terça-feira, 31 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS DE COIMBRA

TURBO ROTUNDA EM COIMBRA

" São Rotundas onde se canalizam, através de lancis, os veículos numa trajetória muito mais precisa do que a que se utiliza hoje, evitando entrecruzamentos no anel de circulação", diz Ana Bastos, professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Turbo Rotunda em Coimbra no Bolão junto aos campos de treino da Académica - ACADEMIA DOLCE VITA


Enviada por António Rui
Publicado no Semanário Expresso

5 comentários:

  1. Aqui está uma abordagem muito mais racional e inibidora de conflitos de trânsito que nas actuais rotundas são frequentes.
    Diáriamente me deparo com situações de entrecruzamento de veiculos que circulam dentro das rotundas e que muitas vezes obrigam a quem circula na faixa mais interior a ter que continuar a contornar a rotunda até que possa posicionar-se numa faixa mais externa que lhe possibilite a saída. Ou, em muitas casos, originando choques entre os veiculos.
    Parece, como todos os bons inventos, o ovo de Colombo.
    Na infografia apresentada a questão é resolvida a contento.
    Penso, porém, que a solução já terá que ser repensada quando a rotunda possui mais faixas de rodagem do que o número de faixas de cada um dos arruamentos de saída.
    Isto é, se a rotunda tiver 3 ou 4 faixas e as avenidas de saída só tiverem duas, as dus faixas mais interiroes da rotunda, continuarão sujeitas às mesmas dificuldades que actualmente se verificam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Rui Felício, parece-me muito pertinente a tua observação.
      Sendo certo que esta "turbo-rotunda" poderá servir para resolver o problema das rotundas com duas faixas de rodagem, problema que só existe pelo incumprimento das normas de circulação nas rotundas, não me parece que possa resolver a questão no que diz respeito a rotundas com mais de duas faixas.
      Bem gostaria de ver uma infografia que explicasse como é que, nesse caso, funcionaria o "turbo".
      Talvez a Drª. Ana Bastos nos ouça...

      Eliminar
  2. Creio que esta inovação, para além das vantagens já referidas pelo Rui Felício, contribuirão para maior segurança na estrada.

    ResponderEliminar
  3. Vamos ver o que vai dar com tanta indisciplina na condução.
    Quem faz piscas, é caramelo, pois a grande maioria não liga nada.
    Eu sou caramelo, faço piscas.
    Dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, Tonito, também me podes colocar na lista dos "caramelos".
      Para além de ser "caramelo" também sou desconfiado. Nas rotundas conduzo sempre com o "olho" nos retrovisores. Isto é, um olho no burro, outro no cigano...
      E não me tenho dado mal com isso. Até hoje...

      Eliminar