terça-feira, 13 de dezembro de 2011


É madrugada. Este é o relógio da Torre da Universidade.
São quatro menos vinte.
O badalo só soa às horas certas, mas eu já o adivinho. O Carlos Viana acabou de se deitar, depois de um passeio higiénico com o seu canídeo. O Abílio já há duas horas que deixou de reexpedir e-mails para os amigos, alertando-lhes as consciências, e agora faz umas incursões pelo Facebook. O Rui Pato com voz cavada mas segura, afiança que a canção de Coimbra se chama fado e recolhe em seu favor as opiniões do Rafael e do Viana. O Zé Leitão talvez ainda esteja a fazer a montagem de mais uma reportagem fotográfica. O Alfredo Moreirinhas e a Daisy estão a ultimar o planeamento de uma viagem de 30 dias à Sibéria, coordenando horários de aviões com os check-in nos hotéis. O Tonito Dias, enregelado no quintal, aguarda pacientemente por algum noctívago que passe em frente ao portão, para captar uma fotografia em movimento. A Teresa Lousada tenta, sem sucesso, pela enésima vez, inserir um auto retrato tirado no verão no Algarve. A Zequinha intima o Abilio a ir para a cama, porque, diz ela, já são boas horas. O Rafael sonha com o número de registos para o almoço de sábado e a Celeste encolhe os ombros à espera que ele sossegue. O Paulo Moura é talvez o único que dorme pacatamente abraçado à São Rosas, depois de ambos terem estado a catalogar uma vez mais as peças do seu museu.O Rui Barreiros navega pelos trilhos da antiguidade dialogando com Zeus, Páris e Afrodite.O Rui Lucas esbraceja, num pesadelo, queixando-se que lhe beberam a garrafa inteira de poncha que o Alberto João lhe tinha oferecido. A Olinda garante que desta vez não irá passar o Ano a terras flavienses. O Tó Ferrão ensaia o tombe la neige para o almoço do Nacional. O Chico Torreira, de camisolão de gola alta passeia-se no meio da neve, saudoso do seu bairro. O Quito, desterrado para os confins da raia castelhana, tenta acordar a São Vaz para lhe pedir encarecidamente que tire uma fotografia nocturna junto ao Rio Ocreza para ilustrar o seu próximo conto.
E eu? Que faço eu aqui a estas horas? Aguardo pelas 4 badaladas do relógio da Torre para me ir deitar e penso nos meus amigos e no reencontro de sábado...
Rui Felício

27 comentários:

  1. Boa!
    Pela minha parte, honrado pela referência, asseguro que às 4 da matina, estou quase a acordar...em seguida irei passear o canídeo como o Viana, depois reexpedir emails como o Abílio, se calhar tirarei uma foto como o Tonito...
    Um grande abraço a todos!

    ResponderEliminar
  2. Uma análise perfeita e muito engraçada que fazes dos teus amigos!Eu que nem era para vir ao blog, ainda bem que o fiz...pelo menos fez-me sorir, coisa que tem sido raro ultimamente. Não vou falar dos outros, porque cada um que fale por si...mas de mim falo eu e quanto a essa estória das fotografias, faz todo o sentido o que dizes...eu sei que por vezes exagero, mas para tudo há uma razão, e penso que terei que tirar partido das fotos mais recentes, porque daqui para o futuro, vão começar a escassear...
    Achei muita graça ao que escreveste! Pela minha parte Rui, obrigada por me teres incluído, fiquei feliz.

    ResponderEliminar
  3. Pela minha parte (e do Paulo Moura) só falhaste por umas horitas: às 18h30 de ontem, estava eu na Praça do Comércio, com um empresário de Coimbra, para ele me mostrar o que acha que pode ser um excelente espaço para a minha colecção, em que ele quer investir: uma loja com 3 pisos e uma área aproximada de 200m2. Se isto avançar, vou andar permanentemente molhadinha.

    ResponderEliminar
  4. Eu julgava que já andavas permanentemente assim. Pelo menos na época chuvosa que atravessamos...

    NB.: Pelo vejo, eu, que ainda não tive ocasião de ver a tua colecção, terei que pagar bilhete para a ver se o teu projecto for por diante.

    ResponderEliminar
  5. Como ando nas poupanças, omiti um "R" na palavra sorrir.
    Peço desculpa....

    ResponderEliminar
  6. Rui Felício, só não visitas a colecção se não quiseres. Quando vens a Coimbra, num fim de semana?
    Entretanto, recebi ontem este e-mail do presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara, que contactei: "Recebi a sua mensagem e fiquei entusiasmado com o seu acervo erótico, daí que lhe solicito convite para ver a sua colecção, no sentido de tentar arranjar o espaço e parceria que procura. Um abraço. José Simão, Presidente da Freguesia de Santa Clara"

    ResponderEliminar
  7. Belo texto. Carregado de amizade.
    Na comicidade dos hábitos de cada um, que o Rui parece conhecer bem, está um traço de união entre amigos.
    Mas nem tudo é perfeito. Na parte que me toca, lamento a imprecisão.
    Naquela hora tardia, andava eu no lagar, a carregar sacos de azeitona às costas. Já fiz 5O litros de azeite !!! Eça é que é essa ...
    Abraço a todos os notivagos e não só ....

    ResponderEliminar
  8. Ingénuo como sou, e lamentando a imprecisão, acredito que o Quito andasse àquela hora no lagar a carregar sacos de azeitona.
    Vazios...

    ResponderEliminar
  9. Exacto, como tenho que prestar contas ao meu patrão do almoço...sonhei que andaríamos perto das 60 inscrições...mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!
    Vai-se mudando a idade!
    É Natal, É Natal! Ou quase!

    Boa inspiração no relógio da Torre da Universidade, que continua a marcar o tempo e que por vezes nem nos apercebemos que ele corre....

    ResponderEliminar
  10. Se o Presidente de Santa Clara José Simão está interessado, ah! então vamos ter o local para a exposição...
    Ainda vai haver guerra para disputa do local da exposição!
    A São Rosas deve comprar um impermeável ou chapéu de chuva!
    Ainda apanha uma constipação!!

    ResponderEliminar
  11. Quito não sabíamos dos teus extensos olivais.
    Claro também não tens que confessar tudo!

    ResponderEliminar
  12. Rui Pato não é às 4 da madrugada que canta o passarinho!?

    ResponderEliminar
  13. Constipação já eu apanhei... e não andei à azeitona.

    ResponderEliminar
  14. Quase! Quase!... Não é à Sibéria mas é à Antártida...
    Muito interessante só demontra que nos conheces bem, mas tu, a essa hora, devias estar a levantar-te para ires para a cama (agora a tua, bem entendido!!!...)

    ResponderEliminar
  15. Não falei em Sibéria por acaso.
    A Antártida foi desde a criação do mundo, o pólo sul da Terra, enquanto a Sibéria se situa no extremo Norte do planeta. Parece pois um paradoxo que, sabendo eu que o Alfredo e a Daisy estão a planear uma ida ao pólo Sul, tivesse dito que era para a Sibéria que tencionavam ir.
    Mas não é um paradoxo!
    O que eles não sabem e eu sei é que os pólos terrestres, por força das alterações climáticas provocadas pelo buraco do ozono que o Homem não se cansou de abrir, se inverteram ,encontrando-se ambos agora situados no mesmo paralelo.
    Ou seja, no Equador.
    Eles, o Alfredo e a Daisy, ainda se guiam por atlas antigos e desconhecem esta mudança radical, operada neste ano da graça de 3.023 D.C. em que nos situamos...

    ResponderEliminar
  16. Eu sou do mundo.
    Umas vezes é dia outras é de noite.
    Umas por outras, estou nas duas.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  17. Numa noite de insónias do Felício ou no intervalo duma ida à casa de banho para fazer xx, que isto da próstata não perdoa, testemunhas desta forma bem disposta o quanto conheces os amigos à distância.
    Depois ficamos a saber:
    o Rui Pato se levanta cedo;
    a São Rosas continua sem chapéu de chuva a rabiar por todo o lado a ver onde despejar os caixotes que tem em casa no desejo que há muito acalenta de pôr tudo ao léu; que o Quito se não tem aparecido é porque anda na apanha da azeitona pelas suas terras inspiradoras dos interiores.

    Felício espero que as badaladas da torre te tenham embalado para outros sonhos, daquelas musas que te atormentam.

    ResponderEliminar
  18. Ó Abílio, isso de rabiar não são as bichas?!...

    Calma, calma...
    "As bichas de rabiar eram pequenos foguetes em que até as crianças pegavam! Largavam um lindo fogo de artificio e era mágico ir a correr e olhando para trás, ver sair da nossa mão aquela linda estrada de luz, faiscando, e das cores do arco íris!"

    ResponderEliminar
  19. Caro amigo Rui Felício essa das reportagens está bem apanhada. Ao longo da minha vida fui mudando de hábitos. Já preferi trabalhar de noite, já preferi trabalhar de manhã, já preferi trabalhar muito e já preferi trabalhar pouco. Neste momento trabalho essencialmente de noite a fazer slideshow das reportagens diárias. À noite o trabalho rende-me mais. O silêncio, o não tocar do telemóvel, o não receber mails ou “chats” chatos…ou receber mails, que nem me atrevo a abrir! Spam será o seu destino…mas alguns insistem e lixo com eles (mails incluídos)!!! O ligar a tv fora de horas, para não ouvir babuseiras e desgraças…nem uns vendilhões da(s) Pátria(s). Mas nem só da fotografia vive o homem! E concluo que afinal não é só o Viana que faz da noite dia! Mais noctívagos…atentos andam por aqui!
    E.. afalta de inspirição, neste momento para a escrita...é bem visível! Enfim...tenho dias!!!

    ResponderEliminar
  20. Boa Rui, desejo continuar encolhendo os ombros na esperança que ele...não sossegue!
    No sábado nos encontraremos em mais um almoço, este de Natal,porque...já é Natal!
    Divertidas e bem conseguidas, as caricaturas.
    Pela parte que me toca, obrigada, amigo!

    ResponderEliminar
  21. Gostei muito dos comentários, que naturalmente agradeço.
    Mas houve um que me deixou preocupado. O do Abílio!

    Levantar de madrugada, diz ele, é sintoma de próstata com deficiência.

    Há próstatas novas à venda? Vou pensar em comprar uma. De corrida, como as bicicletas...

    ResponderEliminar
  22. Ganda noitada,Rui!
    E bem disposta.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. Pois...
    Está na hora do passeio higiénico.
    Higiénico para a minha cadelita e não para mim que me limito a assistir à sua higiene...

    Como sempre, observador certeiro, Rui Felício não erra.

    Grande abraço e até sábado.

    ResponderEliminar
  24. Este artigo está com piada. A essas horas ainda estou acordado.
    Quem é que não tem saudades do bairro quando lá não está?
    Mas também tenho da neve, que cai em toda a volta menos em Montreal.
    Aqui só uns flocos que se derretem. Mas ontem estive no meio dela, pois fui fora.
    O Rui Felício descobre tudo.
    Quanto ao resto é um casaquinho bem quente pois estamos entre os -1 e 1 positivos
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Abílio

    Se tens falado a horas, tinha-te oferecido uma próstata
    que despois de recondicionada ainda dava para uns kms.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Chico, quando souberes onde fazem transplantes de próstatas passa a informação ao Rui Felício que, quando não está deitado está levantado (La Palisse dixit)

    ResponderEliminar
  27. Abílio

    Teria muito gosto mas transplantes não estou dentro do assunto.
    Tive uma disponível, que recondicionada ainda valia a pena mas és tão calado,
    nunca dizes nada e eu nem me apercebi.
    O Rui Felício, se bem que descrevas bem a situação,
    não estou certo que seja da próstata.
    Um abraço

    ResponderEliminar