terça-feira, 5 de março de 2013

Inédito - Escalfeta para pinguins

O Biodôme de Montreal, que não é mais do que uma combinação de jardim botânico, aquário e zôo num só edifício fechado com as temperaturas e humidades devidamente adaptadas, apresentou no exterior uma passagem de moda de pinguins. Bichinhos muito simpáticos e habituados a temperaturas um pouco superior à que conheciam no seu ambiente inicial, tomaram a decisão de lhes criar ao centro uma zona quente para poderem aquecer os pés pois a temperatura exterior rondava os menos sete graus centígrados. 


Por seu lado, para que as pessoas se pudessem também aquecer, puseram no meio das diversas actividades que aí se desenrolavam, três fogões idênticos dos quais aqui fica um para que não fiquem arrepiados com o frio.

15 comentários:

  1. Para aquecer com essas temperaturas só mesmo sentado em cima das brasas!!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moreirinhas
      Ui... o apoio costas ficava assado. Não podemos ser tão drásticos.

      Eliminar
  2. Fotos muito giras e para mim absolutamente inéditas!!!
    Pinguins de escalfeta...quentinhos que até fazem um bailado!
    Estamos sempre a aprender!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael
      Tem a sua piada. O veterinário Emiko Wong estava com medo que a diferença drástica de temperatura de seis graus centigrados no interior para a temperatura exterior, lhes causasse problemas nas patas. Vamos sempre aprendendo.

      Eliminar

  3. Por cá temos a mania de lhes meter "escalfetas" de gelo.
    Cada terra com seu uso, temperaturas a seu fuso...

    Um abraço, Chico Torreira. Achei muito interessante. Aprender, aprender sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Carlos Viana : eles também têm gêlo para lhes manter a temperatura como se pode ver na foto. O único problema que poderia aparecer, eram as patas pois o veterinário só os deixava sair se a temperatura fôsse de menos dez a mais dez centígrados. Outros não puderam sair porque estavam na mudança de pele, o que lhes causa stress. No ano passado, retiraram um que estava a ficar nervoso.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Outras paragens, outros costumes. Gostei de ver ...

    ResponderEliminar
  5. Mais uma curiosidade sobre os costumes e os espetáculos de outros locais que, provavelmente, nunca terei hipótese de visitar!

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvidas, Quito mas fiquei muito triste pois errei as minhas previsões para a AAC/Guimarães. Pior... já ninguém fala nela. Vamos lá ver com o Sporting.

    ResponderEliminar
  7. Xico
    É estranho este cuidado com os pinguins, num país que não tem dinheiro para ter este cuidado com as pessoas.
    Abraço do Tomané

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomané
      Se te referes ao Canada, eu só posso falar do Quebec. Há cá erros muito profundos como em todo o lado. Eu mesmo falo mal desses erros e de que maneira. A BB atacou por causa das focas. No tipo de comparação deste género, depende do orçamento destinado a cada sector e cada um grita pelo máximo para o seu e caso aconteça o contrário, os governos são uns malandros. No entanto um analfabeto ou um pobre, tem muito melhor nível de vida aqui que na maior parte dos países deste mundo. Já não posso falar abertamente do mendigo, pois se aceitarem são muito bem acompanhados e recuperados para a vida. Há no entanto mendigos de muitos estilos: até aqueles que estavam bem na vida e tomaram a decisão de serem sem abrigos por uns anos, para poderem avaliar a pobreza e mais tarde tomarem decisões. Há outros conhecidos e muitos anónimos. Dos conhecidos, até há os que vão viver nas catacumbas do metro de Nova Yorque. É um país com muitos erros, que abraçando os ricos também dá um bom nível de vida aos outros e tem obras sociais excelentes.
      Aqui as pessoas têm um trabalho, curso, etc e a um dado momento mudam de vida com muita facilidade mesmo que seja para trabalhos aí considerados menores. É uma experiência na vida. Ainda agora temos o caso da juíza Suzanne Coupal que ao fim de vinte anos de carreira e estando muito bem vista, mudou para a pintura com bons resultados. Há duas semanas em plena televisão disse que se vai dedicar ao grafitismo e recebeu logo uma salva de palmas.
      A abertura destas gentes, naturais desta terra, é fantástica.
      Gostei que tenhas aparecido. Um abraço
      Chico


      Eliminar
  8. Xico
    É estranho este cuidado com os pinguins, num país que não tem dinheiro para ter este cuidado com as pessoas.
    Abraço do Tomané

    ResponderEliminar
  9. É verdade, Celeste Maria. É por isso que eu penso que cada um dos que emigraram faziam bem de falar do local aonde vivem, como faz o Bobbyzé. Talvez um dia a Celeste Maria ainda possa visitar o Canada mas de todas as formas, hoje com a internete podemos viajar por muitos lados.

    ResponderEliminar
  10. Gosto sempre de aprender coisas novas.
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Tonito,
    Eu também. É por isso que ando sempre a procurar saber o que se passa aí. O meu problema é a AAC...
    Um abraço.

    Espero que este comentário apareça a seguir ao teu pois aqui no meu computador, têm estado a saír nos lados mais inesperados. Benvindos à informática.

    ResponderEliminar