sábado, 6 de outubro de 2012

MOSTRA DE DOÇARIA CONVENTUAL E REGIONAL DE COIMBRA













15 comentários:

  1. Que maravilha de doces.Fico contente com o aproveitamento que fizeram do antigo quartel BOA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo continua a ser um quartel (as minhas filhas que o digam, que andaram por lá a apreciar uns militares da PE). Só que, quando eu fiz lá a tropa, aquilo era como uma prisão, fechada ao exterior. Agora, abrem o pátio (e algumas das salas) para eventos públicos. E aquele pátio com as arcadas, que nos meus tempos de "aspirante Moura" nem conseguia apreciar devidamente, é muito lindo e agradável.

      Eliminar
    2. http://www.exercito.pt/sites/brigint/Infra-Estruturas/Paginas/1.aspx

      Eliminar
    3. Só lá fiz "as milicias" no tempo da "Mocidade, Mocidade...Portuguesa!
      Há a foto no "Rafael"

      Agora é um espaço privilegiado! Bailes de Gala e verbenas da Queima das Fitas.Penso eu de que...

      Eliminar
  2. Coimbra e a sua região detém uma tradição ancestral na doçaria inigualável e reconhecida em várias partes do mundo. Infelizmente,muitos desses doces de Coimbra são elogiados e apreciados coma "etiqueta" de doces portugueses, o que não sendo mentira, omitem a sua verdadeira origem.
    Tive ocasião de testemunhar isso há uns anos no Mónaco onde havia uma pastelaria que vendia doces de todo o mundo entre os quais os afamados pasteis de Santa Clara que ali eram comercializados como "Doce Conventual de Portugal".

    ResponderEliminar
  3. Vim de lá agora. Havia lá tantas Celestes!...

    ResponderEliminar
  4. Pois havia. E tive a intenção de passar por lá novamente para comprar um embalagem!Ms só me lembrei da "bola de Carne" da Sirius!!!!

    ResponderEliminar
  5. Sim, uma feira ótima, sobretudo para diabéticos!...

    ResponderEliminar
  6. Comprei um bolinhol (pão de ló coberto de Vizela, muito bom), toucinho do céu (uma delícia) e umas morcelas doces (com amêndoa, ovos e canela, coisa que nunca tinha visto).
    Duas garrafas de licor (chocolate negro e ervas) e uma de licor de Singeverga (dos monges beneditinos que a minha Luisa adora)... e foi um fim de jantar de lamber os beiços.

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Alambazado?! Eu?! Deixei lá tantos!...

      Eliminar
  8. Sostalhões.
    A comerem maminhas de freira, que também pode ser manjar branco doce com essências de flor de laranjeira, intervaladas com queijadas do Pereira.
    Esta orgia de açucar e ovos fez-me lembrar uma quadra que encontrei num livro sobre doçaria conventual, que reza assim (que heresia):
    Sabes vós senhoras minhas
    Que nós somos como as galinhas
    Todas pomos
    Umas ovos, outras cornos.
    Quanto à pontuação, não liguem aos erros, sintam o paladar.
    AQuaresma

    ResponderEliminar
  9. Com vento ou sem ele, um docezinho nao é so para mostrar, tambem se come!

    A 1 da manha, antes de ir pra cama, sabia-me tao bem uma maminha de freira!

    ResponderEliminar

  10. Tenciono passar por lá, mais para conhecer o espaço do que a doçaria.
    Eu sou mais para os salgados...

    ResponderEliminar