santa Isabel, padroeira de Coimbra, também venerada em Estremoz, onde faleceu. De curioso, é que a pequena povoação de Tinalhas, a escassos 7 Km do Salgueiro do Campo, também venera a Rainha Santa, que no largo de um enorme terreiro tem uma pequena capela, com uma imagem igual à de Coimbra. A procissão noturna, é muito concorrida pelos povos da região. Grande é a devoção destes povos pela Rainha Santa Isabel e a festa é sempre de arromba, bem à maneira das nossas gentes, com feirantes, bandas de música, barracas de chá e nem falta a espingarda de pressão de ar de mira "sabotada", para o cliente acertar sempre ao lado, ao tentar derrubar uma bola ou um maço de tabaco preso por uma fita colorida de carnaval - ó jeitoso vai um tirinho ? - diz a mulher da barraca, de avental e auto- colante com a imagem da Rainha Santa colada na blusa e um monte de peluches de onde sobressai um leão de ar nada feroz e um boné do Sporting na cabeça ...
No Domingo, os lá da terra, costumam convidar um grupo de veteranos de clubes ditos "grandes" para uma partida de futebol. Foi lá que vi jogar o ex - benfiquista Carlos Manuel. Já não recordo o resultado, mas os da casa levaram uma abada quase maior que o Brasil !!!
Com o máximo da competência em procissões da rainha santa ,não espero que acabe pois eu já cumpri com a minha parte. Menino jesus,anjo papudo,e terminei como senhor dos passos. Gosto das fotos. Tonito.
A Santa do andor é digna visitante passando, de dois em dois anos, pela cidade onde viveu e protegeu os mais pobres! A senhora sentada, será santa, mas de pau carunchoso...
Deus permita que esta linda procissao perdure eternamente pois é um evento de fé! E a nossa Padroeira merece respeito! Jà fui nessa procissao, vestido de Santo Antoninho!O meu irmao, de S.Joao Baptista!E com o Carneirinho de peluche ao colo!!Haverà mais alguém que tenha ido nessa procissao? Além do Rafael, que naquela altura, jà ia à frente com o tambôr!
ResponderEliminarDemorei uma eternidade para chegar a casa, ao atravessar a ponte de Santa Clara. Mas desta vez (ao contrário de quando há um acidente) foi por uma justíssima causa.
ResponderEliminarVinhas ao prédio amaricano, refrescavas a goela com um copinho de "Muralha" fresquinho e saias pela ponte da Rainha Santa sem dificuldade nenhuma.
EliminarÉ o que faz não conhecer a cidade...
É rata: Muralhas e não Muralha.
EliminarPois... é no que dá mourar... digo, morar no cu de Judas.
EliminarReportagem possível e impecável... Desde a Rainha Santa no andor e a Nossa Senhora sentada, está lá tudo!...
ResponderEliminarNão se viu o lavacolhos!!! Se calhar estava no "Zé Manel" a petiscar uns ossitos...
EliminarOu no Mijacão a comer uns carapaus de cebolada...
EliminarRaínha Santa Isabel, padroeira de Coimbra, também venerada em Estremoz, onde faleceu. De curioso, é que a pequena povoação de Tinalhas, a escassos 7 Km do Salgueiro do Campo, também venera a Rainha Santa, que no largo de um enorme terreiro tem uma pequena capela, com uma imagem igual à de Coimbra. A procissão noturna, é muito concorrida pelos povos da região. Grande é a devoção destes povos pela Rainha Santa Isabel e a festa é sempre de arromba, bem à maneira das nossas gentes, com feirantes, bandas de música, barracas de chá e nem falta a espingarda de pressão de ar de mira "sabotada", para o cliente acertar sempre ao lado, ao tentar derrubar uma bola ou um maço de tabaco preso por uma fita colorida de carnaval - ó jeitoso vai um tirinho ? - diz a mulher da barraca, de avental e auto- colante com a imagem da Rainha Santa colada na blusa e um monte de peluches de onde sobressai um leão de ar nada feroz e um boné do Sporting na cabeça ...
ResponderEliminarNo Domingo, os lá da terra, costumam convidar um grupo de veteranos de clubes ditos "grandes" para uma partida de futebol. Foi lá que vi jogar o ex - benfiquista Carlos Manuel. Já não recordo o resultado, mas os da casa levaram uma abada quase maior que o Brasil !!!
Nem a Rainha Santa lhes valeu !!!
Com o máximo da competência em procissões da rainha santa ,não espero que acabe pois eu já cumpri com a minha parte.
ResponderEliminarMenino jesus,anjo papudo,e terminei como senhor dos passos.
Gosto das fotos.
Tonito.
A Santa do andor é digna visitante passando, de dois em dois anos, pela cidade onde viveu e protegeu os mais pobres!
ResponderEliminarA senhora sentada, será santa, mas de pau carunchoso...
... mas faz milagres... até com batatas fritas...
EliminarA senhora que está sentada num banquinho é uma milagreira encartada!
EliminarGostei muito destas fotos de Coimbra engalanada. Ver a procissão toca-nos, e o andor sente-se forte. Muita gente. Excelente.
ResponderEliminarBoa reportagem, o resto é conversa.
ResponderEliminar