sábado, 3 de novembro de 2012

PARABÉNS AAC

FUNDAÇÃO DA AAC



A Associação Académica de Coimbra foi fundada no dia 3 de Novembro de 1887, mas as suas origens
remontam à criação da Academia Dramática, em meados do século XIX. A Associação Académica de Coimbra instaleou-se no Colégio de São Apóstolo e o seu primeiro presidente foi António Luiz Gomes
 estudante de Direito que mais tarde se tornaria reitor da Universidade de Coimbra.

O PRIMEIRO JOGO
O primeiro jogo de futebol da Associação Académica de Coimbra data de Janeiro de 1912, sendo na altura presidente Álvaro Bettencourt Pereira de Athaíde. A preparação para o aguardado encontro foi tal que a equipa começou a treinar-se no dia 8 de Janeiro. na ínsua dos Bentos, local onde se viria a disputar o duelo com o Ginásio Club de Coimbra. Nessa partida, disputada no dia 28, a Académica surgiu equipada com camisolas brancas e calções pretos, num encontro que terminaria com a vitória da Associação Académica de Coimbra por 1 - 0.

TOMADA DA BASTILHA
Em outubro se 1915 chegou a Coimbra Augusto da Fonseca Júnior um estudante de medicina que se revelou um grande jogador de futebol, mas também um importante dirigente edtudantil, tendo mesmo presidido à Associaçãp Académica.
Na noite de 25 de Novembro de 1920, "PASSARINHO", nome pelo qual que ficou conhecido, liderou a invasão à Torre da 
Universidade permitindo assim a ocupação total do Colégio de São Paulo Ermita pela AAC. Ainda hoje, a Associação Académica de Coimbra comemora este episódio, que perdura na história como "A TOMADA DA BASTILHA".





mais desenvolvimento  AQUI

5 comentários:

  1. Infelizmente não está citada no site da AAC uma importantissima data que chegou a ser feriado universitário.

    Refiro-me à data de 25 de Novembro de 1920, passados que eram 33 anos sobre a fundação da mais antiga associação de estudantes do país.

    Com efeito, foi neste dia, baptizado de Tomada da Bastilha, que um grupo de estudantes, após infrutiferos diálogos com os professores e suas promessas não cumpridas, invadiu e tomou posse das instalações do Clube dos Lentes para darem guarida condigna à AAC, cuja expansão já não se conformava com a exígua sede onde funcionava.

    Parece-me que as duas datas não podem nem devem ser desligadas.

    Estamos de parabéns. Que não se perca nunca este historial e que o mesmo não seja reduzido ao futebol, embora se reconheça que foi através dele que se tornou mundialmente conhecida a AAC.

    ResponderEliminar
  2. Que responsabilidade da AAC seja assumida condignamente pelos actuais estudantes...
    É a mais antiga Asssociação de Estudantes do país.
    Parabéns pelos 125 anos!

    ResponderEliminar
  3. Rui Felíci a data estva lá...mas não copiei tudo.
    Mas agor ainda se pode ver mais clicando em aqui.

    ResponderEliminar
  4. Quando vinha a Coimbra para casa do meu tio Abegão, que morava mesmo em frente aos Hospitai da Universidade,com a idade de 8 ou 9 anos, esta "sede" da Académica ainda lá estava e em frente havia o hospital dos Lázaros.
    Depois passou para o Palácio dos Grilos e muito mais tarde para a actual localização na Rua Padre António Vieira e também Praça da Républica(TAGV).

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelo esclarecimento Rafael.
    Ainda bem que a "Tomada da Bastilha" está assinalada no site da AAC, ao contrário do que pensava.
    Porque, como eu disse antes, é um acontecimento indissociável da vida da Associação.

    ResponderEliminar