quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

NOTÍCIAS DE COLMAR


Faleceu hoje em St.Petersburgo, depois de ainda ter dado ontem à noite um concerto nessa bela cidade, a alma masculina dos BONEY M: Bobby Farrell. Tinha apenas 61 anos de idade e juntamente com Maizie Williams, Marcia Barret e Liz Mitchell, formava o famoso grupo BONEY M, responsàveis por alguns dos melhores hits do planeta Disco-Sound.

Na altura, em pleno boom Disco e tambem ainda hoje, poucas pessoas desconheciam que este grupo era oriundo da Alemanha, mais exactamente, de SAARBRUCKEN. Idealizado por um produtôr alemao, Frank Farian, hoje milionàrio, graças aos vàrios milhoes de discos vendidos.

Evidentemente que o desaparecimento de Bobby Farrell (e quem sabe, dos BONEY M) me toca profundamente. Nao so pelas boas recordaçoes de tantas noites passadas, dançando ao ritmo desenfreado das suas cançoes mas igualmente por ter vivido uma noite extraordinària com eles, quando da sua passagem aqui por Colmar, em Janeiro de 1979. Uma noite memoràvel de pura loucura!

Em sinal de grande homenagem, publico aqui o artigo e a entrevista que a miuda mais bonita do grupo (Liz Mitchell) me concedera, publicada em Fevereiro de 1979 na revista MUSICA & SOM.

BONEY M

"Colmar ia conhecer a sua primeira noite disco!
Nas duas semanas que antecederam a vinda dos BONEY M, as três salas do cinema mais importante da cidade fizeram oficio de preparaçao, oferecendo simultâneamente os 3 filmes-disco que conquistaram toda a América: Saturday Night Fever - Grease - Thank's God It's Friday. Ficava desse modo recuperada em parte a possivel recusa dum sucesso que, para o publico francês, so começou com " Rivers Of Babylon".
Com efeito, tratava-se da primeira apresentaçao em França deste grupo.
Trinta e cinco milhoes de discos vendidos em dois anos para uma banda com dois anos de existência! Quem diz mais? Quatro negros compoem os BONEY M: Maizie Williams, Marcia Barret, Liz Mitchell e Bobby Farrell. Eles vêm da Jamaica, pais onde actualmente se passa qualquer coisa (reggae) e Bob é natural das Antilhas holandesas. Todos eles têm residência fixa na vizinha Alemanha. Ai encontraram Frank Farian, o verdadeiro responsàvel por este sucesso mundial. E ele que baptiza o grupo. E ele ainda que inventa a sua famosa prestaçao cénica. Tambem responsàvel pelos textos e musica dos grandes sucessos. O verdadeiro patrao!
Toda a Europa se aqueceu no inverno frio de 76 ao som de "Daddy Cool", o primeiro disco de Ouro, apenas apos alguns escassos meses de vendas. Simultâneamente, a América descobre Donna Summer com " Love To Love You", a primeira referência Disco.
Em Fevereiro 77 surge " Sunny" em versao disco. O sucesso é enorme. Nesse mesmo ano, Frank Farian compoe "Ma Baker" e "Belfast", que depressa atingem os Top's Europeus.
Porém, o sucesso é explicàvel. Na sua origem, os BONEY M parecem condenados a uma banda de estudio. O seu inventor decide desde entao pôr em pràtica as capacidades vocais aliadas à dança, pois nao esqueçamos que Liz e Marcia fizeram parte do elenco de "Hair" em Hamburgo.
Com os BLACK BEAUTIFUL CIRCUS, o grupo que serve de suporte musical, o show transforma-se numa verdadeira comédia musical com bastante requinte visual.

Um milhao de vendas! Hoje Colmar vibrou ao ritmo louco dos BONEY live. Na sala, centenas de fas gritavam pelo nome do grupo.Os projectores acendem-se e ouve-se jà a introduçao de " Daddy Cool". A malta em delirio, dança com muita loucura! Liz, Marcia, Bobbie e Maizie atiram-se a uma demonstraçao ritual de dança. As cançoes sucedem-se.
Maizie, com os seus collants vermelhos atinge o ponto fraco dos seus admiradores. As composiçoes lentas interpretadas por Liz fazem-nos lembrar Roberta Flack. Mas a excitaçao maxima vem com o frenesim do ritmo louco, com a tonalidade textual do seu ultimo àlbum, "Night Flight To Venus". O delirio é total! How many? 5 000 para ver e ouvir os Reis do Eurodisco!!

MUSICA & SOM, a vossa revista favorita e primeira em todas as frentes musicais, foi até aos bastidores para ouvir a porta-voz da banda, Liz Mitchell, radiosa da vida ao verificar que até em Portugal é conhecida!!! A representante do "BLACK POWER" prometeu actuar em Portugal. Haverà alguém disposto a arriscar mil contos por 3h de BONEY M?

LIZ MITCHELL, a voz pura de "RIVERS OF BABYLON", mostrou-se encantada em falar para a Musica & Som.
"NIGHT FLIGHT TO VENUS", o ultimo LP na corrida para o "Top vende-se jà na Europa como paezinhos quentes!!! Nao esqueçamos que os Boney M foram os unicos a destronarem dos Tops Europeus, os famosos BEE GEES!!
Palavra pois ao Disco-sound!

José Oliveira- A imprensa aponta-vos como "um grupo pré-fabricado". Ligado exclusivamente ao genial produtôr Franck Farian. Podes resumir em poucas palavras a vossa historia?

Liz Mitchell - Realmente tudo foi elaborado na Alemanha, pais onde nos conhecemos. O Bobby tinha trabalhado como disc-jockey e conhecia grandes personalidades do showbusiness alemao. Frank Farian andava procurando musicos de côr para a gravaçao dum single, de que ele era o autor. Foi através de Bobby que soubémos das intençoes de Franck e decidimos entao tentar essa experiência, pois até ai ninguém gravara. Começàmos com "Daddy Cool" e ficàmos estupefactos com tal tremendo sucesso! A partir dai, começàmos a ser exigidos e Franck elaborou a apresentaçao visual.

JO- Isso quer significar que, inicialmente,a ideia-base era unicamente mais uma experiência audio de Franck, nao?

LM- Sim, porque quando começàmos as gravaçoes ele jà era produtôr de vàrios grupos. Connosco, estava em jogo uma tentativa sonora, aquilo a que a Imprensa apelidou de " Som de Munique". Com a gravaçao do single "Ma Baker" surgiu a decisao de organizarmos um show visual e começàmos a trabalhar nesse intuito. Devo dizer que a tarefa nao apresentava grandes dificuldades, dadas as nossas profissoes anteriores. O impacto da nossa primeira apresentaçao na TV alema abriu-nos as portas do mundo inteiro.

JO- Na tua opiniao haverà uma razao fundamental no vosso sucesso?

LM- Deus! Acreditamos em Deus! Trabalhamos imenso, hà uma boa compreensao com os musicos e produtôres. Fundamentalmente hà também muita disciplina mas sinceramente o nosso exito tem por vezes o aspecto de milagre! E é ai, que os nossos pensamentos atingem a criatura divina!

JO- A moda do "disco-sound" invadiu completamente a Europa! Pensas que vai ficar por algum tempo?

LM- Em entrevistas insisto sempre em afirmar que BONEY M nao é um grupo disco...nota jà ouviste a Gloria Gaynor? A Donna Summer? Ai haverà razao para se falar nesse ritmo quase constante ou uniforme do disco sound. Com a nossa musica passa-se para um genero bem diferente. Francamente, nao me venham dizer que "Rivers Of Babylon" é o puro som do disco-sound! Se o publico chama "disco-sound" à musica de boite, musica com bastante ritmo, entao sim poderemos ficar incluidos. Mas o nosso estilo é bem diferente do da Donna summer ou Gloria Gaynor. Com o exito verificado com os três filmes-disco existentes no mercado, tudo leva a crer que o sucesso actual nao seja unicamente passageiro.

JO- Hà algumas novidades em matéria de digressoes? Projectos?

LM- Acabamos de regressar da Uniao Soviética onde o acolhimento foi estupendo. Em Fevereiro iniciamos uma digressao europeia, que terà o seu começo na Alemanha. estamos também preparando um filme musical muito interessante que serà comercializado antes do verao.

JO- o vosso ultimo sucesso "RASPUTINE" mereceu fortes criticas da imprensa alema, devido ao texto. Olhando para tràz, quer-me parecer que vocês utilizam a actualidade politica como temas. ("Belfast" - "Rivers Of Babylon" - Rasputine). Como reagiram os Russos, por exemplo, a uma cançao como Rasputine?

LM-Ao entrarmos na Russia foram-nos logo exigidas duas coisas: excluirmos "Rasputine" do nosso reportorio e a interdiçao de poses sexy, sob pena de interrupçao do espectàculo!!! Mas o nosso maior espanto foi vermo-nos anunciados nos jornais como "um grupo vocal-instrumental dos mares das Caraibas"!!! Nenhuma referência ao alemao Farian, o criador! Eféctuàmos 10 shows, todos eles com lotaçao esgotada! Alguns bilhetes vendiam-se a 100 libras no mercado negro! Musicalmente, o povo continua oprimido pela restriçao existente no pais à musica ocidental e as suas reacçoes lembram a Beatlemania!
Quanto aos temas com predominância politica, têm sido um acaso, mas no fim, sao um apêlo à consciência humana!

JO- Aterminar, pensas que o vosso filme possa suplantar os três jà existentes em disco-sound?

LM- Nao posso falar muito acerca dele. Farian assim o exige. Creio que serà uma boa surpresa, vais vêr!
Agora, desculpa-me mas tenho que ir para o aeroporto, pois amanha actuamos em Genebra e precisamos todos dum merecido repouso, nao achas?
Antes, nao esqueças de publicar na revista que Portugal està nos nossos planos e aqui deixo um grande beijo para os BONNY MANIACOS.

5 comentários:

  1. Por agora só quero desejar-te

    UM BOM FIM D´ANO!

    ResponderEliminar
  2. Os conhecimentos que o BobbyZé tem sobre o mundo da música, são extraordinários. Vi a sua biblioteca e discoteca, bem como os álbuns das fotos e dedicatórias que lhe foram feitas pelos mais conceituados músicos do mundo e fiquei encantado!
    As suas entrevistas, demonstram conhecimentos que, por vezes, os entrevistados ficam admirados!
    Parabéns BobbyZé!

    ResponderEliminar
  3. Assinei a revista «Música & Som» desde o nº 2 (com um talão de assinatura recortado do nº 1).
    Ainda hoje tenho a maioria dos números, guardados na minha biblioteca.
    Sempre a achei excelente. E desde há pouco tempo tenho o privilégio de saber porquê.
    E aproveito a oportunidade para agradecer: bem hajas, Bobbyzé!

    ResponderEliminar
  4. Oh, conhecedor e amante da musica,Bom Ano!

    ResponderEliminar
  5. Tiro-te o chapéu BobbyZé. Tens profundos conhecimentos de música, e leio sempre com agrado os teus documentos. Sim, porque o que escreves sobre todos os artistas, falecidos ou não, que marcam o panorama artistico mundial, não são textos, são documentos.
    Aproveito para te desejar a ti, e à amiga Beth, um Bom Ano Novo.
    Ando completamente irritado, com esse horse de corrida que tem o meu nome. Qualquer dia, perco a cabeça, meto-me num avião e vou aí a Colmar ter uma conversa com esse cavalo, que não corre nada. Peço-te "desculpa" pelo dinheiro que perdeste por causa dele ...
    Abraço para ti e Beth

    ResponderEliminar