domingo, 18 de março de 2012

Aqui também se joga ao SOCCER

Como os norte-americanos chamam ao futebol europeu.

Não haja dúvidas que em qualquer lado o futebol é o desporto rei. Disputou-se ontem no estádio Olímpico de Montreal, o primeiro jogo da temporada em que se defrontaram o Impacto de Montreal e o Fire de Chicago.
O jogo terminou com uma igualdade a um golo e foi visto por 58.900 espectadores.




Além do estádio em si, pode-se ver a torre inclinada mais alta do mundo.

Foi neste estádio que Carlos Lopes ganhou a medalha de prata nos 10.000 metros em 1976.


A pedido do Tonito.

A torre inclinada deste estádio com cento e setenta e cinco metros de altura, é servida por um funicular de dois andares com vidro para o exterior e que pode levar cerca de oitenta pessoas de cada vez. Quando se chega ao cimo, temos uma sala de observação que nos permite uma visão de várias dezenas de kilómetros em toda a volta. Os sítios de interesse turísticos estão referênciados ao pé das janelas.

10 comentários:

  1. Chico,tira uma foto para ver a inclinação da torre.
    Um Grande Abraço.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  2. Quase 60 mil espectadores num jogo de futebol em Montreal, é para mim uma enorme novidade.
    Chico, continua a dar notícias. A troca de informação é óptima.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Tonito

    O Mestre manda e o aluno obedece.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Carlos Viana
    A vivência de Montreal, que é o seu melhor, deixa-nos muitas vezes admirados.
    Números certos para ti são cinquenta e oito mil novecentos e doze bilhetes pagos.
    Além destes, ainda houve os convidados e o pessoal trabalhador, que quando podia, ia piscando o olho ao que se passava no campo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Magnifica foto do Estádio Olimpico de Montreal de tão boas recordações para Portugal, quando em 1976 Carlos Lopes ganhou a medalha de Prata!
    Desde essa data e em Televisão, que nunca mais tinha visto este majestoso Estádio!
    Também não imaginava que no Canadá o futebol fosse REI(?), se não é, tem também muita popularidade!
    A 2ª foto, a pedido do Tonito é soberba!
    Sempre a apreciar as tuas postagens!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Rafael
    É verdade, boas recordações.
    No Canada no lado inglês, é o futebol americano o principal desporto. Em alguns lados, também o baseball. No Quebec é o hóquei no gelo.
    O futebol europeu, existe por todo o lado. Aqui na minha zona, num raio de quatrocentos metros há três parques públicos com um campo cada, que dá para os dois tipos de futebol. Nos dois casos, quando cortados ao meio e estendidos para um dos lados permitem fazer dois campos em cada um. Também têm um ou dois campos de treino de baseball por parque, assim como um ou dois de voleiball.
    É sair de casa e ir-se lá praticar o desporto que se gosta.
    Vêr lá jogarem miúdos e miúdas juntos até uma certa idade, é o hábito. Quando mais crescidos, então fazem equipas separadas mas muitas vezes treinam juntos. Só no Quebec em futebol europeu, em todas as idades até aos dezoito anos, estão inscritos duzentos e dez mil miúdos e miúdas. A forja está a funcionar.
    Isto hoje fazer fotografias, é muito simples. Basta uma "bate e foge" no bolso.
    A torre é que tem nível. Eu naquela posição não aguentava nem um minuto.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma interessante postagem do Chico Torreira. Dá nas vistas a monumentalidade do Estádio e da Torre, que parece desafiar as leis da Fisica.
    Uma vez que se lembrou o nosso grande Carlos Lopes, queria deixar aqui um apontamento à morte aos 51 anos de António Leitão, grande atleta que várias vezes subiu aos pódios internacionais, com a camisola das quinas.
    Que esteja em paz.

    ResponderEliminar
  8. Quito
    Quanto às leis da física, até é verdade. Já caíram duas vigas de cerca de 500kgs cada uma.Tem sido um tratado mas é muito boniiiiito.
    O António Leitão, um atleta, um campeão e partiu tão cedo. Nem com todos estes requesitos teve saúde. Paz à sua alma.
    Nem sei se devo andar para aqui a dar à perninha a fazer ciclismo. Enfim, vamos ver. Haja esperança.

    ResponderEliminar
  9. Celeste Maria
    A arquitectura francesa, é notável. O estádio é um monstro e quem o anda a pagar ainda!!! somos nós. É verdade. Os tolas daqui acharam por bem não fazer a cobertura que os franceses propunham pois esta gente é que está habituada a lidar com a neve. Resultado, a torre com os cabos era para elevar um telhado amovível e hoje está com uma cobertura fixa, só que já é a quarta pois as outras nunca aguentaram com a neve. Nunca se vê o sol, o que obriga a ar condicionado todo o ano. Como cada cobertura fica em mais ou menos trinta milhões, fora primeira que lá foi colocada que ficou para cima de cem milhões há umas décadas, ainda a andamos a pagar o estádio. Isto porque criaram um imposto especial para tal fim. Precisamente a semana passada foi um engenheiro da construção, natural do Quebe, à TV por causa de um outro problema e falaram neste assunto. O senhor que já está na reforma, livre de todas as pressões, disse que a técnica era francesa e que aqui tinham querido entregar a companhias locais mas que estes engenheiros não têm a técnica necessária e que ainda vamos pagar mais algumas. Como vê os problema não são só aí. A diferença é que estes meninos conseguem manter um bom PIB que vai dando para tudo.

    ResponderEliminar