quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Alessio Rastani Trader on the BBC about market crash (Portuguese subbed)

5 comentários:

  1. Apesar dos erros na legendagem (este homem não é um investidor mas sim um trader) o cenário actual é este. O risco de um colapso do sistema financeiro mundial e por arrasto das bolsas é real.

    O que faz os jornalistas (e as pessoas em geral) ficarem de "queixo caído" é não perceberem como trabalha um especulador. O que estes tipos fazem está tão distante de um apostador de roleta como está distante o cargo de Primeiro Ministro do de varredor de rua e é verdade que hoje qualquer pessoas com dois dedos de testa um laptop e uma ligação à internet pode ganhar dinheiro especulando. Toda a informação está disponível à distância de meia dúzia de clicks. Mais grave que isso, hoje é possível ter programas electrónicos (bots) programados com uma estratégia de "valor esperado positivo" a fazer todo o trabalho que entes era feito por humanos. Se feito esporádicamente isso não constitui um problema, torna-se um quando os big players que têm o poder de movimentar somas de dinheiro capazes de movimentar o mercado no sentido que eles querem torna-se um e bem grande. E porquê ??

    Durante a 1ª fase da crise, Ben Bernanke algures em Março de 2009 apontou o caminho de saída para a crise que passava por colocar as impressoras da FED a fabricar dolares a um ritmo alucinante por forma a crirar uma inflação "fajuta". Essa inflação foi provocada para tirar estas instituições financeiras do buraco. Para a provocar esses dolares foram reinvestidos em activos bolsistas por forma a quem no sistema financeiro estava entalado realizar mais valias suficientes para salvar o pescoço.

    Só que esta estratégia tem um problema, é que para realizarem as mais valias que vão limpar os balanços destes tipos, eles nalgum ponto vão ter de vender os activos que possuem. E esse será o momento do tal colapso, em que estes big players se vão colocar do lado das quedas (contra todos nós), salvar o pescoço deles e empurrar a economia mundial para a "idade das trevas".

    Isto não tem nada que ver com política, esquerda centro ou direita e tudo a ver com poder (dinheiro) a qualquer preço.

    ResponderEliminar
  2. Onde se lê:

    "torna-se um quando os big players que têm o poder de movimentar somas de dinheiro capazes de movimentar o mercado no sentido que eles querem torna-se um e bem grande. E porquê ??"

    deve ler-se:

    torna-se um quando os big players que têm o poder de movimentar somas de dinheiro capazes de movimentar o mercado no sentido que eles querem. E porquê ??

    ResponderEliminar
  3. É aguentar o barco há tona pois já andamos a meter água há muito tempo.
    Ninguém fala no negócio paralelo deste país,porquê?
    As gorduras onde estão?
    No povo português?.
    O que interessa na classe política deste país é inventar impostos para combater as asneiras, pois as gorduras estão sempre no povo, e nunca na classe política que governa este país.
    Acham que o português é gordurento?.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  4. Se é de aguentar o barco...então auguentemos!!!
    Tá tudo dito!
    Porquê?
    Não sei!

    ResponderEliminar
  5. O tipo é um impostor.
    Mas disse umas verdades...

    ResponderEliminar