segunda-feira, 25 de junho de 2012

AZULEJO EM COIMBRA

13 comentários:

  1. A azulejaria em Portugal tem antigas e grandes tradições.
    Coimbra é repositório de muitas e belas peças desta arte que importa preservar.

    ResponderEliminar
  2. Quando havia indústria em Coimbra... a Cerâmica de Souselas produziu painéis de azulejos muito bonitos. Quando fui administrador dessa empresa, entre 1987 e 1990, no meu gabinete havia um grande painel de azulejos com uma reprodução de uma gravura antiga de Coimbra. Era um mimo. Vá-se lá saber por onde isso pára...
    Isso e os painéis de azulejos a toda a volta da sala de reuniões, com monumentos de Coimbra...
    E faiança? Enquanto fui administrador da Miderâmica (entre 1996 e 2000), havia umas peças decorativas que estavam numa grande sala e que mostravam a arte e a técnica da faiança da empresa ao longo das décadas. Como recentemente aquilo foi todo demolido, pergunto-me onde estará aquele espólio tão interessante?...

    ResponderEliminar
  3. Boa postagem. Muito bonito. Estás em forma, Olinda !!!
    Obrigado ...

    ResponderEliminar
  4. MAGNIFIQUE!! Parabens OLINDA! Andas a bater o pé ao Tonito!Vêr estas imagens numa tarde cheia de sol mas fresquinho (apenas 23°)dà logo vontade de ir ao centro historico beber um chazinho!!!E é o que vou fazer!!!

    Saozita! Entao tu foste Administrador duma grande empresa como essa e nao conseguiste recuperar nada!!!Hà ai qualquer coisa errada, nao achas? Eroticamente nao havia talvez nada que te interessasse!!
    Do Instituto onde trabalho, tenho cà em casa, vinho (do bom), aguardente e CREMANT D'ALSACE!!!Nao và rebentar a CRISE qualquer dia!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bobbyzé, aquele espólio era da empresa, não era meu. E, quando saí, em 2000, a empresa estava a laborar normalmente. Foi à falência 4 ou 5 anos depois de eu sair.

      Eliminar
  5. Bonito!
    Também tenho cá em casa um excelente painel em azulejo sobre Coimbra.
    Qualquer dia mostro!

    ResponderEliminar
  6. A pintura em azulejo é uma arte com grande tradição em Coimbra.
    Ainda por aí andam alguns artistas. Haja quem lhes dê trabalho!

    Oportuna e com muito interesse esta tua postagem, Olinda.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Participei hà uns 4 anos atràs numa Exposiçao de Azulejos de Portugal realizada em Estrasburgo.Fui encarregado de fazer vàrias traduçoes de Português para Francês. Uma experiência interessante que me permitiu aumentar os meus conhecimentos na matéria. Portugueses, Franceses e especialmente, Holandeses, dao cartas nesse dominio!

    ResponderEliminar
  8. Saozita!Nao sei se me compreendeste bem. Perguntava se tinhas comprado algumas peças de valôr. Aqui hà muitas pessoas a investirem no vinho para mais tarde vendê-lo!Nao compreendo!Seria incapaz de comprar uma garrafa de vinho com 100 anos!!!Se fosse Vinho do Porto, ai sim, a coisa mudaria de figura. O que està a dar aqui (como ai) é comprar OURO. Està a 52 € o grama!

    Rafael, tens uns fiozitos para vender?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhhhhhh... pensei que te referias às peças de exposição. Essas eram peças únicas, património da empresa.
      Comprei algumas peças, sim, mas "no meu tempo" a produção já era mais industrializada, menos artesanal.

      Eliminar