sábado, 23 de agosto de 2014

O ABRAÇO DO VENTO ETERNO ...



Éolo

Todas as tardes é assim. Sentado numa varanda neste recanto da Europa,  eu olho o mar. Então, quando o sol desce no Firmamento, vejo ao longe as traineiras, de proa apontada a Sagres. Depois, desaparecem como por mistério, deixando um rasto de espuma, que se dilui no verde inquieto de um mar que é pão.

De mansinho, chega o vento . O Vento Eterno de Lagos. Tenho, com ele, uma relação de cumplicidade. Hoje, aquela aragem que fustiga de mansinho a copa das árvores, já não me traz novas do meu país. Mas, de Eterno que é, sussurra-me lembranças do meu passado. Da minha infância lacobrigense. E geme de saudade.

Partimos abraçados, ao encontro de um Tempo remoto. Nas suas asas, nas asas de Éolo, pairo sobre o cais da estação de comboios da cidade. Quanta alegria na hora da chegada. Quanta tristeza na hora da partida.

Ela, a Lucília que tanto me amava, derramava um beijo na minha face tenra de criança. Era um beijo molhado, como molhadas eram as lágrimas de saudade, de quem ainda nem tinha partido. Um beijo que tinha que durar um ano, naquele hiato de tempo em que eu regressava ao meu berço coimbrão. Nesse período de afastamento físico, multiplicavam-se os afetos, até à glória do regresso.

Falar do Largo do Adro, é falar do António Maluco. Falar do Largo do Adro, é homenagear o Jorge Pacheco. Falar do Largo do Adro, é lembrar a Henriqueta de passo ligeiro, que andava a aprender o ofício de cabeleireira.

O Jorge Pacheco, era o meu herói de infância. Como se eu desfolhasse um livro de banda desenhada. No dia em que o pai, o António Maluco, já não tinha forças para batalhar com o mar, foi o Jorge que garantiu o sustento na mesa. Destemido, cavalgava as ondas na procura da sobrevivência. Tinha a bravura dos nossos antepassados. Era um marinheiro do Infante.

Sempre foi e sempre voltou com as marés. Quer fosse verão ou inverno. Eu, na minha inocência de criança, achava que ele tinha um segredo com o Atlântico. Um pacto de amizade, que nunca soçobrou à fúria da suestada.

O António Maluco partiu, e já não remenda no seu quintal acanhado, as redes do Destino. O Jorge, também. Foi apanhado à traição, pela doença que o vitimou. Porque, olhos nos olhos, a morte não lhe fazia frente. A Henriqueta, também partiu. Não da vida, mas para a capital, na procura de um qualquer sonho dourado.

Agora, quando lá fora uma calma plena já desce sobre Lagos, e as gaivotas de asa branca riscam o céu da cidade, continuo no meu posto de vigia, a conversar em surdina com o Vento Eterno que me abraça. Quantas memórias doces, do meu reviver algarvio, terá Éolo ainda hoje para me contar ?...
Quito Pereira

    

18 comentários:

  1. E que linda esta tua conversa com o Vento Eterno trazendo-te à memória o tua meninice e deixando-te a esperar outras "memórias doces". Quando elas chegarem não deixes de nos contar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Ló. Do alto da cidade, tenho uma vista abrangente sobre o Atlântico. Desta sala, nada me escapa. Desde as traineiras, ao paquete luxuoso que aqui passou ontem, talvez rumo ao Funchal.Vou contabilizando memórias. Memórias doces e algumas amargas, com o desaparecimento da familiares que tanto me queriam. O Vento Eterno de Lagos, que aparece ao fim da tarde,vai preenchendo as minhas lembranças.

      Mais uma vez obrigado pelas tuas palavras ...

      Eliminar
  2. Companheiro como estas no teu posto de vigia por esses lados, quando eles chegarem, para tomar conta do pouco que resta, avisa que é para eu me defender com o porrete que comprei na candonga.
    Aqui é mais difícil a vigilância pois o terreno é mais acidentado.
    Tonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro, cá vou descansando e fugindo às multidões. Desejo-te um bom fim de semana, de preferência rodeado dos nossos amigos à mesa ....

      Eliminar
  3. É pá este Éolo tem uma familia complicada comó caraças!
    Como é que te foste meter com ele? Para mais a voar nas asas dele!
    Mas tu lá sabes e pelos vistos sabes lidar com ele até porque te leva a revesitar todos os recantos que pisaste na tua infância nessa Cidade que adoras.
    Leva-te às recoradações de pessoas que amavas como a Lucilia, ou de fuguras que jamais esqueces como oAntónio Maluco! E tinhas um herói da tua infãncia! Tudo dança na tua cabeça...
    Mudando de assunto: já molhaste os pés no mar...ou foi só na banheira?
    Continuai os dois a disfrutar estes dias de descanço, porque depois Salgueiro do Campo espera por vós...excepto aos fins de semana!! Aqui somos nós a requesitar-vos!
    Uma abraço e um beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Fernando, não sendo um particular apreciador de praia, tenho feito as férias que quero e como quero. Lá por baixo, pelo Sebastião, gente é aos magotes e levei uma hora e meia para arranjar uma mesa para jantar. De resto,estou por aqui pelo meu refúgio caseiro, o que me dá muito gozo.
      Um abraço

      Eliminar
  4. As tuas memórias, Quito, passaram pelos meus olhos como se estivesse a ver todo o filme!
    Aguardo um final feliz, com memórias doces só pode...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Celeste. Quase 6O anos a caminhar para Lagos, deixam marcas. Sou do tempo da cidade ser apenas dentro das muralhas. Hoje é uma cidade grande, bonita e harmoniosa ...
      Um abraço

      Eliminar
  5. Que toda a tranquilidade encontres ,nestas férias, tal como ao longo desses 60 anos e cujos locais,histórias e pessoas conheces como conheces as tuas mãos.
    Lagos, também teve momentos muito bons para mim quando aí passava férias magníficas no Parque de Campismo da Trindade e depois, no novo,o Municipal na década de 70 com um grupo amigo aqui do nosso bairro......As tuas memórias "puxaram" as minhas. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, Olinda linda, que também andaste por aqui. São as memórias que ficam ...
      Um abraço

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Com o milagre da internete, sentado bem longe do Algarve, pude estar com o Quito e ouvir as suas memórias. Sim, não li. Ouvi-as. Que lindo texto... Obrigado pela companhia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abraço, Chico.Realmente a NET, é um fator de aproximação entre amigos. Quem diria,que após estes anos todos, embora virtualmente, recomeçasse uma amizade ..
      Bom domingo

      Eliminar
  8. Quito, que maneira agradavél de escreveres as tuas memórias, és realmente especial ! Beijinho e boas férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zequita, cá de baixo vai um abraço. Como hoje é domingo, se puderes, junta-te aos amigos, para conviver e almoçar. Não te deixes vencer pelo silêncio ...
      Beijo nosso
      São e Quito

      Eliminar
  9. Quito,
    Estive dois ou três dias sem vir ao EG e pronto. Bem se queixa o Tonito que "aquilo anda a uma velocidade doida"...
    Quero sentir o teu " ABRAÇO DO VENTO ETERNO ..." com calma. É tarde, cá voltarei amanhã. Já não tenho "cabedal" para fusos tardios.
    Até amanhã, continuação de boas férias para ambos os dois.

    ResponderEliminar
  10. Amigo Viana

    Há quem se limite a ler. Apenas a rapaziada cá da nossa tertúlia, costuma vir aqui dar umas "bicadas". Eles e as moças, como diz o Tonito.

    Pelo teu comentário, percebo que estás bem disposto. O que me alegra.

    Toma lá um abraço

    ResponderEliminar
  11. O pacto de amizade que, aos teus olhos de criança, o Jorge Pacheco tinha com o Atlântico não era mais do que a herança que lhe fora deixada e que ele próprio teria de transmitir aos seus descendentes. Por vezes o mar é cruel e traiçoeiro, quebra esse pacto, e a tragédia acontece. É a sina dos pescadores, autênticos heróis que enfrentam perigos diários para conseguir o sustento da família.
    E serves-te das asas de Éolo para sobrevoar as tuas recordações, que se vão sobrepondo, como que expostas em finas camadas, memórias de uma vida rica em multifacetados sentimentos, embora sempre pautados pela rigorosa paixão pela gente simples, pelo povo do qual te sentes parte integrante.
    E assim nos vais fazendo chegar nacos de vidas que, com toda a tua simplicidade, classificas de puro entretenimento de quem gosta de conversar com os amigos.
    Mas é mais, muito mais do que isso. Vais somando, com a tua invulgar capacidade de saber olhar em volta de ti, pequenos quadros de vida, construindo um riquíssimo espólio da sociedade portuguesa.

    Olha, toma lá um abraço.

    ResponderEliminar