quarta-feira, 22 de maio de 2013

RECORDAÇÃO

(Foto tirada da esplanada do Samambaia)

Creio que era nesta casa que morava uma prima do meu pai e que, de vez em quando, visitávamos ou, muito simplesmente, encontrávamos na rua. Era simpática, gostava muito de nos encontrar, mas tinha uma coisa que eu, miúda, não gostava nada: depois do beijinho de saudação, beliscava-me no pescoço com as unhas, na zona da "maça de Adão" (se eu a tivesse), enquanto me dizia como eu estava crescida. 
Há coisas que nunca esquecemos, por muitos anos que passem...

14 comentários:

  1. Que giro!
    Por acaso sei quem foram os três inquilinos que moraram neste prédio, pois no do meio moraram 2!
    Além de mim, também a Celeste Maria sabe, bem como a Rosa Malhão e não só!

    ResponderEliminar
  2. Que forma tão estranha de manifestar afecto...
    Também me irritaria como tu,Romicas!

    ResponderEliminar
  3. Recordo-me ainda do Centro assim ...

    Tive uma tia que que quando me beijocava era eu miúdo, lambia-me como se fosse um cão rafeiro, eu até tinha um arrepio na "espinha" ...

    ResponderEliminar
  4. AI Quito,Quito que tão despassarado és!
    Este prédio não é o Centro!!!!

    Este fica por cima da Pastelaria Vasco da Gama!
    Na parte de Cima morou a familia Graciano Oliveira, que foram donos do café Abrigo , pais do Graciano, Eloi e Jorge.
    No debaixo morou o Sr Carramona e Dona Natividade.A Rosa Malhão é filha da Dona Natividade, que era Modista.
    Depois habitou neste andar a familia Lopes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Esta espécie de blogue, turva-me a vista !!!

      Eliminar
  5. ...E no vão de escada foi o inicio da tabacaria Celeste da Dona Rosa!!!!
    Pelas escadas até ao 1º andar foi a primeira biblioteca do Bairro, com a leitura de jornais e revistas facilitadas pela Dona Rosa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro, as recordações que a minha recordação despoletou...
      Como te compreendo, Quito!

      Eliminar
  6. Pois é Rafael, eu vivi nesta casa no 1º andar, desde 1954 a 1959, depois fomos morar para a Rua Y, actual Rua de Moçambique, quando saímos desta habitação quem foi para lá foi realmente a família Lopes (D. Beatriz, marido e Filhos) a D. Beatriz faleceu já há alguns anos e o Sr Lopes continuou lá a viver até falecer também, depois deles nunca mais foi habitada. No 2º. andar foi sempre a família Graciano (Sr.Graciano e esposa mais os 3 filhos (Graciano, Eloi e Jorge)),a viver lá. Após a morte da Sra.Graciano(me perdoem mas não me lembro do nome dela)Ficou lá a Cila, empregada deles,que só saiu esta semana porque a dona do prédio queria vendê-lo. Era realmente naquelas escadas que nos sentava-mos a ler revistas de histórias aos quadradinhos que a D.Rosa nos emprestava com a sua simpatia e bondade. Espero ter esclarecido, se viveu lá alguma prima da Romicas, só poderia ser a D. Beatriz ou Sra. Graciano, porque a minha mãe não era. Beijinhos
    Rosa Malhão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo certinho.Só esclareço que a esposa do senhor Graciano se chamava Maria do Rosário, penso que não estou enganado.

      Eliminar
  7. Eu creio, se a memória não me falha, que era a prima Beatriz. Esse é, de facto, o nome que me veio à cabeça logo de início. Eles tinham 2 filhos, magrinhos, cujos nomes não recordo. Penso que vi o mais velho, na última vez que estive em Coimbra, durante a Queima.
    Muito obrigada, Rosa Malhão, pela informação e um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Romicas,
      Se tinham dois filhos só pode ser a família Lopes. A família Graciano tinha três...
      Os dois "magricelas" só podem ser o João e o Zé Carlos ( mais conhecido pelo Tilito ).
      O Sr. Lopes - o Lopes das Finanças - era um bom amigo, tratava-me do IRS e ainda me oferecia um lanche a "parecer bem".
      Sou muito amigo do João Ferrer Lopes que trabalhou comigo mais de 30 anos no BPA e depois BCP.
      Ainda hoje nos encontramos com regularidade num almoço mensal.
      Não me recordo do nome da mãe. Poderia telefonar ao João para confirmar mas o meu "fuso" horário não é o dele...
      Uma coisa garanto: boa gente!

      Eliminar
    2. Carlos, são esses mesmo. O Tilito deve ser mais ou menos da minha idade. A mãe era a D. Beatriz e era prima do meu pai.
      Obrigada.

      Eliminar
  8. Viana, lê o meu comentário, o nome da mãe do João era Beatriz, conforme eu disse e, pelos vistos será a prima da Romicas. Já que estás, mensalmente, com o João arranja o encontro dos dois ou três visto o Zé Carlos também ser primo.
    Beijinhos
    Rosa Malhão

    ResponderEliminar