Por Agência Lusa
publicado em 6 Ago 2014 Portugal
Gruta natural com rio subterrâneo aberto ao público até final do ano em Penela
O Sistema Espeleológico do Dueça é formado por quatro grutas que estão ligadas entre si
O Centro de Interpretação do Sistema de Espeleológico do Dueça (CISED), em Penela, promove até ao final do ano visitas guiadas à gruta natural do Soprador do Carvalho, em que é possível navegar de bote em águas subterrâneas.
As visitas são efetuadas por uma equipa liderada por Paulo Rocha, que durante uma década chefiou a Federação Portuguesa de Espeleologia, de que faz parte também a técnica de turismo Carolina Gautier, no âmbito do projeto CISED + Programas 2014, iniciado em julho.
"O número de visitantes está abaixo do ideal e do que esperávamos, mas as grutas têm vindo a suscitar muito interesse", sublinhou à agência Lusa Paulo Rocha, referindo que, neste mês de agosto, as inscrições superam os participantes de julho.
A visita à gruta natural do Soprador do Carvalho, disponível em 800 metros, demora cerca de quatro horas e pode ser efetuada em grupo de oito pessoas (máximo) ou famílias, que usufruem de um desconto no preço do bilhete.
A primeira hora é dedicada à observação de uma exposição e à explicação dos procedimentos de segurança e de funcionamento dos equipamentos usados, enquanto as duas horas seguintes são passadas dentro da gruta, com água pelo joelho, e, a última hora, é reservada aos banhos dos participantes.
Segundo Paulo Rocha, dentro daquela cavidade natural os visitantes podem encontrar estalagmites, estalactites e uma formação rugosa semelhante a uma couve-flor, além do rio subterrâneo, no qual as crianças são levadas num bote pneumático.
Além da visita às grutas naturais, localizadas no maciço rochoso da Serra de Sicó, o CISED + Programas 2014, inclui também passeios pedestres, atividades de lazer e aventura.
Trata-se de um projeto-piloto, resultante de um protocolo entre a Câmara de Penela e a empresa PROC1000, assinado no início do mês passado, que prevê a realização de visitas guiadas e a dinamização de pacotes turísticos para grupos e famílias entre julho e dezembro, com o lema "Um espaço de todos para todos".
"Vamos tornar acessíveis as cavidades naturais do CISED, inaugurado em 2005, através do cumprimento de um conjunto de normas de utilização, sem descurar o equilíbrio e a sustentabilidade do próprio espaço", sublinhou, na altura, o presidente da Câmara de Penela, Luís Matias.
Desconhecia em absoluto a existência de grutas em Penela. Muito interessante.
ResponderEliminarEu sabia que existiam, mas pelos visto agora vão arrancar com as visitas guiadas!
ResponderEliminarDá para andar lá por dentro de barco. Faz parte do rio dueça
Portugal tem muitos tesouros desconhecidos. Agora vem ao conhecimento de do grande público, mais esta maravilha. O Fernando Rafael, Homem que gosta da sua terra, certamente que tem motivos para estar satisfeito.Afinal uma alegria que poderá contrastar com o fim do Tribunal de Penela. A justiça mais longe dos Penelenses e os consequentes transtornos. Mas isso são contas de outro rosário.
ResponderEliminarÉ muito bela a foto. Talvez um dia possamos juntar um grupo de amigos do Bairro e ir visitar as grutas naturais ...e um almoço bem regado para completar a festa ...
Por cá, podem contar com duas inscrições ...
A minha terra é um poço de mistérios...
ResponderEliminar