quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A BALADA DA NEVE ...

Covilhã, cidade - neve ...
São léguas e léguas de tapete branco, nestas estradas de um Interior sem fim. Que estranha euforia esta, a minha, a que me resvala dos sentidos ! O Tempo vestiu-se do seu alvo trajar. É o Seu fardar de gala, neste Outono que dá os seus últimos suspiros. Aqui e ali, o barulho terno do correr dos pequenos ribeiros cristalinos. A neve, vai-se dissolvendo, lentamente, destapando como que por magia, as arestas dos campos e das montanhas. E são de novo as roupagens da Estrela e da Gardunha, que se mostram timidamente. Os verdes, os castanhos e os amarelos, retomam o seu lugar na hierarquia do Tempo. Efémera glória. Porque o General Inverno, está de novo à porta, de botas cardadas. E a Estrela, a maior entre as maiores, de novo se vestirá de noiva. A suprema glória de andar em contra - ciclo com a voracidade do Tempo. De resistir à ditadura do entardecer. Porque se renova, na misteriosa engrenagem dos séculos infinitos. E nós, que todos os Natais repousamos a vista neste milagre da Natureza, alimentamos o nosso espanto, como se da primeira vez se tratasse . Então, no recato do nosso lar, ao crepitar da lareira e à luz coada da chama reconfortante, desfolhamos páginas do intemporal versejar de Augusto Gil, e relembramos a Sua “ Balada da Neve ” … bate leve … levemente …
Q.P

36 comentários:

  1. As saudades que eu tenho da vista da janela da casa onde nasci... e da janela do meu gabinete na Universidade da Beira Interior, quando lá dei aulas...
    Bem hajas, Quito!

    ResponderEliminar
  2. Cai neve na Natureza
    E cai no meu coração...

    Assim termina o famoso e belissimo poema de Augusto Gil que me apetece citar em comentário à escrita do Quito, que desta vez não é prosa, é poesia.

    E cito Augusto Gil porque invejo o Quito.
    Porque ele vê cair a neve que eu adoro e não vejo.

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia que a minha amiga São Rosas era da Covilhã.Permite-me, então, que o texto te seja dedicado. "Bem - Hajas" é um termo muito beirão. Pois bem-hajas também tu, minha cara amiga, pela simpatia do comentário ...

    ResponderEliminar
  4. De facto, meu caro Rui, a neve é um hino á Natureza. Obrigado por também te sentares comigo à lareira ...

    ResponderEliminar
  5. Quito,
    Apesar da minha amizade por ti, tenho que te advertir que não gosto muito dessas aproximações e galanteios à minha adorada São Rosas, covilhanense dos quatro costados!

    É que ela, quando o Rafael está de costas, atira-se ao primeiro que lhe pisque o olho...

    ResponderEliminar
  6. Encantadora "Balada da neve"!!!
    Deliciosa troca de "post-it´s" entre a São Rosas (?)e o Quito...ou vice-versa!!!

    Parabéns Quito!

    José Leitão

    ResponderEliminar
  7. Rui,
    Desilude-te !!! A São Rosas só gosta do Rafaelzito ...

    ResponderEliminar
  8. Quito, na terra onde nasci, passa-se "por Caria acima... por Caria abaixo" (antes que o Rafaelito diga isto, digo eu).
    O Paulo Moura costuma dizer (e com muito orgulho) que é "de trás da Serra" (e serra com S maiúsculo já não precisa de mais nada para a identificar). Aliás, já escreveu uns textitos para a revista «Perspectiva» que se chamavam precisamente «cartas de trás da serra». Por exemplo, este.

    ResponderEliminar
  9. ...e o nosso "Novaiorquino" de Coimbra, também se sentou à lareira. Abraço, Leitão ...

    ResponderEliminar
  10. (e vocês a esquecerem-se que eu sou lésbica... homens!... Não podem ver um rabo de saia... nem que seja em pano escocês... e com uma arara empoleirada...)

    ResponderEliminar
  11. O Quito continua a brindar-nos com as cores, agora frias, deste interior desertificado.
    Um abraço
    Abílio

    ResponderEliminar
  12. Esta São Rosas destroça-me o coração. É como te disse Quito! Agora vem falar de outro a que volta e meia se refere. Um tal Paulo Moura!
    Bem sei que ele é gestor, que é de trás da serra, que é amigo do Vicentezão, que é um gajo porreiro e, fiquei agora a saber, que temabém é escritor.

    À São Rosas, não lhe escapa nenhum! E depois diz que gosta do Rafael porque ele lhe dá rédea solta...

    ResponderEliminar
  13. O Dr. Rafael - o meu ginecologista - dá-me rédea solta?! Era bom, era. Sou mais censurada por ele do que o Jornal do Fundão o foi pelo lápis azul.

    ResponderEliminar
  14. Não acredito, São Rosas!
    Ele não usa lápis azul, usa "lapis lazulis" que logo que toca na tua pele quente se derrete ficando inábil para riscar seja o que for...

    ResponderEliminar
  15. Mais uma bela descrição, desta vez dedicada à Natureza. E que bela paisagem. Bem hajas.

    ResponderEliminar
  16. "A rota de Caria". Vamos lá todos, para a São Rosas, travestido de Paulo Moura, matar saudades. Mas haja decência, que a minha amiga tem muitos pretendentes e não se chegue a vias de facto. É um destroçar de corações, seja em Coimbra...ou nas Termas da Ericeira ...

    ResponderEliminar
  17. Quito, não me peças para me travestir. Dou-me muito bem com o Paulo Moura mas temos um pacto: onde ele vai, não vou eu.
    Agora... Caria não tem nada de gastronomia que justifique um «a rota, pelintra». Nem ali por perto (do que eu conheço, claro).

    ResponderEliminar
  18. Estou completamente baralhado!
    Já não sei o que devo comentar!
    Se o texto do Romancista do Salgueiral, que agora se virou para as Fraldas da Serra da Estrela com elogios à Augusto Gil para a Cidade da Covilhã!
    Não sei bem o que vê através das vidraças...!

    Se os comentários da São Rosas que a propósito de tudo e de nada...até da puresa da neve da Covilhã, não se cansa de anunciar aos quatro ventos que é lésbica!
    Apercebo-me agora a razão pela qual ELA foi substituida por um tal Paulo Moura para estar a ver a neve por detras das vidraças na Universidade Beira Interior !
    Mais tarde ou mais cedo tinha que dar este resultado!
    Mas atenção que tudo isto aconteceu antes que a conhecesse, isto é antes de ser o seu ginecologista!
    Talvez pudesse evitar que o Reitor da Universidade da Beira Interior consumasse a substituição por este "machão" Paulo Moura!
    Ao Rui Felício dizer-lhe que não se preocupe com esse boçal Rafaelito lá detras do Castelo de Penela, quase iletrado, porque a São Rosas é mais dada aos intectuais sedutores, que adoram ver rabos se saias!Se estas são feitas de pano escoçês,não me interessa não são contas do meu rosário!

    ResponderEliminar
  19. Fala da neve...
    Eu, por exemplo, do que mais me lembro era de praticar o ski dos pobres: o sku, com o rabo sentado numa ponta de um pedaço de plástico e com as mãos a levantar as pontas da frente. E foi aí que comecei a saber o que é a sensação de estar toda molhadinha nas partes baixas...

    ResponderEliminar
  20. O Dom Rafael finalmente apareceu. Tinha ido dar um passeio no "Basófias", Mondego abaixo ...
    Diz que anda completamente baralhado ... pudera !!! com uma freguesia destas !!!!

    ResponderEliminar
  21. "...Mas, as crianças,Senhor!
    Porque lhes dais tanta dor,
    Porque padecem assim?"

    Os versos mais tristes do belo poema!
    Recordaste-me os tempos em que lia aos alunos e o fazia a recitar para que soubessem ler com a pontuação correcta e expressiva!

    Se Augusto Gil visse as análises pseudo-intelectuais dos comentadores deste blog...!!!
    Até ele enregelava.

    ResponderEliminar
  22. O Dom Rui Felício, Conde da Ericeira, telefonou-me desesperado. Sente que o coração da São Rosas palpita por mim, e já nos vê em "lua - de- mel" em Caria, de mão dada, a fazer Sku pela Serra abaixo, num saco de plástico do "Pingo -Doce " ...

    ResponderEliminar
  23. Gosto de ver a neve,ao longe!
    Quando muito,ir lá e voltar para casa.
    Quando era catraio,o pior que podia acontecer era a chegada da neve.
    Por vezes,tinha que estar 2 semanas seguidas dentro de casa...
    Fiquei vacinado.
    Além disso,gosto de viver no meio do barulho e da confusão.
    Quando pretendo alguma quietude refugio-me aqui,nesta sala,com uma boa música de fundo e a lareira a crepitar.
    É por isso que,de quando em vez,passam slides de que não gosto pela cabeça de um velho que já não conhece o calendário.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. ...isso !
    Istom agora vai lindo!... até já telefonam nos intervalos dos comentários!!!!!a consertar estratégias!!!!!

    ResponderEliminar
  25. E a quererem desconcertar-me o andar...

    ResponderEliminar
  26. Esta conversa está linda, está! Não sei qual de vós é mais "maluco"!Peço a Deus, que as pessoas que frequentam este blog, sejam todas conhecidas, pois de contrário, ao lerem todos estes comentários, vão ficar elucidadas....
    Eu que vinha aqui, para meter a colherada, vou-me já embora, vou sentar-me no 1ºbalcão, aconchegada, para continuar a seguir este filme, com bolinha branca no canto e apreciar o perfil e arte, destes meus queridos amigos!!!!!
    Amanhã, se ainda houver blog, tento entrar novamente!!!!

    ResponderEliminar
  27. Ora bolinhas... contigo isto ficava tão mais quentinho...
    Bem... mas também lá se ia a neve...

    ResponderEliminar
  28. Isto,da branca de neve,está a ficar quente!
    Para não fecharem o blog,façamos uma "corrente" e cantemos em coro:
    "Branca e verdejante,vai a noiva...".
    Até amanhã.

    ResponderEliminar
  29. Pois ficava, ficava!
    Ah, agora me lembrei que és lésbica, Sãozinha, mas depois daquela explícita declaração de amor do Rui, põe-te a pau, quer dizer, não, a pau não, põe-te como te der mais jeito e tem cuidado, porque ele é muito cioso daquilo que é dele!
    Não sei minha amiga, qual o teu charme, nem o que tens escondido, mas a verdade é que tanto o Quito, homem casado de bons principios como o Rui e tantos outros ao conhecerem-te, ficam de "quatro" por ti!
    Até o teu Ginecologista, que tão bem te conhece...por dentro e por fora, tem um began bem visível pela tua pessoa! Estou a sentir-me ultrapassada, minha amiga...certamente terás que me dar umas dicas!
    Fico a aguardar ansiosamente e pacientemente, que tal aconteça.
    Bons sonhos! Dorme bem.

    ResponderEliminar
  30. Já por várias vezes prometi mudar o meu fuso horário porque chego quase sempre "tarde" para transmitir ao Quito o meu apreço pelas suas comunicações - porque esse é o seu maior mérito, uma fantástica capacidade de comunicação - e vejo-me ultrapassado pela voracidade do tempo...
    Porque sei que o Quito me compreende e desculpa, aqui vai:

    Uma "balada de neve" tão bonita, carregada do bucólico romantismo do nosso Romancista favorito, eis que se transforma, em meia dúzia de horas, pela mão de comentaristas descontrolados, num verdadeiro dislate...
    Comentaristas que, salvaguardada uma ou outra honrosa excepção, se aproveitam do "caldo cozinhado" pelo Quito para se envolverem em namoros, amores e devaneios, impróprios para as suas avançadas idades e estatuto social.
    E, quiçá o mais grave, num mesmo espaço de meia dúzia de horas, logo negam e renegam as paixões eternas há minutos atrás assumidas...
    Meus amigos, assim eu não me entendo!
    Homens e lésbicas, entendam-se!
    Fico na expectativa.

    ResponderEliminar
  31. São Rosas,cuida-te com esses malandros... faço
    um "basqueiro" à tua porta se me "enganas" com algum deles...agora que te amo a valer!!!...
    Brinca,brinca ao sku na neve e pronto,mais nada...
    A Teresa tem razão...e da Teresa não tenho ciumes...é mulher como nós...seremos uma tríade
    perfeita a rolar na neve!

    ResponderEliminar
  32. Linda Olinda,
    Obrigado por me dares razão!
    É um autêntico desperdício, essa tríade!

    ResponderEliminar
  33. Teresa, os homens adoram utopias.
    Olinda, quem vai fazer um "basqueiro" à tua porta serei eu... lá para Janeiro... e vai ser com o meu ginecologista.
    Quito, perdoa-me o abuso do tempo de antena (não é essa, seu malandreco!)
    ihihihihih

    ResponderEliminar
  34. Lembro-me de abrir a janela e admirá-la branca de cima abaixo ... tão branca que os olhos ao início nem percebiam bem o que estava diante deles ...

    ResponderEliminar