segunda-feira, 4 de agosto de 2014

FOTOS DE SÓTÃO de Carlos Alberto Carvalho(Sabino)

Datam do ano de 1953 e respeitam a um torneio de Voleibol num campo que havia junto da primeira sede do então denominado Centro de Recreio Popular Bairro Marechal Carmona-Praça de São Tomé e Principe-praça E- actual Centro Norton de Matos na Rua Vasco da Gama
Foi um torneio organizado pela então direcção e nele participaram 4 equipas: Peles Vermelhas-foi o vencedor-; Piratas, Queimados e Leopardos.
Não há  fotos das equipas em separado, à excepção dos Peles Vermelhas por terem sido os campeões!


 PELES VERMELHAS.- vencedores.
Em baixo: Jorge Baptista Baptista-director,  Tó Simões(?) , Rui Umbelino, João Azevedo e Renato Santos-director.
Em cima :Florêncio, Sabino de Carvalho-director, Carlos Alberto, e Luis Pratas
QUEIMADOS de equipamento preto
 Em baixo-pretos -João Neto, Rui Bento,   (?)
Em cima:Mário Santos, Fernando Português, Manuel Joaquim, Jorge Baptista(director), César

Brancos- Peles Vermelhas
Em baixo :Florêncio, (?)
Em cima: Carlos Alberto, Rui Umbelino, Tó Simões?,Luis Pratas

 LEOPARDOS -Equipamento preto mais claro com gola
Em cima: Rui Bento(fiscal de linha,Renato Santos director, Jó Moutinho,Arcindo Bastos, Fernando Moutinho, Zé Bráz, Zézé Veloso, Raul Pinto, C. Alberto a fiscal de linha, Emilio Gomes

PIRATAS (em baixo): Zeca Simões, Teixeira, Tó Gonçalves, Bétinho Lopes, Paulo Nobre, Fernando Rafael e Tó Jó Veloso(porquê em branco...não sei)

EG

11 comentários:

  1. Estas são as fotografias de um Tempo. Se calhar, de um melhor tempo. Menos competição e mais solidariedade, num Bairro que dava grandes lições de associativismo.

    Muita desta gente partiu. Mas nós, aqueles que achamos que a vida não é um exercício geométrico ,nem uma contabilidade de "deve" e "haver", recordamos com saudades todos os que nos deixaram. E saudamos os amigos que ainda se sentam connosco à mesa da amizade. Entre eles, vestido a preceito na equipa dos Leopardos, está o nosso amigo Fernando Rafael ...

    ResponderEliminar
  2. Sim Quito há qui as fotos de muitos companheiros que já partiram.Foi um tempo de grande companheirismo e amizade. Uns partiram cedo demais, mas que a todos recordamos com muita saudade.
    Uma rectificação, pois talvez as lendas das fotos não sejam bem elucidativas.
    Mas eu Fernando Rafael, paertencia, como não podia deixar de ser aos PIRATAS!!!
    Os PIRATAS estão juntos com os LEOPARDOS e destiguem-se porque embora esteja equipados de preto como os Leopardos, a sua camisola(Tishirt) não têm GOLA, isto é estão degolados!
    Os Leopardos tinham mais apoio finançeiro e metram GOLAS nas camisolas!.
    Esclarecido?

    ResponderEliminar
  3. Pois, nos Piratas é que tu estás bem ! Nunca mais me esqueço quem me açambarcou um belo prato de carapaus ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim porque um leopardo nem gosta de carapaus...é mais para a carnunça!

      Eliminar
  4. Isto é um monte de recordações. Pelo ponto de interrogação, o Carlos Alberto de quem me lembro muito bem do Pai além dele, procura saber quem é o último atleta à direita da foto do centro, que está na linha de baixo equipado de escuro: segundo os meus dados, trata-se de Albino.

    ResponderEliminar
  5. Pois meu caro Chico, parece que tens razão e os teus dados estarão certos. Vendo bem a foto també a mim me parece ser o Albino Ramos.Como o costumo ver quase todos os dias aqui pela pastelaria Vasco da Gama, vou perguntar-lhe se se lembra de pertencer aos Queimados.
    O Albino tem um irmão chamado Álvaro(trabalhava na CP) e uma irmã de que não me lembro o nome.

    ResponderEliminar
  6. Na data deste fantástico torneio andava eu pelo Porto, metido noutros torneios...
    Só vim para o Bairro cerca de 10 anos mais tarde mas, mesmo assim, tirei "pela pinta" e com a ajuda das legendas, muitos amigos que ainda conheci.
    Sótão de categoria, o do amigo Sabino. Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Rafael, o Albino e o Álvaro tem 2 irmãs: a Altina que vive cá em Coimbra e a Lila que julgo está pelo Porto.
    Estas fotos são um desfilar de memórias. Lembro-me de quase todos os fotografados e recordo com saudade os que partiram. Que bem me lembro do Zezé e Tojo Veloso que estavam sempre em minha casa, Gostei muito de ver

    ResponderEliminar
  8. Então e eu, distraído para não chamar outra coisa não sabia isso?
    Passou aqui por mim a chamada "branca"
    .Mau!Mau!
    A irmã Lucinda Ramos (Lila) vive na Maia- Porto,
    o Álvaro penso que mora na Lousã
    A Altina é casada com o Manel da mesma rua de Moçambique
    Quase todos os dias nos encontramos la´pela dita rua!!!

    ResponderEliminar