BRASÃO em casa brasonada! Mansão restaurada mantendo toda a traça antiga. Dentro da cidade, mas um pouco afastada do centro(Portagem), no sentido Calhabé Onde fica?
Trata-se da casa Casa da Quinta e se a minha memória não me atraiçoa, estive presente à sua inauguração em 1769.:) O primeiro proprietário foi o avô paterno do Primeiro Conde de Foz de Arouce. Quem foi? É só ir à net.
Pesquisas relacionadas com Casa da Quinta casa da quinta folhada casa da quinta vila do conde casa da quinta de vale d' arados casa da quinta de sequeiros casa da quinta de s. martinho casa da quinta do espanhol casa da quinta da calçada casa da quinta da oliveira
http://garficopo.blogspot.pt/2010/05/quinta-de-foz-de-arouce-visita-e-prova.html Nesta Quinta já lá estive numa comemoração do Curso do Magistério Primário... Nada tem a ver com esta Quinta dentro de portas da Cidade de Coimbra! Anda Chico desembrulha juntamente com as tuas jóinhas...
Se é a Casa da Quinta é natural que eu não conheça. É que só passo por esses lados, quando passo, aos Sábados e aos Domingos. Agora... na internet, por Casa da Quinta, em Coimbra ou no Calhabé, não encontrei nada. Descobri foi esta sequência de imagens da Quinta de S. Jerónimo que achei muito interessante e recomendo.
O Carlitos Carvalho é que está de férias, pois ele sabe onde fica este brasaão Mas vou dar uma dica: fica np principio de uma avevenida ubana da cidade. Valha-nos a Rainta Santa Isabel,podemos lá chegar por esta avenida!!!!
Nã pirei... Não podia aparecer porque não estava em casa, pois nunca me pagaram ajudas de cuspto. Como todos gostam de conhecer, deixo-vos a história deste brasão "aqui".
Sabia que tu sabias que o saber não ocupa lugar e que agora todos ficamos a saber, que há sempre alguém que sabe mais que nós e quer que nós saibamos que este solar se chama Quinta da Arregaça ou sòmente Casa da Quinta! Não deixem de clicar no comentário do Chico "aqui".(não aqui no meu comentário...acima no amarelo vale a pena)
Pois, o Rafael queria uma foto em que tinha sido preciso pagar o rolo e a revelação. Nesse tempo não era como hoje... O Oliveira a que me refiro, foi quem escreveu o comentário. Não tem nada a ver com o Rafael. Francamente, achei-lhe piada. Utilizou linguagem do nosso tempo. Agoara um urelista, não conheço. É capaz de ser urologista, possivelmente.
Não sei se estou certo ou estou errado mas, antes de abrirem a av.Urbano Duarte, este brasão estava por cima do portão da referida quinta. Eu entrava nesse portão todos os meses, para pagar a renda da casa, que pertencia à Dona Maria José Barata de Tovar. Num dos cantos ainda há reminiscências dessa portão que ficava, precisamente, em frente à entrada para o Col. Rainha Santa. E mais não sei.
Rafael Pelo nome que Mário Rovira diz e visto que a Da. Ana Rita Tovar comentadora do blogue "Solares e Brasões" deve ser da família referenciada, o nome deve ser de facto "Casa da Quinta". Agora, estamos ilucidados.
Sou mesmo nabo, Calhabem!... Eu que passava lá todos os dias da semana, durante muitos anos, enquanto as minhas filhas estiveram no Colégio Rainha Santa!
Chiça, que isto anda mesmo rápido! Este conheço eu bem,.Quem me manda a mim não vir ao blogue diariamente, todos os dias?...
Esta mansão esteve quase em ruínas durante décadas. Se havia brasão, não estava colocado onde está agora. Foi feita uma esplêndida recuperação não sei se por herdeiros se por alguém que tenha comprado o imóvel. Não sei a quem pertence mas sei que na vivenda que fica quase em frente, já na curva para a Rua do Brasil, viveram dois irmãos gémeos que "iam" a Barata Tovar. Eram bastante mais velhos do que eu, por isso já terão morrido. A vivenda apresenta o aspecto de desabitada e em degradação. Uma pena!
Tanto a Casa da Quinta como a Quinta da Arregaça (casa da frente) estão e estiveram sempre ocupadas pela família Barata de Tovar. A recuperação feita há uns anos, foi pelos anteriores e actuais habitantes ( herdeiros) e somos tambem Barata de Tovar. Nenhuma das casas esteve desabitada nos últimos séculos, nem esteve em ruinas.( o aspecto exterior não reflectia em nada o conforto interior ).
Relativamente aos gemeos o Eng Fernando Barata de Tovar, assim como uma das suas irmãs de seu nome Luisa Joana ) continuam a viver na casa Quinta da Arregaça (casa da frente).
Antes de existir a Av. Urbano Duarte, ambas as casas estavam juntas por um jardim, como alguns de vós se devem lembrar...
Nome de raízes toponímicas, foi ele tirado do da torre desta designação, em Castela. Desse reino passou ao nosso país no último quartel do século XV Martim Fernandes de Tovar, partidário da Excelente Senhora contra sua tia, Isabel de Castela. Depois da jornada de Toro, Martim Fernandes fixou-se em Portugal, aqui se casando com D. Leonor de Vilhena, filha de Martim Afonso de Melo e de sua mulher, D. Maria Coutinho de Vilhena, com geração que deu continuidade ao nome de Tovar no nosso país. Da situação nobiliárquica de Martim Fernandes se pode avaliar pela elevada posição que era a daquela sua mulher.
Armas
De azul, uma banda de ouro, abocada por duas cabeças de leão do mesmo, lampassadas de vermelho. Timbre: um leão sainte de azul, armado e lampassado de ouro.
Não conheço, Calhabem...
ResponderEliminarNão é para "o teu dente"!!!!Calhabem. É o opostop a Fala! Não pisas este terrenos! Mas já passaste perto!
ResponderEliminar
ResponderEliminarCarlos Carvalho investiga que chegas lá! Há sempre uma Estrela que te guia!
Trata-se da casa Casa da Quinta e se a minha memória não me atraiçoa, estive presente à sua inauguração em 1769.:)
ResponderEliminarO primeiro proprietário foi o avô paterno do Primeiro Conde de Foz de Arouce.
Quem foi?
É só ir à net.
Pesquisas relacionadas com Casa da Quinta
Eliminarcasa da quinta folhada
casa da quinta vila do conde
casa da quinta de vale d' arados
casa da quinta de sequeiros
casa da quinta de s. martinho
casa da quinta do espanhol
casa da quinta da calçada
casa da quinta da oliveira
Ò Chico explica-te melhor. Não chego lá!
http://garficopo.blogspot.pt/2010/05/quinta-de-foz-de-arouce-visita-e-prova.html
EliminarNesta Quinta já lá estive numa comemoração do Curso do Magistério Primário...
Nada tem a ver com esta Quinta dentro de portas da Cidade de Coimbra!
Anda Chico desembrulha juntamente com as tuas jóinhas...
Se é a Casa da Quinta é natural que eu não conheça. É que só passo por esses lados, quando passo, aos Sábados e aos Domingos.
ResponderEliminarAgora... na internet, por Casa da Quinta, em Coimbra ou no Calhabé, não encontrei nada. Descobri foi esta sequência de imagens da Quinta de S. Jerónimo que achei muito interessante e recomendo.
Agora uma urbanização de luxo...mas que perservou parte dela...não muito!
EliminarNunca lá fui...
EliminarBem avisaste, Rafael, que ia ser dificil. Nem desconfio ...
ResponderEliminarO Carlitos Carvalho é que está de férias, pois ele sabe onde fica este brasaão
ResponderEliminarMas vou dar uma dica: fica np principio de uma avevenida ubana da cidade. Valha-nos a Rainta Santa Isabel,podemos lá chegar por esta avenida!!!!
Avenida Urbano Duarte ?
ResponderEliminarCum caraças! Estás quente!!!! Não te queimes!
ResponderEliminaràs 14h 05 vou revelar a quinta brasonada!!!
Vou de metro e estico o olhar para ver do lado de lá!
faltam 10 minutos!
ResponderEliminar...assim se fazem muitos comentários!
ResponderEliminarfatam 5 minutos...depois vou tomar a bica ao Samambaia!
ResponderEliminarEste gajo pirou!
ResponderEliminarNã pirei... Não podia aparecer porque não estava em casa, pois nunca me pagaram ajudas de cuspto.
ResponderEliminarComo todos gostam de conhecer, deixo-vos a história deste brasão "aqui".
Sabia que tu sabias que o saber não ocupa lugar e que agora todos ficamos a saber, que há sempre alguém que sabe mais que nós e quer que nós saibamos que este solar se chama Quinta da Arregaça ou sòmente Casa da Quinta!
EliminarNão deixem de clicar no comentário do Chico "aqui".(não aqui no meu comentário...acima no amarelo vale a pena)
Mas as fotos são actuais! Pena o blogue não apresentar fotos antigas, antes da abertura da avenida urbano Duarte
EliminarFiquei muito triste, Rafel. O Oliveira a dizer que eu pirei. Ó Oliveira, quem és tu? O Chico ainda não pirou.
EliminarAbraço.
Este Oliveira estava a referir-se a mim- Fernando de "OLIVEIRA" Rafael
EliminarMas eu não ligo!
Eu conheço o "gajo"!!!!é um urelista!!! De si próprio!!!
EliminarPois, o Rafael queria uma foto em que tinha sido preciso pagar o rolo e a revelação. Nesse tempo não era como hoje...
EliminarO Oliveira a que me refiro, foi quem escreveu o comentário. Não tem nada a ver com o Rafael. Francamente, achei-lhe piada. Utilizou linguagem do nosso tempo. Agoara um urelista, não conheço. É capaz de ser urologista, possivelmente.
Não sei se estou certo ou estou errado mas, antes de abrirem a av.Urbano Duarte, este brasão estava por cima do portão da referida quinta. Eu entrava nesse portão todos os meses, para pagar a renda da casa, que pertencia à Dona Maria José Barata de Tovar. Num dos cantos ainda há reminiscências dessa portão que ficava, precisamente, em frente à entrada para o Col. Rainha Santa. E mais não sei.
ResponderEliminarmariorovira
Rafael
ResponderEliminarPelo nome que Mário Rovira diz e visto que a Da. Ana Rita Tovar comentadora do blogue "Solares e Brasões" deve ser da família referenciada, o nome deve ser de facto "Casa da Quinta". Agora, estamos ilucidados.
Sou mesmo nabo, Calhabem!...
ResponderEliminarEu que passava lá todos os dias da semana, durante muitos anos, enquanto as minhas filhas estiveram no Colégio Rainha Santa!
Chiça, que isto anda mesmo rápido! Este conheço eu bem,.Quem me manda a mim não vir ao blogue diariamente, todos os dias?...
ResponderEliminarEsta mansão esteve quase em ruínas durante décadas. Se havia brasão, não estava colocado onde está agora. Foi feita uma esplêndida recuperação não sei se por herdeiros se por alguém que tenha comprado o imóvel.
Não sei a quem pertence mas sei que na vivenda que fica quase em frente, já na curva para a Rua do Brasil, viveram dois irmãos gémeos que "iam" a Barata Tovar. Eram bastante mais velhos do que eu, por isso já terão morrido. A vivenda apresenta o aspecto de desabitada e em degradação. Uma pena!
Boa tarde!!
EliminarTanto a Casa da Quinta como a Quinta da Arregaça (casa da frente) estão e estiveram sempre ocupadas pela família Barata de Tovar. A recuperação feita há uns anos, foi pelos anteriores e actuais habitantes ( herdeiros) e somos tambem Barata de Tovar.
Nenhuma das casas esteve desabitada nos últimos séculos, nem esteve em ruinas.( o aspecto exterior não reflectia em nada o conforto interior ).
Relativamente aos gemeos o Eng Fernando Barata de Tovar, assim como uma das suas irmãs de seu nome Luisa Joana ) continuam a viver na casa Quinta da Arregaça (casa da frente).
Antes de existir a Av. Urbano Duarte, ambas as casas estavam juntas por um jardim, como alguns de vós se devem lembrar...
Família: Tovar
ResponderEliminarHistória
Nome de raízes toponímicas, foi ele tirado do da torre desta designação, em Castela. Desse reino passou ao nosso país no último quartel do século XV Martim Fernandes de Tovar, partidário da Excelente Senhora contra sua tia, Isabel de Castela. Depois da jornada de Toro, Martim Fernandes fixou-se em Portugal, aqui se casando com D. Leonor de Vilhena, filha de Martim Afonso de Melo e de sua mulher, D. Maria Coutinho de Vilhena, com geração que deu continuidade ao nome de Tovar no nosso país. Da situação nobiliárquica de Martim Fernandes se pode avaliar pela elevada posição que era a daquela sua mulher.
Armas
De azul, uma banda de ouro, abocada por duas cabeças de leão do mesmo, lampassadas de vermelho. Timbre: um leão sainte de azul, armado e lampassado de ouro.
Muito bem José Leitão. Para já as melhoras do problema de saúde, e depois entrar aqui está sempre disponivel aos amigos!
Eliminar