domingo, 24 de junho de 2012

Os pastéis da Cerejeste (ou da Celesteja)

A extensão de Fala foi atacada pela Amizade:
"Ó Pai, o Rafael ligou quando estavas a dormir a sesta e disse-lhe que não estavas em casa [como se o Rafael não soubesse]. Perguntou se tu estarias por casa às seis e eu disse-lhe que sim".
E cá veio o Casalitolindo com uma travessa de pastéis da Cerejeste (ou da Celesteja?!), feitos pela Celeste e que, pelo menos no aspecto, são tal e qual os pastéis de cereja do Fundão.
Ainda não os provámos mas uma coisa é certa: já nos souberam muito bem, mesmo antes de os comermos.



Os pastéis da Cerejeste (ou da Celesteja)


A plagiadora


Bem hajam, Amigos! Do coração.

18 comentários:

  1. Estás a ver Paulo, a recompensa de seres um gajo porreiro e muito bonzinho ?
    Se te portares bem, comeres sempre a sopa toda e se tirares boas notas nos exames, a Celeste Maria promete que no Natal faz mais pasteis de cereja para ti e que, diga-se passagem, tinham muito bom aspecto. E digo tinham, porque de certeza que a esta hora já a família Moura os "arquivou". Bom proveito ...
    Parabéns à Celeste, uma cozinheira de mão cheia ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma delícia mesmo, Quito. E consegui conter-me até às minhas filhas chegarem do ensaio dos San'Tiago para jantarem, o que não foi nada fácil, com os pastéis a olharem para mim e a insinuarem-se: "come-me... come-me..."
      Marcharam melhor do que numa marcha dos santos populares.
      Celestita, és um espectáculo!

      Eliminar
    2. Joana! Então o pai só está depois das 6!!!!
      Mas respondeu ao email às 17H45!
      Eu sei, acordou mais cedo!!!!
      Porque cumpristes "ordens papais" deves ser compensada papando dois pasteis!

      Eliminar
    3. A Joana não mentiu! Em termos de direito familiar, o quarto dos pais é considerado aqui em Fala como "fora de casa"!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Claro que não! Estás longe da costa, carais!

      Eliminar
    2. É bem verdade que quem não chora não mama...

      Eliminar
    3. D. Duarte assim determinou: em cima de um arroz de feijão coma um CerejaLETE, o pastel dá boa disposição!

      Eliminar
  3. Entao e eu? Nao hà possibilidade de isso chegar cà pela Chronopost?

    Celeste, manda-me a receita por mail porque estamos na época da cereja!

    Antes de ir para a cama, so de olhar para esses deliciosos pastéis, fiquei com fome!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vais ao continente aí da terra e compras massa folhada...o resto não sei mesmo.
      Só sei que é uma receita que fica entre o pastel de Belém e o do Fundão, ou seja nem é de Belém nem do Fundão é da autoria da LETE madame do Castelão: CerejaLETE

      Eliminar
    2. Valha-me Deus, que confusão
      Dom Rafael é mesmo um trapalhão
      E também um aldrabão
      Querem lá ver o Castelão
      Armado em Pastelão
      A puxar pela imaginação
      Para fazer baralhação
      No cabeção
      Do Bobbyzézão!...

      Eliminar
  4. Olá Bobbyzé!

    Ainda bem que ficaste com fome, é sinal de saúde.
    A receita foi recreada por mim, inspirada nos pasteis de nata e com um fundo de cerejas e licor do mesmo. Por fim, apenas uma cereja passada em calda de açúcar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, e o bom do Castelão anda armado em CARTEIRO a distribuir guloseimas que ele não pode comer...
      Celeste Maria, tens de inventar uma receita sem açúcar!

      Eliminar
    2. Sem açúcar pode ser arroz de bacalhau!...

      Eliminar
    3. E antes que vocês registem o nome, é meu: bacalhaulete!

      Eliminar
  5. Não sei o que admirar mais. Se os pasteis de cereja da Celeste se as pernas do Paulo Moura.

    E se o Alfredo Moreirinhas não ficou a ver navios por viver longe da costa, eu que vejo o mar todos os dias, fiquei a ver traineiras...

    ResponderEliminar