sábado, 26 de maio de 2012

A PROPÓSITO DE...FOTOS DO SÓTÃO DE RUI PATO


Estas 4 fotos que, pelo tipo de negativos devem ser dos anos 40, tirados pelo

meu pai, documentam o que me parece ter sido um CORTEJO MEDIEVAL que terá

desfilado pela cidade.
 
Algum "cromo" tem recordação ou conhecimento desta festança?







Email (carta) enviada pelo Fernando Gaspar ao Dr. Reis Torgal


Dr. Reis Torgal :

Conhecemos todos a paixão que tem pelas coisas de Coimbra e sei como a(s) sua(s) memória(s) pode(m) ajudar a esclarecer e a valorizar esta troca de referências antigas.

O Rui Pato (conhecido e admirado por ter sido o companheiro do Zeca e do Adriano e até recentemente Director do Hospital dos Covões), foi meu vizinho no Bairro Marechal Carmona.  Voltámos a encontrar-nos há uns quatro anos por ocasião de um encontro cheio de emoções que reuniu - depois de cinquenta anos !- os antigos moradores daquele Bairro. Daí veio este "forum" de troca de recordações de Coimbra. Para identificação, lembro que o Pai do Rui- (que ele aqui menciona e de cujo arquivo terão saído as fotografias ) foi o Sr...Rocha Pato, jornalista conhecido  e delegado em Coimbra de "O Primeiro de Janeiro". As fotos, muito antigas, juntamente com alguns "cromos" conhecidos dos que por Coimbra andaram há mais anos, são valiosas evocações desses tempos distantes que tantas saudades nos trazem.
 Especialmente àqueles que -como eu - de lá saíram há mais tempo.
 Um obrigado ao Rui Pato!
E ao Fernando Rafael ( promotor daquele encontro ) e a todos os outros que por estas memórias, nos fazem regressar  a Coimbra, à "nossa" Coimbra...a de outros tempos! Um abraço 
Fernando Gaspar 


Perguntei ao Fernando Gaspar o porquê do Dr. Reis Torgal



Fernando Gaspar (resposta)
18 de Maio de 2012 2:06
O Dr. Reis Torgal - ( antigo aluno de meu Pai, por quem manifesta ainda
hoje grande estima e admiração ) tem nos últimos anos mantido comigo uma relação estreita dadas as nossas actividades próximas das coisas do vinho
e da comida. E, sobretudo das Confrarias gastronómicas!Excelente orador e apreciado jornalista, admiro no Dr. Reis Torgal o saco sem fundo das suas memórias académicas que são lenha em que aquece a paixão saudosa da
"Coimbra de outros tempos. Por tudo isto, sempre que me chega algum "mail" referente a este, insisto em mandar-lho mesmo que às vezes me fique o
receio de estar a incomodá-lo com mais um no meio de tantos que deve
receber todos os dias. E foi assim que também ontem lhe enviei - como já algumas vezes tinha feito antes- o mail recebido de ti, este dos "cromos"
do Rui Pato.
O Dr. Torgal pede para ser incluido na lista de endereços destes mails do
Rui Pato, de quem gostaria de conhecer o endereço para contactar
directamente





2 comentários:

  1. Muito grato a todos.
    O meu endreço é: pato.rui@gmail.com
    Bem haja

    ResponderEliminar
  2. Como gosto de ver estas relíquias!
    Obrigada a todos.
    O Dr. Reis Torgal foi quem, em 1958, me preparou para o exame de admissão à Escola do Magistério Primário. Era em minha casa, a mesa aberta, onde 10 jovens se candidatavam ao curso e... nem todos conseguiam.
    o Dr. Reis Torgal dizia-nos : - Não basta ser bom, é preciso ser melhor do que os outros!

    ResponderEliminar