domingo, 26 de maio de 2013

Tsunami à vista na margem esquerda do Mondego






54 comentários:

  1. Eles (!?)...os arquite(c)tos...é que sabem!!!?.
    Mas visto...do Pátio da Universidade...não choca tanto!!! Boa reportagem Paulo Moura! Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, JottaElle...
      Já fui mais crente na capacidade dos "especialistas" de cada área.

      Eliminar
  2. Pelas crianças, já estou a ver o resultado e apresentado de forma muito engraçada. Também é arte.
    Se o resultado fôr verdadeiramente péssimo, não me admira pois por vezes sentimo-nos traídos pela nossa própria terra ou pela que adoptámos. Principalmente quando se trata de um seu símbolo. Uma bandeira portuguesa sente-se no coração e não é preciso comprar nenhuma porque se trata de um símbolo. Coimbra tem vários: a universidade com a sua Torre, a AAC ou o União de acordo com o sentimento de cada um, o Diário de Coimbra e para nós, de forma mais restrita, o nosso bairro e este blogue.
    Estes símbolos acompanham-nos a vida inteira como a memória da pessoa mais querida que tivemos, a nossa Mãe: se bem que com sentidos muito diferentes. A imensa maioria de nós adoramos a Mãe que tivemos, mas há caso excepcionais, principalmente casos em que essas mães foram cúmplices de certos crimes, que cria a revolta nos seus filhos(as). Com os símbolos que trazemos connosco, vive-se o mesmo.
    Acontece que ao ler hoje o artigo "Coimbra deixa Briosa sonhar" no Diário de Coimbra na sua página web de hoje, fiquei sem saber do que é que se tratava mas que ganharam, só que como foram ao prolongamento, deve ter sido uma vitória tangencial.
    Que jogo foi? Penso que não andaram a jogar ao pião com um apoio tão forte. Como já disse noutro comentário, andamos hoje por estes lados preocupados com o estado de saúde do jornalista Normand Lester, um símbolo mundial do jornalismo e por isso seguimos as informações a todo o momento. Acredito que neste caso o jornalista até nem tenha culpa directa mas permitir que o jornal aonde trabalha apresente extratos de artigos como este, deixa uma pessoa a pensar sobre a sua capacidade. Quanto ao Diário de Coimbra, quer seja por motivos económicos ou por motivos de marketing, não tem base nenhuma dar uma notícia com um vazio informativo deste teor.
    O DC como muitos outros até pode retirar-se da Internete mas escolher uma linha em que quem acreditava nele se sente traído, é inexplicável.
    Quem quiser lêr o artigo acima descrito, basta carregar Coimbra deixa Briosa sonhar - DC.
    Por isso, não me admira nada a previsão oportuna e divertida trazida até nós pelo Paulo Moura.

    ResponderEliminar
  3. Chico, eu só espero estar enganado, porque aquilo parece-me que vai ser um valente mamarracho. Não só por fora (talvez nem tanto por fora) mas por dentro. Como é que esta cidade irá utilizar todo aquele espaço?...

    Quanto à notícia que viste no DC, é o problema dos jornais quererem vender, deixando apenas uns pozinhos na internet. É do basquetebol:

    Académica vence Benfica e adia atribuição do título

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da Portela até à Lapa correrão ainda ledas as doces e claras águas do Mondego que Camões imortalizou.
      Mais abaixo, deslizarão tristes e emparedadas até ao Choupal, espraiando-se pelos ainda verdejantes campos até Montemor onde provarão o sal do oceano que as acolherá.
      Queixando-se ao mar imenso dos restos de betão que lhe aportavam, mas também do raro orgulho que viram luzir nos olhos dos mandantes da bela Coimbra por terem mandado fazer um Centro de Congressos.
      As águas do Mondego confidenciarão também ao oceano, que duvidam que haja congressistas para o encher...

      Eliminar
    2. As águas do Mondego têm o meu cepticismo.

      Eliminar
  4. Tudo é possível, Paulo Moura. Também foi descoberto na sexta-feira passada um engenheiro... naturalmente nem à universidade foi! O certo é que há obras feitas por ele do estado que ainda não caíram, ao contrário de algumas outras. A realidade é que há justiça: vai pagagar uma "multa". Será justiça para tanto perigo... :)

    Quanto à AAC, estou a ver que é o que li no "Diário As Beiras" e noutros que não menciono pois não são de Coimbra.

    Também temos do bom. A minha joínha mais pequena, ontem chegou a casa vinda de assistir a uma peça de ópera toda contente pois o tenor Bruno Ribeiro, era bem português. Antes de começar pediram desculpa uma vez que o Bruno Ribeiro que cantou em francês a peça Manon de Jules Massenet, tinha tido um mal estar momentos antes. A rir-se de satisfação, disse-me que se muitos dos bons tenores sem mal estar cantassem como ele, era tudo excelente. Por isso podemos proceder a exportações destas, também temos do bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, eu por mim exportava este Centro de Congressos.

      Eliminar
    2. Paulo Moura
      Esportar neste caso não mas pensar em tudo.
      Pelo que deduzo do que leio nos comentários, o centro do congresso é muito grande para Coimbra. Olhar o futuro é bom mas temos hotelaria para tanta gente? E distrações nocturnas para atraír os congressitas depois das actividades diárias e que por sua vez irão atrair outros, teremos? Não é só o fado. Eu vejo por aqui todo o apoio a um centro desse tipo e outras actividades comerciais. Quando o Bernie Ecclestone tirou a F1 de Montreal, foram os corredores que também forçaram a volta do grande prémio a esta cidade. O centro de congressos em Coimbra, a mata no Buçaco, o casino na Figueira da Foz, as pista em Monte Real e o muito mais em animação para entreter toda a gente, é toda uma logística.
      O que deveria ser bom para Coimbra, seriam festivais internacionais com a ida de conhecidos grupos e artistas estrangeiros, em vários fins de semana na época de verão. Não pode ser três ou quatro fins de semana por época. Ao menos davam utilidade ao estádio, cidade e arredores. Hoje com os meios electrónicos comerciais e sociais, anúnciar em todo o país e na Europa, Japão, China, India, Améria do Sul e por estes lados, pois só com turistas nacionais não nos safamos. Seria a grande ideia para arrancar com Coimbra e arredores, sem se esquecer a respectiva logística. Isso é que não pode falhar para que o turista volte. Dava para testar a capacidade da cidade. Penso que um dia haverá por aí ao menos um empresário interessado em ganhar dinheiro. Construir um centro de congressos aonde vão pessoas de "alto gabarito" antes de testar a capacidade da cidade, penso que é perigoso. Os festivais não só dão muito dinheiro com os respectivos empregos, como alteram o modo de vida das pessoas, dandos positivismo e esperança sem se ter que produzir nada. É só organização.

      Eliminar
    3. Sabes o que diz um empresário de Coimbra meu conhecido? "A torre da Universidade de Coimbra tem raízes tão grandes e profundas que secam tudo à volta".
      Cada vez concordo mais com essa ideia.

      Eliminar
    4. No primeiro parágrafo do meu comentário acima, aonde se lê esportar, leia-se: exportar.

      Eliminar
    5. Por pouco não obrigavas à intervenção do ginecologista...

      Eliminar
    6. ...a Torre e a Universidade de Coimbra deviam ser demolidas...devido às raizes demolidoras que tem!

      Eliminar
  5. Nós em Coimbra, nem sei bem porquê, somos assim.
    O Estádio Municipal no Calhabé não era para ser um estádio novo mas sim a melhoria e reconstrução do velhinho estádio e deu no que deu com um centro comercial metido pelo meio.
    O "Palácio de Congressos" que era para aproveitar o Convento de Santa Clara-a-Nova, por obra e graça da imaginação prodigiosa de quem fez o projecto está a dar nisto, um bunker de betão depositado ao lado do convento e em cima da estrada...aguardemos pelo resultado final para podermos apreciar o que resta do aproveitamento daquele enorme edifício que um dia até foi uma fábrica.
    Sempre há um projecto, um ou mais arquitectos que elaboram e propõem, mas a culpa, essa, está nos dirigentes que o aprovam...
    Excelente reportagem. Parabéns Paulo Moura.
    Abílio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como dizes, Abílio. O Estádio Municipal é outro tsunami, para quem passa ali na zona.
      E o interior, então, vamos ver se não vai ficar às moscas...

      Eliminar
    2. Também discordo!
      É dos Estádios fora de Lisboa e Porto que é rentável E ESTÁ MUITO BEM ENQUADRADO URBANISTICAMENTE FALANDO.
      Pode ser e é a nivel do interor desportivamente falando um elefante branco...
      Aveiro, Algarve, Leiria e até Braga, isso sim, dão prejuizo e grande!!!

      Eliminar
    3. Gostava de ver as contas daquilo. Valor do investimento, endividamento, encargos com a dívida, receitas, despesas de exploração,...

      Eliminar
    4. Também eu!
      Mas tu e eu ficamos a ver passar os comboios, ou nem isso...

      Eliminar
    5. Ah, mas vai andar tudo sobre carris...

      Eliminar
  6. Outro TSUNAMI esta tarde no Jamor com a vitoria do GUIMARAES frente ao BENFICA na Taça de Portugal!!!!O BENFICA vai mal e aquelas imagens no final do jogo onde vimos o CARDOZO insultar o Mister JORGE DE JESUS, sao a prova real duma falta de autoridade!!!!Mesmo se nao sou do BENFICA,tenho um enorme respeito por esse nobre CLUBE!!!Paciência BENFIQUISTAS haverà mais marés favoràveis!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esse tsunami incha, desincha e passa. O de Santa Clara vai lá ficar por muitos e maus anos.

      Eliminar
    2. Correcto e afirmativo.
      Posso bem com as taças do quintal, agora com o Betão de santa Clara
      é mais complicado pois está ao pé da porta.
      Quanto mais longe mais se divaga.

      Eliminar
  7. Não vos acompanho...Já dizia a Amália
    Se não temos equimamentos culturais ou outros ao nivel de outras cidades...é porque Coimbra estagnou!
    Se temos ou vamos ter são péssimos! A culpa é da Universidade que tudo seca à sua volta...
    No mínimo será necessário deixar acabar a obra, bem como zonas envolventes.
    Se bem e quanto sei não vai ser possivel para já abrir uma nova avenida que estava projectada e que sairia em frente à fachada do Palácio(falta de verba).
    O arquitecto que desenhou o projecto é de nomeada:
    Auditório com 1.147 lugares para convenções e espectáculosO projecto do Centro de Convenções e Espaço Cultural é assinado pelo arquitecto Carrilho da Graça, que está ligado a este processo do Convento de S. Francisco há 16 anos. Além da reabilitação e ocupação do interior do edifício existente, o projecto contempla a construção de um auditório com capacidade para 1.147 lugares e todas as infra-estruturas necessárias ao seu funcionamento.
    A edificação de um embasamento – plano que estabelece a ligação entra as cotas do convento e da igreja com a cidade – reporta ao nível original de ligação com o edifício existente, relacionando-o por acessos pedonais, escadas e rampas à cota da rua e do Convento de S. Francisco. As salas do convento vão ser adaptadas para áreas expositivas multifunções e vai ser criada uma praça pedonal à cota do convento. Está também incluída no projecto a construção de parque de estacionamento (quatro pisos e capacidade para 557 lugares) e de restaurante.
    João Luís Carrilho da Graça é arquitecto e professor na Universidade de Évora. Ao conjunto da sua obra foram atribuídos diversos prémios, nomeadamente: o “Prémio Pessoa” em 2008, o título de “Chevalier des Arts et des Lettres” pela República Francesa em 2010 e o “Piranesi Prix de Rome” em 2010 pela musealização da área arqueológica da Praça Nova do Castelo de São Jorge. Tem sido nomeado para o prémio europeu de arquitectura “Mies van der Rohe”, tendo este ano a nomeação recaído sobre a ponte pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira e sobre a musealização da área arqueológica da Praça Nova do Castelo de São Jorge.

    ResponderEliminar
  8. Já foi convidado e aceitou para Director(não sei se o cargo se chama assim) o Prof Dr.Seabra Santos ex Reitor da UC.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com este tsunami e outros que por aí andam à sombra da mais antiga Universidade do País.
    Paulo estiveste bem nesta reportagem que em nada engrandece ou proveito nos traz.....
    Esperemos para ver como S.Tomás!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse em Aveiro e Viseu...isso sim era progresso.Estas sim dão lições de modernidade enquanto Coimbra marca passo!
      Valha-nos Deus!

      Eliminar
    2. Olinda era melhor clarificar o primeiro parágrafo...

      Eliminar
  10. O estádio municipal foi obra de quem?
    Quantas pessoas tem, em média, a assistir aos jogos? Isso de 15 em 15 dias, quando há jogo de futebol lá (e se a Académica não descer de divisão um ano destes)...
    Mas quando foi construído, quem criticou o investimento feito era "velho do Restelo". Agora, queixam-se dos custos de manutenção elevados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já esclareci que comercialmente o Estádio é rentável.Tem dezenas de lojas de comércio, clinicas, ginásios de manutenção, farmácias, lavandarias, restaurantes,livrarias, sala de bingo, etc,etc,etc,etc,etc,
      O problemaa desportivo é outro e está ligado "ao gastar ao desbarato para que tivessemos o EURO 2004!!!!Foi bonito.Mas estamos agora a pagar a LOUCURA DA MANIA DAS GRANDEZAS!!!
      Foi obra de quem? Recua no tempo e vê de quem teria sido a obra!!!

      Eliminar
    2. Metade dos estádios de futebol em Portugal ficou por ocupar na época desportiva que terminou, segundo o "Relatório de Assistências do Futebol Europeu", hoje apresentado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), no Porto.
      Segundo o mesmo trabalho, coordenado por Daniel Sá, diretor do IPAM, a média de assistências no futebol nacional -- avaliada em 10.958 espectadores por jogo -- subiu nove por cento em relação à época passada, tendo sido a terceira que mais cresceu, apenas superada pela Ucrânia e pela Suécia.

      Segundo as contas do relatório, a que a agência Lusa teve acesso, a
      Liga portuguesa é o 12 campeonato com melhor média de espectadores por jogo, caindo um lugar face à temporada anterior.
      Ranking Clube Nº de Espectadores
      1º Benfica Liga Zon Sagres 649.361
      2º Porto Liga Zon Sagres 479.490
      3º Sporting Liga Zon Sagres 403.974
      4º Braga Liga Zon Sagres 214.302
      5º V.Guimarães Liga Zon Sagres 189.126
      6º Académica Liga Zon Sagres 72.092
      7º Beira-Mar Liga Zon Sagres 65.073
      8º G.Vicente Liga Zon Sagres 64.530
      9º Marítimo Liga Zon Sagres 60.390
      10º V.Setúbal Liga Zon Sagres 49.854
      11º Olhanense Liga Zon Sagres 40.712
      12º Belenenses Segunda Liga 38.113
      13º Moreirense Liga Zon Sagres 38.072
      14º V.Guimarães B Segunda Liga 37.275
      15º Rio Ave Liga Zon Sagres 34.681
      16º Estoril Liga Zon Sagres 33.863
      17º Nacional Liga Zon Sagres 33.139
      18º P. Ferreira Liga Zon Sagres 32.074
      (Net)

      Eliminar
  11. Os dados apresentados pelo Rafael em relação ao estado não são o problema. A realidade é que o estádio podia ser aproveitado para movimentar a cidade. Coimbra precisa de uma mexida prática, aproveitando-se o que já há e gastando o menos dinheiro possível.
    Muitos turistas e haveria grandes possibilidades de até a baixa de Coimbra ter outro movimento, o que contribuiria para a sua recuperação.
    Isto aqui não está seguro mas como é que estaria se não houvessem festivais sobre festivais durante a época boa e até mesmo alguns durante o inverno, com frio e neve como já mostrei. São muitos empregos e bem precios são.

    É verdade: hoje choveu aqui a pontos de ter havido cheias noutras terras. Nevou quinze centímetros em Gramby, a poucos kms de nós. Vamos lá perceber isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chico o Estádio Cidade de Coimbra-de que gosto muito pelo seu enquadramento na urbanização da zona onde está implantado, tem tido grandes concertos os quais mobilizam milhares e milhares de assistentes!!!
      2003- Rolling Stones
      2010 - U2
      2012- Madonna
      Deram uma vida louca à cidade com a vinda de gente de Portugal inteiro e até muitos do estrangeiro.
      Tem havido jogos da selecção Nacional, Finais da Taça da Liga sempre com o Estádio cheio 28.000 pessoas!!!!
      VIVA COIMBRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    2. Pronto, Rafael, prooooonto... viva Coimbra, viiiiiva....

      Eliminar
    3. BIBA COIMBRA.
      E biba Dom Rafael que ante-ontem até fez anos e não lhe quero vater, que era o que ele merecia...

      Eliminar
  12. É bom viver em Coimbra, não é?...e os coimbrinhas são danados.
    Apesar dum festival de vez em quando no Estádio e raramente se encher nos desafios de futebol, Coimbra é o que é.
    Quanto ao resto, cada cabeça sua sentença, e ainda bem que cada um pode e deve pensar livremente.
    Isto vem a propósito da excelente iniciativa do Paulo Moura se questionar quanto à estética e eficácia(?) duma volumetria daquelas em Santa Clara, abafando o convento que se pretendia dignificar útilmente. Aguardemos que a inventariação do Rafael das obras a realizar se concretizem. Só vendo...
    Abraço
    Abílio

    ResponderEliminar
  13. Viva Coimbra. Pois que viva. Coimbra viva, não é uma Coimbra assassinada.

    - Um estádio de futebol megalómano, perfeitamente desenquadrado e que assassinou uma das mais belas zonas amplas de Coimbra. O "triste" está metido numa camisa de forças. Uma aberração. Um desastre ...

    - E o bebedouro de pombos da Praça 8 de Maio ? Maravilha ...

    - E a destruição do Choupal, a pretexto de uma peregrina ideia de progresso ???

    - E o assassinato da traça original da Igreja de Santa Cruz, tendo-se permitido o crime de ter alterado a sua escadaria original ?

    - Agora mais uma obra, que até admito ser uma mais-valia para a cidade, mas noutro local, que não abafasse o vetusto Convento.

    - E QUE TAL FAZER UM CENTRO COMERCIAL DO BELMIRO, DEITANDO ABAIXO A TORRE DA UNIVERSIDADE ??? BOA IDEIA !!! AFINAL A TORRE É VELHA E SÓ PREJUDICA O PROGRESSO.. .

    - E PORQUE NÃO DEITAR ABAIXO O CONVENTO DE SANTA CLARA? ESTAS FESTIVIDADES DA RAINHA SANTA, POR MUITO ANTIGAS QUE SÃO, TAMBÉM JÁ CHEIRAM A MOFO. SÃO OUTRO ENTRAVE AO PROGRESSO ....

    Admito as opiniões de todos. Não admito que digam que sou menos Coimbrão que os outros, um "resistente" à inovação.

    POBRE COIMBRA ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te bastou a "ensaboadela" que levaste na esplanada do Samambaia!
      Afinal do que gostas em Coimbra?
      Nem ao menos do Parque Vede do Mondego?
      Foi um crime fazer desaparecer os laranjais da Insua dos Bentos?


      Ó laranjais de Coimbra
      Não torneis a dar laranjas
      Quem comigo as apanhava
      Já lá está nessa estranja!

      Então não era muto mais um postal de Coimbra o Mosteiro de Santa Clara a Velha rodeado de água por todos os lados?
      E a ponte antiga de ferro sobre o Mondego!!!Um postal que ainda hoje nos põe nostálgicos! Isso sim é que era Coimbra!

      Concordo

      Coimbra para ser Coimbra
      Três coisas há-de contar
      Guitarras(tem) tricanas lindas(só nos ranchos folclóricos)
      Capas negras adejar (só na Queima das fitas...com muita cerveja...)

      Eliminar
    2. Quito,quem fala assim não é gago além de bom observador...

      Eliminar
    3. Eu avisei-te Rafelito, que eu vinha aqui para desancar em mais um muro de betão. Não retiro uma virgula ao que disse ...
      Abraço, Olindita. Ainda bem que me entendes ...

      Eliminar
    4. Há tarde quando saí, prometi a mim de aqui voltar pois o Quito tem um senso com um humor crítico extraordinário.
      Ia no carro e a sorrir-me, pois esta foi para ir saboreando.

      Eliminar
  14. Rafael
    Só agora pude voltar e por isso as minhas desculpas no atraso.
    Estava longe de ver o seu tsunami :) pois gosto do estádio que me parece muito airoso e da cidade Coimbra, aonde nasci. Isto não tem nada a ver com o aproveitamento do estádio. Limitei-me a dar uma simples opinião em função do que tenho o previlégio de ver cá por fora e pensava que devia transmitir aos meus. Eu quando estava aí, nem fazia ideia de ver o que vejo, em todos os sentidos.
    Como não posso ir ao Samambaia, estamos sentados em frente do computador. É a distância.
    No que estávamos a falar, nem me vou adiantar mais a não ser deixar uma lista de festivais com mais de três dias. Ponho apenas alguns meses e mesmo assim vão faltando alguns pelo meio. Não procurei festivais de um só dia ou dois, porque são muitos. Não fiz mais pois já estava a ficar cansado.
    Alguns festivais chegam a ter quatro palcos exteriores a funcionarem, fora os interiores. Dão muitos milhares de postos de trabalho. Não precisam do emprego massivo de dinheiro e o que utilizam, está constantemente a girar. Isto além de ser excelente para a economia, dá vida a uma cidade e as pessoas sentem-se bem e andam contentes. Mesmo quando está mau, atenua. Em comparação com outros meios de produção, são fáceis de realizar. Gostaria de ver isto na minha cidade, também vossa. Mas é só uma ideia, mais nada.
    Salon de l'Auto 04 dias
    Rendez-vous du cinéma québécois 02 dias
    Festival Nouvelles Musiques 10 dias
    Festival Montréal en Lumière 10 dias
    Festivalissimo - Festival de cinema
    Latino Americano de MTL 11 dias
    Festival Internacional do filme sobre a arte 10 dias
    Vue sur la relève 17 dias
    Blue Metropolis 06 dias
    Accès Asie (Promoção da cultura asiática) 11 dias
    Concurso Internacional Musical de Montreal 11 dias
    Festival de musica de câmara (Clássico e Jazz) 22 dias
    La Grande Rencontre 03 dias
    Francopholies 09 dias
    Festival TransAmériques (Danse e teatro) 16 dias
    Grande prémio de Montreal 03 dias
    Nuits d'Afrique 03 dias
    Montréal Baroque 03 dias
    Juste pour Rire/Just for Laughing 15 dias
    Festival do filme de fantasia 18 dias
    Festival de Moda e desenho 04 dias
    Festival internacional Osheaga musica & artes 03 dias
    Festival internacional do tango de Montreal 05 dias
    Festival do filme do mundo 12 dias
    Festival de Jazz de Montreal 09 dias
    Festival Transatlantique/Quartiers Danses 12 dias
    Festival international de la littérature September 07 dias
    Festival Pop de Montreal 05 dias
    Festival Internacional de fogos de artifício Loto Quebec Todos os fins de semana.

    Vou voltar a saír.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Chico gosto desta troca de informação.
    Mas não podemos comparar Coimbra com a cidade de Quebek.
    Eu só rebato algumas afirmações sobre Coimbra, mas em comparação com outras cidades médias de Portugal, ou seja exceptuar Lisboa e Porto.
    A cidade de Quebek penso que seja , talvez a nivel do Porto, mas para maior desenvolvimento.
    Pela pesquisa rápida que fiz Quebek terá um pouco mais de 5oo mil habitantes(coimbra terá talvez 100 mil)Coimbra tem 14 hotéis Quebek pelo que li centenas!!!
    Tem aeroporto(pelo menos 1) Coimbra não tem nenhum...
    Quebek terá vários espaços de concertos e terá Palácios de Congressos.
    Coimbra vai ter um-a que se pode chamar Palácio de Congressos própriamente dito ( e pelos vistos muito contestado...
    Quanto a festivais grandes: é sabido que estes festivais de grande audiência ou seja de nomes de renome mundial, são muito requisitados por Lisboa e Porto.Trazer um acontecimento destes a Coimbra é um privilégio!!!!
    Mas em Coimbra a um nivel também razoável também temos outros espectáculos de valor: no anfiteatro do Conservatório de Coimbra, grandes concertos no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra, festivais de Jazz,numerosos noites de festivais nas 8 noites da Queima das Fitas com artista de renome nacional e internacional, etc,etc
    Depois volto
    Coimbra Sempre

    ResponderEliminar
  16. Um verdadeiro tsunami de comentários!
    Lembro-me das infinitas críticas ao CCB. E hoje, gostam?
    Uma obra inacabada tem sempre um aspeto que não é lindo...
    Aguardo e confio que me hei-de orgulhar de Coimbra ter um Centro de Congressos de grande nível!

    ResponderEliminar
  17. Rafaelito, não faças Coimbra vítima das pancadas dos maus, coitadinha.
    Ninguém está a bater em Coimbra.
    Eu não questiono a utilidade e a oportunidade do Centro de Congressos.
    Agora, queres um exemplo do que acho uma intervenção porreira, de uma cidade vizinha nossa (e concorrente, porque nestas coisas quem decide onde realiza congressos entra com inúmeros factores... e Coimbra não tem sido competitiva)?

    Reconheces isto? Eram as ruínas da antiga Fábrica Jerónimo Pereira de Campos.
    E agora isto? Sim, é o Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

    Compreendes a diferença no tratamento visual?

    Quanto a conteúdos, vamos ver...

    ResponderEliminar
  18. Era inevitável: chegaste onde querias chegar!
    Mas ainda nem conheces pronto o de Coimbra!
    Que que foi um convento mas há montes de anos foi uma fábrica de lanificios.
    Dev dizer-te e tu sabes, que conheço o Centro de Congressos de Aveiro.
    E era mesmo isso que muitos apontavam a Coimbra: Aveiro tem um Centro de Congressos e Coimbra não tem!!
    Agora que vai ter e vai ser mais moderno que o de Aveiro, e portanto disputar a realização de Congressos...pronto não faz mal porque o de Coimbra vai ser um "mamarracho"!
    Também se dizia que Coimbra não podia ter Congressos porque nem tinha capacidade hoteleira nem Centro de Congressos:Capacidade hoteleira já tem: 14 hotéis que vão das 5 estrelas a 1 estrela e finalmente vai ter o Centro de Congressos com uma grande capacidade!
    VIVA COIMBRA!

    ResponderEliminar
  19. Acrescento: capacidade do Centro de congressos de Aveiro: 730
    " " " " " " COIMBRA 1.147

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dom Rafael, contém o teu entusiasmo!
      Parece-me que ninguém colocou em causa a necessidade de Coimbra precisar de um Centro de Congressos. A indústria hoteleira há muito que o reclamava e a Cidade e a Universidade também
      O que me parece discutível - para ser simpático - é a volumetria e a localização.
      Tens de reconhecer que o "mamarracho" é mesmo "mamarracho" e nem sequer respeita a "maquete" inicial do arquitecto "não sei das quantas" que mostras aqui noutro post.
      Olha bem para essa "maquete", olha bem para o monstro que ali está a ser parido e perceberás o que quero dizer.
      Quanto ao Estádio ( ex- Estádio do Calhabé ) também me apetecia dar-te umas amigáveis palmadas...
      Fica para outro dia que a hora já vai adiantada e sei que não há dinheiro para pagar horas extraordinárias. Nem "normais", quanto mais extraordinárias...

      Abração. Passa um bom dia de aniversário com a tua Família.

      Eliminar
    2. Já diz o povo, que é sábio: "Não há pior surdo do que aquele que não quer cheirar"

      Eliminar
    3. Sãozita, vou adicionar este teu provérbio ao meu mau léxico...
      Que grande pinta!

      Eliminar
    4. Se não couber o carro na rua...passa-se por cima do Palácio!

      Eliminar
    5. Claro homem do provérbio, inventado em casa de banho!!!
      Surdo não detecta ruidos...mas nota-se pelo cheiro!

      Eliminar
  20. Rafael
    O que expõe em relação à cidade do Quebec, é mais ou menos isso. Que eu conheça, tem um centro de congressos. Não conheço mais. O de Coimbra, também podem vir a chamar de Santa Clara, como exemplo. Mas se tivesse tudo mais, não havia problemas pois só a "Hydro Quebec" equivale práticamente à dívida externa de toda a Província do Quebec: palavras de Bernard Landry, formado em direito e economia, ex-primeiro ministro do Quebec e hoje prof Universitário. Nós não estamos assim como eles. No entanto a Cidade do Quebec, capital da Província do Quebec, também não pára e além de lá levar normalmente todos os anos certos conjuntos, tem festivais de tempo prolongado como Montreal, mesmo o célebre carnaval do inverno. Montreal, aondo habito, é a metrópole da Província do Quebec. Tem um Palácio dos congressos, nada mais. Esta última cidade tinha um milhão e seiscentos e cinquenta mil habitantes em dois mil e onze. Só que a pesquisa rápida que fiz compreendia festivais do dezoito de janeiro a vinte e três de setembro, faltando os outros todos e os que me devem ter passado pelo meio que ainda são muitos pois não conheço tudo.
    No entanto vai tudo muito da nossa forma de vêr e por vezes das barreiras que pômos a nós próprios. Coimbra não tem problemas de aeroporto para estas festas, pois o aeroporto que há algum tempo para cá está dentro de Montreal como em Lisboa, estava a oitenta kilómetros daqui. Foi construído para as Olimpíadas de 1976 e tudo correu bem. O caminho para Montreal, era feito de caminheta. Os festivais faziam-se na mesma e os turistas vinham. O aeroporto da cidade do Porto, não fica muito mais longe. Monte Real ainda fica mais próximo e se começar a haver muito movimento, é muito capaz de abrir aos civis. A economia é que puxa.
    Quem vem de avião para ver certos festivais e posso-lhe dizer que asiáticos vêm imensos além de muitos europeus e sul americanos, vêm prontos a gastar dinheiro e até acabam por ficar de um festival para outro, por vezes mais. Não só fazem compras, como utilizam as diversões existentes e muitos aproveitam certa parte do tempo para ir até ao casino de Montreal. Outros vão ao de Charlevoix a 378 kms daqui e ao do Monte Tremblant, a 145kms. O casino da Figueira da Foz é bem mais perto. As pessoas deslocam-se mais longe do que a gente pensa. Eu próprio, enquanto tive saúde, até fui várias vezes a Toronto e às cataratas do Niagara (+-750Kms) com amigos que vinham aqui aos congressos. Com outros fui à cidade do Quebec (+-260Kms). Isto não falando noutros gastos que eles faziam. No que respeita ao número de hoteis e restante restauração em Coimbra, se não fôr criado movimento na cidade, não vão aparecer. É a lei da oferta e da procura.
    Quanto aos festivais, é a mesma luta só que esses se implantam num local e raramente vão para outro lado. A actuação de grupos conhecidos já é diferente, são mais instáveis. As restantes cidades do Canada, muito especialmente Toronto e Vancouver, tentam apanhá-los. A luta é forte. Os que foram a Coimbra, já cá vieram algumas vezes a Montreal nestes últimos anos. A Madona que aí não foi muito bem sucedida, é filha de mãe canadiana. Mike Jagger até viveu com a ex-esposa de um primeiro ministro destes lados.
    Quem conseguiu um produto difícil foi a cidade de Quebec, que vai muito provávelmente apresentar novamente este ano, Paul McCartney.
    Quanto à nossa Coimbra, os que já tem, é de manter. Os que levam muitos estrangeiros, é preciso atraí-los e criar meios de propaganda para tal.
    O que é preciso, é começar e daqui a uns anos se veria o resultado.
    É claro que Coimbra passava a ter mais movimento que incomoda um pouco mas só ao pensar nisso... votos que o Paulo Moura não tenha razão.
    Sai festival... e muitos congressos.

    ResponderEliminar