sábado, 28 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS DE COLMAR

Um LICOR BEIRÃO para a ilha mais próxima do Paraíso




Encontro com ANTOINE !




Há dias em que a amplitude das emoções que vivemos pode provocar danos invisiveis.

Ontem tinha consulta no Hospital com o médico que me tem seguido e que queria novamente fechar-me talvez numa gaiola, bastante admirado de eu ter previsto  pirar-me para Portugal de 23 de Fevereiro a 12 de Março. Confesso que dormi muito mal esta noite. Não conseguia afastar do meu cérebro todas as recomendações e apreensões recebidas.
Hoje, voltei de novo ao Hospital de manhã. Tinha consulta marcada com o cirurgião. Uma Romena, roda 24, tão speed como o Speedy Gonzalez. Mas eficaz e senhora do seu...bisturi!
Contei-lhe que andava "feeling blue" (um pouco em baixo)desde esse encontro da véspera com o seu colega (que não é cirurgião mas excelente médico) e que não percebia lá muito bem essa sua atitude.
"Monsieur DE OLIVEIRA (já lhe disse várias vezes para me retirar o DE, mas na Roménia este prefixo deve estar ainda muito ligado à aristocracia, pois aqui já não o é, desde que a Linda DE SOUSA atravessou a fronteira com uma mala de cartão)acho que o meu colega exagerou um pouquinho. Pode ir à vontade, visitar o seu Pais e no regresso continuamos com os tratamentos!! Esteja descansado!

Ouff!Apeteceu-me beijá-la quando ouvi aquela frase mas tive medo que ela me pusesse alguma máscara de clorofórmio para me anestesiar.Sabe-se lá? Também poderia apreciar. Aliás é uma das caracteristicas do "French Kiss". As reacções são sempre muito estranhas.Mas, num hospital, a "coisa" era capaz de virar caldeirada!

Claro que, neste preciso momento, muitos de vos já estão a pensar, "mas o que é que o Bobbyzé tem"? E até talvez já a impingirem-me doenças alarmantes, que não tenho.
Nada de grave, amigos! Nada que se compare com as "pedradas" que levei. Dir-vos -ei quando ai estiver convosco.

Esta tarde, mais um choque emocional!Daqueles momentos muito especiais que se traduzem por atalhos constantes à nossa adolescência.
Estavamos em 1966. Tinha eu 18 anos. Curtiamos o movimento yé-yé, escutando e dançando no Greco e no Egg ao som da Françoise Hardy, da Sylvie Vartan e até da Sheila. De repente, aparece um  Francês, de cabelos compridos, camisa às flôres e com uma harmonica, entoando "Les elucubrations


"Ma mére m'a dit ANTOINE fais toi couper les cheveux..." Este primeiro verso foi muito aproveitado pelo meu Pai, para contrariar os meus primeiros sinais de rebelia (pacifica) nao admitindo que viéssemos para a mesa com o cabelo excessivamente comprido. The same old story!

ANTOINE et les Problèmes! Quem não se lembra deles?
Há 35 anos, resolveu romper com os seus sucessos no mundo do showbusiness, percorrendo os oceanos do planeta num catamaran chamado "Banana Split", dedicando-se à realização de documentàrios, filmes e livros sobre as mais belas ilhas deste Mundo. Escolha arriscada mas perfeitamente assumida! Sucesso garantido. Todos os canais de TV, ávidos em reportagens deste género, propõem cada vez mais,praias com palmeiras abraçando águas limpidas e quentes das Caraibas. Excelente antidote para esta Crise que nos pretendem colar à pele!

ANTOINE veio hoje a COLMAR apresentar o seu ultimo filme "NOVA CALEDONIA, a ilha mais proxima do Paraiso". Duas sessões com  sala esgotada!Imagens fantásticas desse territorio francês, bem próximo do Paraiso mas a 24h de avião de Colmar!


No final, tive o enorme privilégio de discutir um pouco com ele e lhe oferecer as credenciais habituais sobre o LICOR BEIRÃO!

Expliquei-lhe a receita do CAIPIRÃO. Riu-se porque, inicialmente, ao ver a caixa, pensou que se tratava de Vinho Verde! Credo! Faltavam as lagostas!

Escrevo este artigo ao som do ultimo e excelente trabalho da JACINTA, que a JOANA teve a enorme gentileza de me enviar.Neste ambiente Jazz, nao posso deixar de refletir nestes momentos mágicos que tenho atravessado ao longo da minha vida, indo ao encontro de personagens que marcaram a minha (e a vossa também) adolescência e que surgem assim, dum momento para o outro, no meu caminho!

EVERYDAY I HAVE THE BLUES...Oh!Yeahh!! 





Bobbyzé

9 comentários:

  1. Mais uma boa reportagem do Zé Henrique a enriquecer as recordações da nossa juventude.Antoine marcou mais as meninas nessa época.Já não me lembrava do "catamaran"
    Colmar a tua terra de acolhimento, não há duvida que continua a ser um marco da cultura musical,vinícola etc etc.
    Fiquei contente ,ao falar há dias contigo, de saber que são 140km de Colmar a Lousanne terra de acolhimento do meu "caçula"que tu bem conheces.Espero que seja mais um arquitecto que represente bem o nosso País.Isto para dizer que finalmente vou conhecer Colmar brevemente,vou levar uma garrafita de "LICOR BEIRÃO"ah ah ah
    Entretanto cá estamos com ou sem licença do médico á tua espera brevemente.
    Abraço
    Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O trabalho de equipa é fundamental. Eu explico. O BobbyZé, tinha solicitadoo através de um mail, a publicação em epígrafe! Acontece que na minha agenda bloguista, a publicação estava marcada para as 20 horas! O BobbyZé estava impaciente, em não ver o "Antoine"! E o Don Rafael sempre pronto, antecipou a publicação, o que muito agradeço.
      O motivo das 20 horas...tem uma explicação.
      Nesta bela tarde de sol,estava programada1 hora de voo, num pequeno aviāo (ano de fabrico 1960) com um motorde 285 cavalos, do Aero Clube de Coimbra, de 4 lugares, incluindo um jovem pilot de 21 anos....mas com já alguma experiencia (240 horas) de voo. Nem imaginam, a beleza aéra da nossa Coimbra... de Montemor...o baixo Mondego, a Figueira ...o Atlantico....de Quiaios até à Tocha....e regresso sobrevoando a baixa altitude....o Mondego....a cidade....e o Bairro. Claro que tinha de filmar bem a Solum e o Vale de Canas! Foi uma hora de grande adrenalina, pois o Pedro (a meu pedido) fez várias "parábolas"!!! Um dia espero ter juizo!!!???
      Esperem cenas dos próximos capítulos!
      E...parabéns BobbyZe! Lembro-me bem...dos bailes de garagem, com os "vinil" do Antoine e tantos outros! És um Homem do mundo musical!!!

      Eliminar
  2. Recordei com prazer Antoine e esta canção. Tinha-lhe perdido o rasto, mas agora, por teu intermédio,reencontrei mais uma referência da minha juventude.
    Está mais "velhote" o Antoine! Mas qual de nós não está ...
    Cá te esperamos, BobbyZé.
    Toma lá um abraço

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Zé e Rafael pela vossa prontidao!Sabiam que acertaram em cheio na escolha do JOHN MAYER interpretando "Everyday I Have The Blues"? E realmente o meu guitarrista preferido, superando bem de longe o DEUS ERIC CLAPTON!!!Jà estive com o CLAPTON mas ainda nao apanhei este puto!Convido-vos a escutar a versao do "Everyday I Have The Blues" pela excelente JACINTA! Indiscutivelmente o CD que me acompanha agora no meu automovel. Espero que o PEDRO SARMENTO jà o tenha adquirido pois merece bem um lugar ao lado da sua DIANA KRALL!! Bom fim de semana para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto hoje foi de estalo!
      Táva custoso de sair!
      O Zé Leitão a espavonear-se pelos céus...e eu aqui com o menino entre mãos!
      Foi um parto dificil, mas saiu!Nada saía à primeira!
      Até te meti o - John Mayer - Everyday I Have The Blues !!!
      É sou muito entendido nestas coisas de música!!!
      Chegaste a dar o beijo na médica Romena que te salvou das garras do médico que te proibia de vir a Portugal?
      Espero que o teu Antoine goste do Licor Beirão!
      E que o Zé Redondo não tenha desesperado à espera que saísse a postagem!
      "Monsieur DE OLIVEIRA fica-te a matar! Não tires o "DE"!

      Eliminar
    2. Ganda Rafael!Fico espantado contigo de dia para dia!Descubro agora que também gostas de BLUES!!!Pudera! Passaste por ele, quando te levaram o teu BOMBO!!!
      Hoje é um dia muito especial!Hà 4 anos( dia por dia), a Elisabeth (que nao percebe nada de cavalos) deu-nos 36 000€ com apenas 2€!!!No PRIX d'AMERIQUE, a prova màxima em corridas de cavalos!!O cavalo que ganhar arrecada para o seu proprietàrio
      1 000 000€!!!!

      Hoje hà 2 favoritos incontestàveis: o 18 e o 16 !Terao que estar em todas as apostas, depois vêm os outros em que temos de acertar: 12-1-6-15-3-7-9-10-4-2
      Se quiseres tentar a tua sorte manda-me uma mensagem para o
      0033 682 84 14 44

      Vou agora para o café jogar! Apostas aceites até às 11h (hora de Portugal)

      Grande abraço!

      Eliminar
    3. Apostaste bem!
      Começo a ficar rico!
      Continua que a maré é boa!

      Eliminar
  4. Quando olho para o Antoine, lembro-me do Leitão. Acho-os parecidos, não acham ?

    ResponderEliminar
  5. Sim Quito, mas falta-lhe uma camisinha às flores!Tenho uma enorme simpatia pelo ANTOINE porque foi sempre um individuo fiel aos seus ideais!Evoluiu sem nunca abandonar certos preconceitos que se atribuem à adolescência e, que se evaporam naturalmente quando se integra o mundo dos adultos!!!Nesse aspecto sou exactamente como ele!A MUSICA, aquela droga pacifica que comecei a consumir nos principios da década de 60, continua bem viva dentro deste corpo, isento de fumos e sempre à coca de novas sensaçoes!!!!

    ResponderEliminar