EL TATIO – Situado a 100Km de San Pedro de Atacama fica a
4320m de altitude. São, por isso, os géiseres situados a maior altitude do
mundo.
A temperatura ambiente ronda os 5ºC negativos, Os jactos de água elevam-se a mais de 6m de altura e têm que ser vistos ao nascer do sol.
Próxima: A Maior Barragem do Mundo
Acordar...abrir a "janela"...e ver tão belas paisagens é "oiro sobre azul" para começar bem o dia! Parabéns e obrigado, caros amigos!
ResponderEliminarUm Abraço.
ResponderEliminarTonito.
Belas fotos de partes deste mundo repartidas por quem teve oportunidade de as fotografar!
ResponderEliminarÉ um privilégio que agradeço!
Sei que os geiseres resultam do contacto de águas subterrâneas geladas quando contacto a grandes profundidades com as elevadas temperaturas da crosta terrestre.
ResponderEliminarO que gostava é que o Alfredo e a Daisy explicassem porque é que neste caso devem ser vistos ao nascer do sol. Há-de haver uma razão e eles por certo saberão qual é.
---
Mais uma vez fico impressionado pela escolha de lugares exóticos e que, na maioria dos casos, nem de ouvir falar conhecia.
De facto, admiro a Daisy e o Alfredo por fazerem as suas viagens com objectivos bem definidos e planeados, ao contrário da maioria de nós que vão conhecendo algumas das grandes capitais, acabando por desconhecer o verdadeiro mundo fantástico que este nosso planeta nos oferece.
---
Obrigado a ambos!
Porque aquela é a hora em que a temperatura ambiente está mais baixa (5 ou 6º C negativos) e já existe alguma claridade. Quando o sol nasce, a temperatura aumenta e apesar de haver actividade o equilíbrio das temperaturas não permite que se veja o vapor! E nós confirmámos isso, porque ficámos lá até o sol estar bem alto!
EliminarEstá explicado. Obrigado Alfredo.
EliminarImagens do altíssimo!
ResponderEliminarEstes portugueses são mesmo uns loucos!
A Daisy e o Alfredo não param de nos surpreender, mostrando-nos fenómenos da natureza que presenciaram ao vivo e a cores!
Continuai...
Já que não viajo por minha iniciativa aproveito a oportunidade que me dão de conhecer locais belíssimos...Além de aprender! Pois a troca de opiniões entre Rui e Alfredo acrescentou mais a minha cultura.
ResponderEliminarA qualidade das fotografias é muito boa,senhores fotógrafos viajantes!
Continuem a rodar por esse mundo fora...
Fumo a sair do chão ou de uma montanha, sempre exerceu em mim um certo fascínio. Esta foto fez-me lembrar as Furnas, nos Açores, como o cheiro a enxofre e o fumo envolvente.
ResponderEliminarNeste caso particular é diferente, com os jactos de água e elevarem-se a altura considerável. Ao vivo, deve ser uma sensação extraordinária.
Gostei !!!
ResponderEliminarOs mais escondidos recantos do mundo vão-nos chegando pela mão deste casal de viajantes compulsivos.
Mais uma vez, obrigado pela vossa partilha.