quinta-feira, 22 de novembro de 2012

NOTICIAS DE COLMAR


IA-ME LIXANDO !!!!!


A data de 19 de Novembro ficará bem gravada na minha memória!
Primeiro, porque festejava 39 anos de serviço neste Instituto de Investigação Agrária!Uma longa mas apaixonante aventura no reinado da Viticultura e do Sindicalismo.Em seguida, por aquilo que vos vou contar.
A 12 de Outubro o dermatologista extrai-me um sinal do braço esquerdo.As anàlises sao categoricas!
Convocado, enfrento a dura realidade!"O senhor tem um melanoma!Um cancro da pele!Está no grau 2 numa escala que conta 4!"
Talvez tenha ficado branco como a cal da parede mas não dispunha no momento,de espelho para me ver.
E mais branco fiquei quando ele acrescenta "informo-o também que a partir de hoje, nao poderá contrair qualquer empréstimo aos bancos"!!!!!!!!!!Senti-me completamente só. Como atravessando um Oceano (nada Pacifico) e para cúmulo, sem saber nadar!!Atira-me em seguida "Tem alguma pergunta a fazer?" "Doutor, isto é tão direto e tao rápido que, a única que me vem ao espirito é, quantas semanas de vida me restam?"
Dois dias depois, quando contei isso à minha médica Romena do Hospital, esta nao pôde esconder a sua critica quanto à maneira escandalosa sobre essa referência aos empréstimos bancàrios, acrescentando que isso nunca foi atributo dum médico!!!
Bom, depois lÁ fui tirar as radiografias que o protocolo exige (pulmoes e abdomen) e os resultados foram excelentes! NÃo havia o minimo indice de metastases!Na continuação desse protocolo de saude, retiraram-me 2 cm de profundidade (no local onde fôra retirado o sinal) para mais análises.
Durante todo este tempo de espera, procurei ser o mesmo. Evitei consultar a internet e saber assim mais sobre o assunto em questão.
Continuei esse elo que me liga aos amigos, escrevendo para o blog,  enviando comentários.Ouvi muita música.
E com o Amor sempre à flôr da pele!A Elisabeth foi exemplar dando-me todo o carinho que precisava.
Espaireci. Fui a Paris ao Salão do Automóvel e ao da Fotografia! Tentei ocupar esses espaço terrivel de espera.
Também me entreguei a Deus porque sou católico.Nos meus pensamentos também não esqueci aqueles que sofrem.
Finalmente, nesse dia 19, tiram-me as costuras e informam-me do epilogo de mais esta aventura!!Felizmente correu tudo bem porque foi atacado de inicio.
"STAIRWAY TO HEAVEN" deixou de ser aquela canção que eu sempre considerei  levar para uma ilha deserta! Agora, a que mais ouço é "THE SHOW MUST GO ON"!!! E ninguem me retirará o meu lado melomano!!!

BobbyZé

23 comentários:

  1. Rafael!Toda a grande estima que tenho por ti nao cessa de aumentar!E todos os grandes amigos do BNM nao cessam igualmente de reconhecer o quanto tens feito pelo nosso Bairro!

    Nao te tinha pedido absolutamente nada!Mas quando vi este video, os meus olhos brilharam de emoçao!Para além de todos os atributos que te reconhecemos, és acima de tudo UM HOMEM BOM e HUMANO!!!!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando meti esta postagem só tive mesmo tempo de ler o texto, procurar o vídeo "THE SHOW MUST GO ON", mas já não tive tempo de comentar, pois já estava atrazado para um compromisso!
      Regressado já deu para ler o teu comentário, bem como outros que entretanto foram caindo!
      Depois de lido o texto novamente e com mais calma verifico que depois do susto(e foi grande)tudo está sobre controle!
      És por naturesa optimista e esta particularidade ajuda-te a enfrentar estas situações mais delicadas!É fantástica a maneira como reages, sem entrar em pânico!Esperaste calmamente ao lado da tua Elizabeth e ouvindo música!Os resultados sairam e a tranquilidade voltou!
      Agora vais manter-te vigilante mas, marcando presença nos concertos de música que por aí vão aparecendo!
      Quanto aos empréstimos de bancos, que te não dê cuidado "as pilecas" estão atentas! Só tens que apostar!Mas olha por ti e...por mim!
      Um abraço

      Eliminar
  2. Meu caro BobbyZé

    Para mim, era impossível não vir aqui exprimir a minha solidariedade para contigo...

    Felizmente, tudo se resolveu. Mas continua vigilante...

    A rábula do empréstimo bancário, nada mais é que esta sociedade mercantilista em que estamos desgraçadamente envolvidos. A tua vida, pouco interessa. Grave era ficares a dever dinheiro ao banco, se fosses tocar lira para o lado de lá da vida.

    É assim, que esta sociedade sem valores e sem escrúpulos, funciona ...

    Há uma canção nacional, que diz que "a vida é uma passagem para a outra margem" ...

    Eu direi, da minha lavra, que a vida é uma ponte entre as duas margens da Eternidade . De lá viemos e para lá voltamos ...

    Queremos - todos queremos - passar essa ponte o mais tarde possível ...

    Tu, caro amigo, ainda vais ouvir muita música ...

    E eu, se o Destino me deixar, também quero cá estar para, contigo, ouvir a música que tu gostas ...

    No momento em que postaste, eu estava para aqui a olhar para umas fotografias de Monsanto e da casa onde Fernando Namora exerceu medicina ...

    A ti, fascina-te a música. A mim, este mundo da gente predestinada para a escrita. É assim que vou vivendo o meu exílio e a minha parda solidão.

    Namora - Fernando Namora - que um dia escreveu, entre outros, o livro "Retalhos da vida de um médico", nunca te diria, com o seu espírito humanista, a cretinice que o médico francês te disse...

    Apesar de, por aqui, desde os anos de 1944 a 1946 em que Namora fez clínica em Monsanto, as coisas não mudaram muito e, naquela zona remota, o médico ainda mede forças com bruxas, endireitas, videntes e curandeiros ...

    Ao som dos Queen te deixo...

    The Show must go one ...

    Pois que siga a música ...

    Toma lá um abraço ...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Amigo e companheiro! Sabes que nesta fase da vida...as emoções são mais complicadas! O "dramatismo" desse diagnostíco, felizmente...para ti, e para todos os teus verdadeiros amigos...deixou de ter a carga negativa...que esse tal "dóctor"...te anunciava. Mas tal como o Quito escreve...sê vigilante daqui para o futuro.
    Quanto ao que escreves sobre o DON RAFAEL...subscrevo!!! ok?

    Fazes bem em lidar com a VIDA dessa forma bela, ouvindo musica, deliciando-te com o que a Natureza, de belo te/nos proporciona! E FORÇA AMIGO ! (como o Zeca tão bem cantava!) Grande abraço e BOA MUSICA!
    Ah...já telefonei aos craques da nossa ACADÉMICA, que mais logo vão pisar o relvado do Estádio Cidade de Coimbra...e prometeram-me que te dedicam a victória!!!!

    ResponderEliminar
  5. Estamos todos na fase da vida em que o raio das doenças vão aparecendo.
    Felizmente que esta já tu ultrapassaste, o que nos deixa naturalmente felizes.
    Porque tu é de boa cepa e nunca a voz te doerá para ires cantando e fazendo cantar.

    Quanto ao empréstimo bancário que a estupidez do médico te referiu, devias ter-lhe dito que dele não precisarás para nada.
    Porque o dedo mindinho me diz que vais acertar no cavalo vencedor...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Bobbyzé, nada obsta a que te peça dinheiro emprestado, pois não?

    ResponderEliminar
  7. Fiquei em suspense até ao fim com o que lia.
    O que sofrestes durante esse tempo é horrível mas a maneira como se ataca psicologicamente é importante e melhor quando ajudado pelas pessoas que amamos com o seu amor e carinho. Prá frente companheiro em Setembro almoçamos novamente no mesmo sítio ou outro!!!
    Agora chamar médico a esse tipo é favor!!!.., ele é EMPRESÁRIO DA SAÚDE(é do sindicato do que me disse que tinha cancro!!)
    Um abraço
    Azenha

    ResponderEliminar
  8. Como eu te compreendo Bobbyze, porque receber uma notícia destas faz balançar qualquer um. No ano de 1983 foi-me diagnosticado um cancro do estômago numa semana fui operada e o médico que me operou e que era meu primo disse aos meus Pais que teria pouco tempo de vida, na altura aqui em Faro ainda não se faziam citologias e foi o meu pai ao IPO de Lisboa com o produto da operação, fui fazer a minha recuperação para Coimbra e passado um mês chegou a alegre noticia de que tinha sido um falso positivo.
    Para ti desejo que te recuperes rapidamente junto de tua Elizabeth e em Setembro cá estaremos à vossa espera para irmos jantar os cincomaagnificos.
    Beijos para vocês.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  9. Mais uma difícil fase da tua vida que passou! Agora, bola p'rá frente.
    O apoio da Elisabeth foi muito importante e quase me atrevo a dizer que foi meia cura!
    Felizmente que tudo está bem!
    Eu tive um basalioma na cara, uma "brincadeira" comparada com um melanoma e mesmo assim, só eu sei o quanto andei preocupado!
    Um abraço e um beijo à Elisabeth

    ResponderEliminar
  10. sempre admirei a boa disposição com que encaras as adversidades, especialmente as de saúde. ainda bem que venceste mais uma! força!

    ResponderEliminar
  11. Um grande abraço Bobbyzé, ainda estarás aí para as curvas, e essa médico que te fez o diagnóstico talvez para Veterinário tivesse mais jeito.

    ResponderEliminar
  12. Partilhar tudo isto com os amigos e receber em troca todos estes apoios, é bastante reconfortante!Alguns enviaram-me mails, contando igualmente as suas aventuras passadas e actuais.Sempre respeitei a privacidade de todos vos.Compreendo perfeitamente que nem toda a gente està apta ou opta por contar o que lhe vai na alma.Mas eu sou assim.Escondo até onde posso esconder mas nunca tento me enganar a mim proprio.
    Aqui fica um grande abraço para todos!Toca a sair, toca a viver pois a vida é curta. Tao curta que alguns jà a querem vêr terminada a 21 de Dezembro!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Para Veterinário!!!!???? Pobres animais !!! Força caro amigo! E Viva a ACADÉMICA!!!

    ResponderEliminar
  15. Olá, amigo Bobbyzé!
    Então esse sujeito que te encostou à parede com a ameaça de não te emprestarem dinheiro, ainda não entrou em insolvência, como agora é moda?!
    Que se lixe, e que não fiques tu lixado.
    Bravo, és um exemplo na esperança e na positividade que sentes e transmites.
    Um abraço à Elisabeth.
    Agora, bora lá e toca a divertir tirando o melhor partido desta passagem.

    ResponderEliminar
  16. A sua história é a minha, com a diferença de um ano. É verdade tudo o que diz... esse seu sentir, pelo que vejo, é também o meu e de muitos outros. Força para si e espero lê-lo por muitos e longos anos num sinal bem claro de que ambos superámos o monstro.

    Uma leitora assídua

    ResponderEliminar
  17. Que nao haja confusoes!Eu nao pedi dinheiro emprestado a ninguem!Graças a Deus e ao Holande, o que recebemos dà bem para os gastos!Aquilo foi uma enorme parvoice do dermatologista que sabe que os bancos exigem agora, para grandes empréstimos,cauçoes e atestados médicos!!!!!

    Um beijinho a esta ultima leitora assidua.Gostava de saber quem é.Và là, dê a mao à palmatoria!

    Quem "se lixou ontem" foi o célebre JR da série DALAS!!!!Là vai subir a gasolina!!!

    ResponderEliminar
  18. Ana Maria

    Para mim o diagnóstico do cancro numa pessoa é uma notícia dura que não devia criar problemas psicológicos a ninguém. O que há a fazer em primeiro lugar, é a aceitação para podermos pensar com clareza o que se deve fazer para a frente. O cancro deveria ser tomado como qualquer outra doença, pois também se vive a seguir a um AVC, a uma embolia pulmunar, um problema cardíaco que nos pode levar a todo o momento, etc, etc. As pessoas na ânsia de um objectivo de vida começam logo a contar o tempo e a pôrem-se questões do porquê, quando o ideal é continuar a viver a vida e perguntarem-se o que devem fazer daí para a frente esquecendo o passado, pois esse já não resolve nada. Num certo número deles, os momentos finais não são os melhores sobre este planeta, mas como antes disso há sempre um período mais ou menos longo, porque não usufruír dele? Caso contrário o princípio do fim começa cedo, muito cedo pois como não se sabe quando se parte como todos aqueles que têm "saúde", começamos muito cedo a festejar uma apóteose sem data que não só nos influência negativamente como a toda a família. Ser-se realista perante a situação, viver-se o presente com alegria mesmo que nos apareça uma certa saudade do "futuro" e quando a situação se aproximar que não sabemos ao certo, devemos vivê-la com resignação pois a revolta só nos enfraquece psicológicamente e partir faz parte da vida. Sei que parte muito de mim ainda o que tenho para viver e enquanto puder com estes meus amigos, a vida vai ser uma alegria.

    O que não gosto de lêr quando uma pessoa parte derivado a esta doença, é que digam que após uma prolongada doença "fulano de tal" perdeu a luta contra o cancro. Ainda não vi ninguém perder essa luta pois o cancro morre com ele. As árvores morrem de pé.

    Para o Bobbyzé e Ana Maria, muitos anos de vida na companhia dos vossos Famíliares. Para os Familiares, quanto vos compreendo no vosso sofrimento sem palavras... um abraço.

    Chico Torreira

    Nota: Não compreendo. Se ponho o comentário na Ana Maria passo por anónimo na vizualização mas quando o faço avançar aparece-me no fim de todos os artigos e aí já não sou anónimo. Nada mais simples do que aceitar. Bem vindo à informática.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chico, quanto a mim este teu comentário merecia um post.

      Eliminar
  19. São Rosas

    Tudo o que eu escreva neste blogue, no meu e nos jornais é ao administrador de tomar as suas decisões, se bem que esteja muito mal visto pela propaganda do Carlos Viana.

    ResponderEliminar