domingo, 27 de novembro de 2011

FADO PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE DA UNESCO

 HOJE-DOMINGO SE SABERÁ O RESULTADO!



Decisão aprovada
O fado já é património mundial



Depois de uma espera de quase dois dias, a candidatura portuguesa foi finalmente aprovada )
 A notícia chegou via SMS: “O Fado já é património imaterial da humanidade”. Sara Pereira, directora do Museu do Fado, estava sentada na sala onde o comité intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) esteve a votar as candidaturas a património cultural imaterial da humanidade, em Bali, na Indonésia, quando o resultado da votação foi anunciado e enviou a mensagem.

PARABÉNS!
SERÁ QUE FADO HÁ SÓ UM...O DE LISBOA E MAIS NENHUM?



FADO PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE

Fado, nascido de circunstâncias populares da Lisboa do século XIX, fez parte de todo um enredo de "convívio e lazer" marcado pela vulgaridade "espontânea" da vida diária da época. Cantado nas "hortas, tabernas, nas ruas e vielas (...)", o Fado foi em tempos associado "a contextos sociais pautados pela marginalidade e transgressão".
Segundo o Museu do Fado, esta associação às esferas mais marginais da sociedade da época "ditar-lhe-ia uma vincada rejeição pela parte da intelectualidade portuguesa", algo que já não vemos acontecer hoje.
"Ultrapassando as barreiras da cultura e da língua, com Amália o Fado consagrar-se-ia definitivamente como um ícone da cultura nacional. Durante décadas e até à data da sua morte, em 1999, caberia a Amália Rodrigues, o protagonismo a nível nacional e internacional".
Hoje, cabe à fadista Mariza o papel de embaixadora da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, que o VI Comité Inter-Governamental da UNESCO analisará a partir de hoje e até dia 27 (domingo), em Bali, na Indonésia e durante a qual se decidirão as candidaturas distinguidas.
Nomeada pelo ex-presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, Mariza defendeu que "um povo só é conhecido pela sua cultura" e, caso esta distinção seja outorgada ao Fado, "talvez nós portugueses possamos ter um orgulho maior naquilo que somos".
O comité é presidido pelo embaixador da Indonésia junto da UNESCO (ONU para a Ciência, Educação e Cultura), Aman Wirakartakusumah, e é constituído por 24 países, entre eles, Espanha, Quénia, Japão e Venezuela.


 ENTÃO E O FADO DE COIMBRA?

E Hilário, Menano, Edmundo Bettencourt, Luís Góis, Almeida Santos, Fernando Rolim, Zeca Afonso, Adriano, António  Ataíde, Rui  Lucas, Calos Carranca, Flávio Rodrigues, Carlos Paredes António Portugal, António Brojo, Durval Moreirinhas, Octávio Sérgio, Rui Pato, António Jesus, Carlos Jesus, Humberto Matias e muitos outros cantores e guitarristas que tornaram o fado de Coimbra conhecido em todo o mundo?




10 comentários:

  1. O que li à muito tempo.
    O fado nasceu em Coimbra para conquistar moças.
    Saiu de Coimbra para Lisboa pelos doutores que se formavam por cá, pelas mesmas ideias.
    Por cá faltou o aproveitamento turístico do assunto.
    Ainda hoje é assim.
    Por mim estou farto de fado e do resto.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  2. A minha opinião:
    Concordo que separem o fado de Coimbra do fado de Lisboa, pois têm muitas diferenças.
    E acho que a cidade de Coimbra deveria avançar com um projecto consistente de estudo, valorização e divulgação do fado de Coimbra.
    E alguém me esclarece por que motivo se lê em tantos sítios que o fado de Coimbra não é fado e sim canção de Coimbra?

    ResponderEliminar
  3. E por que motivo não avança a cidade de Coimbra com uma candidatura da canção de Coimbra a património imaterial da humanidade? Em minha opinião, seria tão meritória quanto a do fado de Lisboa.

    ResponderEliminar
  4. "Sem Fado, Coimbra ficou presa a um passado que renega -quando diz que não há FADO de Coimbra- e libertou-se de um futuro onde não estará por pretenciosismo. Mas estou certo que a verdade virá à tona da História (do Fado de Coimbra ).Eu acredito no Fado de Coimbra até porque somos nós que fazemos o destino !"

    ResponderEliminar
  5. É bom que façamos uma reflexão sobre o assunto, que saibamos fazer a nossa auto-crítica e, imprescindível, que nunca enveredemos por fundamentalismos...

    ResponderEliminar
  6. FADO - Patrimonio Mundial! Tudo certo! O que é que isso vai mudar no panorama musical ou cultural Português? O reconhecimento que lhe é devido? COIMBRA ou LISBOA? The old same story!!!

    Serà que a MARIZA vai ser mais educada e tratar "A Gente da Sua Terra" (como ela canta) com mais educaçao?

    Parabens a todos aqueles que trabalharam para esse reconhecimento! Mas estou de acordo com o RUI, nada de fundamentalismos!!!

    ResponderEliminar
  7. Tonito!Qué isso, rapaz? Andas numa de "feeling blue" ou quê?

    Que andes farto de fado ainda compreendo mas a palavra DE TUDO, inquieta-me!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Zé, é mais um desabafo.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  9. O comentário do Rui Pato resume, no essencial, o que penso sobre o assunto.
    Colocar o Fado - e quando se fala em Fado estamos a falar de Lisboa - em oposição ao Fado de Coimbra ou à Canção de Coimbra, é a pior forma de abordamos a temática.
    A Unesco elevou o Fado a Património Mundial, após a apreciação de uma candidatura.
    Coimbra, com o seu Fado ou a sua Canção, candidatou-se a quê?
    Não podemos criticar outros pela nossa própria inércia.

    Questiono-me sobre os efeitos práticos deste "galardão".
    Será que vai abrir novos palcos aos nossos fadistas?
    Se assim for, deixa de ser "Imaterial" e passa a ser "Material". Ainda bem para os nossos fadistas e para a nossa balança de pagamentos.
    Haja alguém que contrarie o nosso triste fado...

    ResponderEliminar
  10. Devo dizer que gosto de ouvir o chamado fado de Lisboa...mas também gosto e muito de ouvir o fado de Coimbra.
    Ser Fado de Coimbra ou Canção de Coimbra a diferença estará no tipo de letra(mensagem) que é cantada e talvez também no tipo de acompanhamento: Fado com guitarra e viola e Canção só com viola.
    E onde fica a balada?
    Mas sou mais pela designação de FADO de Coimbra!
    Mas gostava de poder estar presente numa tertúlia em que "os entendidos na matéria" discutissem e aprofundassem este tema!

    Por outro lado e posso estar errado que quando há vários anos foi lançada a candidatura do Fado de Lisboa a Património da Humanidade, se gerou também um movimento, embora envergonhado de também o Fado de Coimbra se candidatar.
    Mas surgiram vozes e até penso que na comunicação social, que não seria bom aparecerem duas candidaturas!
    Não sei se alguém de vós se lembra deste facto!
    Seja como for, PARABÉNS AO FADO DE LISBOA!
    E o de Coimbra que se cante cada vez mais!
    Cantores e guitarristas de enorme valor não faltam!

    ResponderEliminar